EventosHQs e Livros

CCXP | Festival anuncia mais 5 quadrinistas; confira todos os anunciados até então

Contagem regressiva para a CCXP 2023, o maior evento de cultura geek da América Latina! Com isso, faltando um pouco mais de um mês, o festival já está em fase final de produção e organização para acomodar os milhares de nerds mundo afora que compraram suas credenciais. Nesta segunda-feira (23), o Omelete Company anunciou mais cinco quadrinistas que estarão na Artist’s Valley, uma das regiões mais simbólicas e importantes da CCXP focada na exposição e valorização dos artistas quarinísticos.

Thina Curtis, Gidalti Jr, Eduardo Vetillo, Daniel Esteves e Lelis reforçam a lista de talentos brasileiros presentes na CCXP 2023, compondo um time de mais de 40 nomes confirmados. Nesta edição, o Artist’s Valley é patrocinado pela BIS, novidade do festival e a primeira marca a consolidar a parceria com o evento, prometendo um espaço repleto de ativações e experiências inéditas.

BannerCCXP artistas DESKTOP 1710x580PX
Da esquerda para a direita: Lelis, Gidalti Moura Jr., Eduardo Vetillo, Thina Curtis e Daniel Esteves. (Foto: Reprodução/CCXP)

Todos os artistas, com exceção da Thina Curtis, estão com presença garantida no Artists’ Valley by Bis durante os 4 dias do evento. A ilustradora participa na quinta (30/11), sábado (2/12) e domingo (3/12).

O Artists’ Valley é o coração pujante, diverso e criativo da CCXP. A cada ano, trazemos os mais diversos talentos do Brasil e do mundo para apresentarem suas novas histórias em quadrinhos para um público ávido para conhecer essas novidades e para encontrarem seus artistas favoritos.

Além disso, o Artists’ Valley é uma plataforma importante para mostrar uma produção rica que integra a economia criativa do país, com propriedades intelectuais que nascem nos quadrinhos e que migram dali para outras mídias e para outros setores econômicos. Iniciar os anúncios sobre a CCXP23, que será a 10º edição do evento, com a novidade que teremos a BIS como patrocinadora do Artists’ Valley significa reforçar a importância dessa área para a CCXP, para o público e para as marcas

A CCXP e, mais especificamente, o Artists’ Valley, representa uma plataforma importante na divulgação e comercialização de quadrinhos no Brasil, aproximando criadores e fãs. A adição desses cinco autores na lista de quadrinistas convidados desta edição reforça nosso compromisso com a cena de quadrinhos autorais do país, que cresce em quantidade e em qualidade, conquistando prêmios no Brasil e no exterior

Ivan Costa, sócio-fundador do evento e curador da programação de Histórias em Quadrinhos da CCXP23, em um comunicado
CCXP22ArtistsAlley
Artist’s Valley da CCXP 2021. (Foto: Reprodução/ Ariel Martini)

Conhecendo os artistas

LELIS é um quadrinista mineiro que iniciou sua carreira nos jornais locais em 1987. Com uma passagem de seis anos na Folha de São Paulo, o artista também colaborou com mais de 100 livros ilustrados e sete obras autorais, incluindo “Cidades do Ouro”, “Hortência das Tranças” e “Fronteiras”, deixando um pouco de sua marca no mercado editorial. Sua influência se estende além do Brasil, colaborando com obras publicadas em vários países. Lelis chega ao Artists’ Valley by Bis através de uma parceria com a Skript Editora, marca que terá um espaço dedicado dentro do Magic Market da CCXP23 com títulos de vários autores – incluindo Lelis.

O quadrinista Gidalti Jr é famoso por ter conquistado o prestigioso Prêmio Jabuti na categoria de História em Quadrinhos em 2017 com sua obra “Castanha do Pará”; e com seu trabalho “Brega Story” recebeu os prêmios HQMIX de Melhor Álbum Nacional e o próprio CCXP Awards 2022 – prêmio interno do evento – de Melhor Álbum. Com um contexto focado na Amazônia e na região Norte do Brasil, suas obras abordam temáticas envolventes e fundamentais para a compreensão dessa região.

Já o quadrinista Eduardo Vetillo, com passagem por editoras como Bloch, Globo, Vecchi, Abril e FTD, atualmente se dedica a adaptar obras literárias nacionais e estrangeiras para quadrinhos. Ele colaborou em títulos como “O Guarani”, “A Saga de Canudos” e “Liberdade ainda que tarde”. Vetillo também é responsável pelas ilustrações em aquarela na coleção de clássicos de Monteiro Lobato e ilustrou o livro infantil “Pequeno Príncipe” para a editora Pé da Letra.

Thina Curtis é uma talentosa fanzineira, criadora de histórias baseadas em contos pensados por fãs. Ela é conhecida por organizar os eventos “Fanzinada e Café Ilustrado & Convidados”, além de ser Membro de Honra, na ANZINE (Associação Nacional de Pesquisas em Fanzines).

Por último, Daniel Esteves é um roteirista e editor conhecido por suas diversas HQs autorais, incluindo “Último Assalto” e “Sobre o tempo em que estive morta”. Ele também edita adaptações de clássicos da literatura para quadrinhos na editora Ciranda Cultural. Reconhecido com o HQMIX de Melhor Roteirista Nacional em 2020 e Ângelo Agostini como Melhor Roteirista.

quadrinistas se reunem no artists alley na ccxp 2017
Artist’s Valley da edição de 2017, sendo uma enorme tradição do festival e de suma importância para a produção nacional e internacional (Foto: Reprodução/ Mariana Pekin/UOL)

Outros artistas confirmados na CCXP 2023 Artist’s Valley by BIS

Os primeiros quadrinistas a serem oficializados para a CCXP 2023 foram Laerte, Gabriela Borges, Luiza Lemos, Octavio Cariello, Mateus Manhanini, Carol Ito, Mário César e Rafael Bastos, Mário e Rafael. Os 10 artistas foram anunciados juntos em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, em meio a um importante dado apurado pelo Omelete: o Artists’ Valley By BIS terá, em 2023, 42% de artistas que se identificam como LGBTQIAP+, um aumento de quase 6% se comparado com a edição de 2022.

Gabriela é fundadora do Mina de HQ, uma mídia multiplataforma independente que divulga histórias em quadrinhos feitas por artistas mulheres, pessoas trans e não-bináries. Ela ainda foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2022, e premiada por dois dos principais troféus de quadrinhos do Brasil – HQ MIX e Angelo Agostini. Já Luiza Lemos é autora da HQ ‘Transistorizada’ (2018) e produziu histórias, como ilustradora e roteirista, para o jornal Brasil de Fato (2018), participou da coletânea ‘Rancho do Corvo Dourado’ (2019) – HQ que narra uma versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo em um futuro pós apocalíptico – e colaborou também das coletâneas ‘Sob a Luz do Arco-íris’ (2020) e ‘Quadrinhos Queer’ (2020).

Octavio Cariello é pernambucano e trabalha como ilustrador e quadrinista. Criador de vários personagens e seus grupos, é conhecido por trabalhos publicados na coletâneas ‘Quebra-Queixo Technorama’ (Devir, 2003/2005/2010), ‘Fim do Mundo em Quadrinhos’ (Devir, 2012), ‘O Grande, Gostoso, Quente e Úmido Livro do Sexo’ (Faria e Silva, 2020) e no álbum ‘Portais’ (Pietro Antognioni; Terracota, 2014/Polvo, 2017). Mateus Manhanini é um ilustrador brasileiro especializado em quadrinhos, jogos de cartas, capas de livros, pôsteres, design de personagens e ilustrações digitais, conhecido por seu trabalho contínuo de capa para clientes como a Marvel, Disney, DC, BOOM! Studios e Wizards Of The Coast.

Carol Ito é também quadrinista e trabalha com jornalismo em quadrinhos. Com publicações em grandes veículos como Revista Piauí, Agência Pública e Revista Trip, Carol, é vencedora do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2022, na categoria “Arte”, e destaque na lista Forbes Under 30, da revista Forbes Brasil, na categoria “Literatura e artes plásticas”.

?url=https%3A%2F%2Fccxp23 production files.s3.amazonaws.com%2FGABRIELA BORGES PROFILE bb53090073
Gabriela Borges, criadora do Mina de HQ. (Foto: Reprodução/ CCXP)

Por último, Mário César e Rafael Bastos são os criadores da POC CON, feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQIAPN+ que acontece na cidade de São Paulo. Os quadrinistas também estarão no vale da CCXP23. Enquanto Mário foi um dos primeiros autores abertamente gays a abordar questões de diversidade sexual nos quadrinhos brasileiros com a HQ ‘Ciranda da Solidão’ e ‘Bendita Cura’, Rafael é designer e ilustrador e criou recentemente o quadrinho “Você Viu Vitor?”, composto por criações homoeróticas a partir de abordagens com bastante humor sobre situações cotidianas.

Posteriormente, algumas semanas depois, mais cinco quadrinistas foram convocados ao Artist’s Valley by BIS na CCXP 2023: Rafael Albuquerque – premiado Eisner, Harvey e Inkpot Award, e que há mais de uma década trabalha com gigantes editoras norte-americanas, incluindo projetos aclamados como All Star Batman e Batgirl, e sócio fundador do Stout Club, uma parceria que resultou em obras como Funny Creek e Hidden Society -; Eduardo Pansica – trabalha na DC Comics desde 2009, contribuindo para títulos icônicos como Wonder Woman, Nightwing e Suicide Squad -; Greg Tocchini – com portfólio de títulos publicados por editoras renomadas como Marvel e DC Comics, incluindo Wolverine, Thor: Son of Asgard, Batman and Robin e LOW.

Completando a lista dos cinco: José Luís – carreira de 14 anos de quadrinista voltada para o mercado internacional, com trabalhos publicados na DC Comics e Marvel Comics, em títulos como Justice League of America, Teen Titans e Conan Vingador -; Lorenzo de Felici – artista italiano autor de Oblivion Song: Canção do Silêncio e Void Rivals, ambas co-criadas com o renomado Robert Kirkman -; e Ariel Olivetti – argentino, o ilustrador trabalhou em títulos como X-Men, Demolidor e Batman, desde acrílico até óleo.

rDeVXiV96cgOkL G
Mário César (esquerda) e Rafael Bastos (direita) na POC CON, evento quadrinístico voltado a editores e atuantes abertamente LGBTQIAPN+. (Foto: Reprodução)

O panteão de artistas gráficos da CCXP 2023 inclui ainda os gigantes Julian Totino Tedesco, Luciano Vecchio, Box Brown e Rafael Grampá.

Julian é um ilustrador contemporâneo que já teve passagens pela Marvel, Dark Horse e DC Comics, retorna à CCXP pelo segundo ano consecutivo e estará presente em todos os dias do festival. Sua capacidade de traduzir narrativas em imagens e sua habilidade em criar ilustrações marcantes o tornam uma figura bastante requisitada no mercado dos quadrinhos e da ilustração, tendo assinado capas das histórias dos X Men (2018), Gavião Arqueiro (2019), Homem Formiga (2018), Homem de Ferro (2019), Demolidor (2021), Arqueiro Verde (2012), Batgirl (2016) e Raven (2018).

Estamos muito satisfeitos com a participação de Julian Totino Tedesco na CCXP23. Um dos grandes nomes dos quadrinhos contemporâneos, sua presença durante todos os dias do evento certamente enriquecerá a experiência dos fãs. Além disso, é fundamental destacar que essa presença só se tornou possível graças aos nossos parceiros da Comics and Signatures, que têm investido no mercado, tornando não apenas as obras, mas também os talentosos artistas, cada vez mais acessíveis para os fãs

Ivan Costa, Co-fundador da CCXP e curador de histórias em quadrinhos do festival, em um comunicado
4324480 tumblr nanf2ddelk1s2lswpo1 1280
Capa de Original Sin, de Julian Tedesco. (Foto: Reprodução)

Também argentino, Luciano Vecchio igualmente coleciona passagens na Marvel e DC Comics e participará de todos os dias da CCXP 2023 no Artist’s Valley by BIS. Seus trabalhos englobam como artista de capas e ilustrações do interior de quadrinhos para a Marvel. Seus principais trabalhos foram as HQs dos ‘X-Men’, ‘Homem-Aranha’ e ‘Ironheart’. Luciano é conhecido por sempre defender em suas obras a diversidade de seus personagens, como no caso em que foi um dos criadores do personagem Somnus, um mutante gay, para a hq “Marvel Voices: Pride”.

A parceria entre a CCXP e a Baú das HQs é proveitosa em todos os aspectos. Trazer Luciano Vecchio pela primeira vez à CCXP reforça a preocupação do evento com a diversidade e mostra nossa conexão com os novos nomes que tem surgido nos quadrinhos

Ivan Costa, Co-fundador da CCXP e curador de histórias em quadrinhos do festival, em um comunicado
8260f26e433ea278e5147e2aa4c32fc826d2fdb6
Arte de X-Men de Vecchio (Foto: Reprodução)

Box Brown é um famoso quadrinista norte-americano que estará todos os dias no Artists’ Valley by BIS na CCXP 2023 e conhecido por uma nova vertente apelidada pelo próprio artista de “documentário em quadrinhos”. Listado entre os mais vendidos do The New York Times, Box Brown é reconhecido por obras de não-ficção em quadrinhos como ‘André, o Gigante’ (2014), ‘Tetris’ (2016), ‘Cannabis’ (2019) e ‘Efeito He-man’ (2023), este último representando uma análise abrangente sobre a influência e os efeitos que o mercado de brinquedos teve na formação de gerações a partir da década de 1980. Além disso, Brown é vencedor do prestigioso Prêmio Eisner, o prêmio mais cobiçado na indústria de histórias em quadrinhos.

Estamos entusiasmados em receber Box Brown na CCXP23. Ele é um dos principais autores de obras de não-ficção em quadrinhos da atualidade e queremos que o público brasieliro tenha mais contato com esse gênero das hqs. A atualidade dos temas que ele aborda em suas obras tornam sua presença na CCXP ainda mais oportuna

Ivan Costa, Co-fundador da CCXP e curador de histórias em quadrinhos do festival, em um comunicado
Feb2023 CultureIssue BoxBrown RaymondHolmanJrPhoto00005
Foto de Box Brown. (Foto: Reprodução/ Leaf Magazines)

Sendo o último quadrinista até então confirmado no espaço Artist’s Valley by BIS da CCXP 2023, Rafael Grampá, vencedor do prestigiado Eisner Awards sobre o seu mais novo projeto ‘Batman – Gárgula de Gotham’, já é conhecido pelo público da CCXP: é a terceira vez que Grampá sobe ao palco Thunder para falar sobre seu trabalho. Ano passado, ao lado do ator Keanu Reeves, o quadrinista e o ator levantaram o público falando sobre seus projetos em conjunto, entre eles ‘BRZRKR’, história em quadrinhos que conta as aventuras de um guerreiro imortal. O quadrinista virá à CCXP somente no dia 3 de dezembro.

A série ‘Batman – Gárgula de Gotham’ marca o retorno de Grampá ao mundo sombrio de Batman e Gotham City, em uma nova abordagem intensa e aterrorizante. Esta série faz parte da linha ‘DC Black Label’, criada com o objetivo de contar histórias originais, fora dos eixos canônicos já conhecidos como regulares da editora. A estreia mundial da série acontece simultaneamente nos Estados Unidos, Brasil, Espanha, Itália e Alemanha, justamente no ‘Dia do Batman’, celebrado neste sábado, 16 de setembro. Além deste projeto inovador, o autor é conhecido por seu trabalho em obras como ‘Mesmo Delivery’, ‘Batman: Preto & Branco‘, ‘BRZRKR’, ‘O Cavaleiro das Trevas Retorna: A Criança Dourada’ – com roteiro de Frank Miller.

Rafael Grampá tem ganhado projeção crescente no mercado nacional e internacional, emprestando seu talento e estilo únicos para projetos que vão de capas e histórias em quadrinhos de grande repercussão a campanhas publicitárias para grandes marcas globais. Ele foi um dos autores do pôster oficial da primeira CCXP, em 2014, e estamos muito felizes em celebrar esse grande momento do artista nesta 10ª edição do evento

Ivan Costa, Co-fundador da CCXP e curador de histórias em quadrinhos do festival, em um comunicado
batman por rafael grampa o homem morcego tambem e nosso 2
Capa de Batman: Gárgula de Gotham (Foto: Reprodução/ DC Comics)

Mais sobre a CCXP

No Brasil, o festival é considerado o maior evento de cultura pop do mundo e encerrou a edição de 2022 no SP Expo, em São Paulo, com um público total de 280.474 pessoas, quebrando seu próprio recorde de 2019, penúltima edição presencial do festival. Além do recorde de público, o evento também recebeu 104 marcas no total, mostrando seu potencial de crescimento e engajamento para as grandes companhias.

CCXP 2023 acontecerá entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023 na São Paulo Expo, começando às 11h e terminando às 21h. O evento, idealizado e produzido pela Omelete Company, já recebeu mais de 1.5 milhão de pessoas ao longo de todas as edições em São Paulo, Recife e Alemanha. No dia 29, terá o tradicional Spoiler Night, das 18h às 21h.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %