Eventos

CCXP Mexicana | Omelete anuncia 1ª edição para 2024

A Omelete Company, empresa responsável pela organização da CCXP, um dos maiores festivais de cultura pop do mundo, anunciou nesta terça-feira (10) a sua expansão internacional com a CCXP MX, a Comic-Con Experience baseada no México. A primeira edição já está marcada para acontecer entre os dias 3 e 5 de maio de 2024, no Centro Citibanamex, localizado no Hipódromo de Las Américas, na Cidade do México, e conta com artistas confirmados para o evento.

O evento é fruto de uma parceria com a OCESA, empresa mexicana especializada na promoção de shows, espetáculos e concertos musicais, pertencente ao grupo operacional da ‘Ticketmaster Mexico’ e da ‘Live Nation’. Informações relacionadas a vendas e programação serão divulgadas ao longo dos próximos meses no site e nas redes sociais da CCXP MX.

Capa das materias

Com um espaço de 35 mil metros quadrados e expectativa de receber mais de 90 mil pessoas, a CCXP MX nasce em um projeto ambicioso que une paixão pelos diversos pilares da cultura pop com o conhecimento e solidez de uma marca que é referência no nicho.

Áreas clássicas e já conhecidas do público brasileiro estão confirmadas para a nova edição em território internacional. Os fãs mexicanos vão conhecer os diferentes significados de épico com o Thunder Stage (Palco Thunder), Cosplay Universe (Universo Cosplay), Artists’ Valley, Creators Stage (Palco Creators), Game Arena e Omelete Stage (Palco Omelete). O evento também conta já tradicional com a Spoiler Night, que será realizada no dia 2 de maio com abertura exclusiva para imprensa, convidados e parceiros conferirem em primeira mão todos os detalhes.

Em coletiva realizada na noite de 10 de outubro no Hipódromo de Las Américas, além da apresentação da CCXP Mexicana e dos espaços proprietários, a organização oficializou dois patrocinadores: Citibanamex, o banco nacional do México, adquiriu a cota ‘Apresenta’; enquanto a marca de cerveja ‘Dos Equis’, do grupo Heineken, foi apresentada como patrocinadora do Omelete Stage.

Vale lembrar, no entanto, que a CCXP MX não é a única experiência fora do território brasileiro. Existiu a CCXP Cologne, na cidade de Colônia, na Alemanha. O evento reuniu mais de 40 mil fãs entre os dias 27 e 29 de julho de 2019, reunindo nomes como Brian Azzarello, Ben Barnes, Nikolaj Coster-Waldau, Mike Deodato, David Finch, Meredith Finch, Zachary Levi e David Lloyd.

Outra edição que merece uma ressalva é a CCXP Worlds, realizada durante os anos da pandemia de COVID-19, na impossibilidade de realizar o evento de forma presencial. Em ambiente digital, reuniu fãs de todo o mundo para experiências imersivas e conteúdos inéditos. Sob o selo, a marca alcançou em dois anos uma audiência de mais de 7.5 milhões de usuários, distribuídos em 139 países.

Começar uma nova empreitada em outro país não é algo simples. Ficamos lisonjeados e entusiasmados com a confiança dada por duas marcas de tamanha relevância e prestígio para nossa primeira edição em solo mexicano. Isso é reflexo do trabalho sério e de altíssima qualidade realizado no Brasil nos últimos 10 anos de CCXP em conjunto com o time brilhante e de alto nível da OCEASA.

Fábio Reis, Chief Partnership Officer (CPO) da Omelete Company, em um comunicado para imprensa.
Mapa da CCXP XM de 2024. (Foto: Reprodução/ Omelete)
Mapa da CCXP XM de 2024. (Foto: Reprodução/ Omelete)

Confirmados na CCXP XM 2024

Uma das maiores e mais amadas áreas na CCXP no Brasil é o Artists’ Valley. Com mais de 500 quadrinistas, o espaço é tido como o coração do evento e não é exagero dizer que praticamente tudo que conhecemos de cultura pop teve início nos quadrinhos. Para a primeira edição em solo mexicano, a organização da CCXP MX está plenajando um espaço com mais de 100 mesas, com capacidade para receber mais de 220 artistas. Informações sobre inscrições serão divulgadas futuramente no site do evento, diz os porta-vozes da Omelete Company.

Na apresentação também foram confirmados cinco grandes quadrinistas: Enid Balám – quadrinista mexicano da Marvel Comics que trabalhou em ‘Novos Mutantes’, ‘Spider-Gwen’ e ‘Hawkeye: Kate Bishop’ -; Humberto Ramos – quadrinista, desenhista e designer gráfico conhecido por sua contribuição para diversas editoras como DC Comics, Marvel e Milestone Media -; Jorge Molina – artista mexicano com inúmeros trabalhos para Marvel Comics e DC Comics, como em capas de edições ‘Capitã Marvel’, ‘Ultraman’ e ‘Aves de Rapina’ -; e os brasileiros Ivan Reis – um dos maiores quadrinistas da indústria, sendo um dos restritos artistas exclusivos da DC Comics há quase 20 anos – e Rafael Grampá – quadrinista vencedor do prêmio Eisner e criador ‘Batman: Gárgula de Gotham’ e ‘BRZRKR’, projeto realizado em conjunto com o ator Keanu Reeves.

Os quadrinhos são o coração da CCXP e isso não poderia ser diferente na CCXP MX. Seguindo nossa tradição, abrimos os anúncios de convidados com quadrinistas, entre eles grandes nomes das hqs como os mexicanos Humberto Ramos – uma lenda local, que os fãs locais finalmente poderão encontrar após muito anos de ausência em eventos no México -, Jorge Molina e Enid Balám, além dos brasileiros Ivan Reis e Rafael Grampá. Os quadrinhos chegam com força na CCXP MX e muitos anúncios incríveis virão por aí

Ivan Costa, sócio-fundador da CCXP e curador da programação de quadrinhos dos eventos da marca, em um comunicado para imprensa

Sobre a CCXP

No Brasil, o festival é considerado o maior evento de cultura pop do mundo e encerrou a edição de 2022 no SP Expo, em São Paulo, com um público total de 280.474 pessoas, quebrando seu próprio recorde de 2019, penúltima edição presencial do festival. Além do recorde de público, o evento também recebeu 104 marcas no total, mostrando seu potencial de crescimento e engajamento para as grandes companhias.

Durante a CCXP22, foi realizado um estudo em parceria com o Observatório de Turismo da Prefeitura de São Paulo, que teve como objetivo de calcular a movimentação financeira estimada gerada pela CCXP22, destacando o retorno direto e indireto proporcionado pelo evento para a economia local. Os valores foram computados pelo CIET utilizando dados obtidos na pesquisa de perfil e satisfação de público no evento feita pelo OTE e na movimentação gerada na cadeia produtiva da realização do evento. Ao todo foram R$516 milhões (sendo R$369,5 mi diretamente), além de 4.200 empregos diretos gerados pelo evento.

A CCXP 2023 acontecerá entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023 na São Paulo Expo. O evento, idealizado e produzido pela Omelete Company, já recebeu mais de 1.5 milhão de pessoas ao longo de todas as edições em São Paulo, Recife e Alemanha.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %