EventosGames

E3 é oficialmente extinta após fracassos pós-pandemia

A Entertainment Software Association (ESA) anunciou oficialmente em uma publicação no X (antigo Twitter) o fim definitivo da Electronic Entertainment Expo (E3), 28 anos após a realização do primeiro evento. O comunicado sobre o assunto foi simples. A ESA apenas mencionou que “cada edição foi maior que a anterior“, e que era “hora de dizer adeus“, agradecendo pelas “memórias“. Confira abaixo:

Uma declaração mais detalhada aconteceu no jornal Washington Post, com a ESA afirmando que a E3 serviu como “vitrine central para a indústria de videogames“:

“Após mais de duas décadas servindo como vitrine central para a indústria de videogames, a ESA decidiu encerrar a E3. Sabemos que toda a indústria, jogadores e criadores têm muita paixão pela E3. Compartilhamos essa paixão e também sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão querido, mas é a coisa certa a fazer, dadas as novas oportunidades que a nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros.”

Disse Stanley Pierre-Louis, presidente e CEO da associação comercial sem fins lucrativos que representa os interesses da indústria de jogos nos Estados Unidos.

Essas novas oportunidades incluem eventos online que transmitem informações diretamente ao público, sem os custos associados à participação em uma feira comercial, incluindo taxas de estande, despesas de viagem e prazos rígidos para apresentações. A Nintendo abriu caminho ao criar o formato “Nintendo Direct”, uma videoconferência anunciando novos jogos e produtos.

Imagem: The E3 Once Gamings Biggest Expo is Officially Dead - (Reprodução: Washington Post).
Imagem: “The E3 Once Gamings Biggest Expo is Officially Dead” – (Reprodução: Washington Post).

Antigamente, os videogames eram exibidos na Consumer Electronics Show em Las Vegas, mas a feira foi deixada de lado. A ESA, então, criou a E3 em 1995 como um evento para varejistas se encontrarem com editores e criadores de jogos. Com os anos, a E3 se tornou um grande evento para o mundo dos games, concentrando uma série de anúncios, oportunidades de entrevistas com desenvolvedores e testes de jogos que ainda seriam lançados.

Porém, o evento sofreu uma série de baques, uma certa mistura caótica de novos concorrentes, retiradas de parceiros, mudanças nos hábitos do público e principalmente, interrupções no período pandêmico, e assim sua relevância acabou caindo, deixando a E3 em situação delicada com as edições físicas de 2020, 2021 e 2022 sendo canceladas. Em 2023 (ano em que outro evento foi cancelado), a ESA revelou que a indústria dos games não tinha mais interesse no evento. Seu encerramento completo, portanto, parecia inevitável e realmente aconteceu.

SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %