Geral

6 ótimos filmes que retratam o período do Velho Oeste

O Velho Oeste (ou Oeste Selvagem) é um dos momentos mais icônicas da história americana, dentro de um contexto de expansão territorial do país para a Costa do Pacífico durante e após a Guerra Civil, gerando diversos conflitos com povos indígenas. Daí surgiu, entre outras, a popular figura do cowboy americano, em meio a duelos de revólver e corridas de cavalo pelas terras áridas e montanhosas

Naturalmente, o período histórico teve centenas de adaptações no cinema, sobretudo a partir dos anos 50 e 60.

6 ótimos filmes do Velho Oeste

Listamos abaixo 6 ótimos filmes de diferentes períodos para conhecer um pouco mais sobre as particularidades do faroeste:

Bravura Indômita (“True Grit”, 1969)

6 ótimos filmes que retratam o período do Velho Oeste.

Foto: Reprodução

Começando a lista com um dos maiores clássicos do gênero em todos os tempos. Dirigido por Henry Hathaway e lançado em 1969, Bravura Indômita traz como protagonista um ator que é praticamente sinônimo de velho oeste: o lendário John Wayne, que inclusive ganhou o Oscar pela atuação.

Ele interpreta o xerife Rooster Cogburn, contratado por uma criança para caçar o assassino de seu pai. Ambos embarcam na busca pelo matador em uma trama com traços cômicos, mas muito envolvente. Certamente, uma referência em filmes de faroeste em todos os tempos.

Em 2010, o filme ganhou uma nova versão, com direção de Joel e Ethan Coen e Jeff Bridges no papel principal, contando também com Johh Brolin, Matt Damon e Hailee Steinfeld no elenco.

Era Uma Vez no Oeste (“C’era una volta il West”, 1968)

era uma vezno oeste 1

Foto: Reprodução

Nos anos 60 e 70, o cinema italiano ganhou muito destaque com filmes que retrataram o velho oeste, ficando conhecido como faroeste macarrônico. Seu principal expoente foi o diretor romanista Sergio Leone. Após o grande sucesso da chamada “Trilogia dos Dólares”, que também teve como tema o faroeste, Leone lançou em 1968 aquele que, para muitos é sua obra prima.

Era Uma Vez no Oeste traz uma história com foco em quatro personagens: um bandido (Jason Robards), uma ex-prostituta (Claudia Cardinale), um pistoleiro de aluguel (Henry Fonda) e um gaiteiro misterioso (Charles Bronson), cujas histórias acabam se entrelaçando ao melhor estilo velho oeste.

Dança com Lobos (“Dances with Wolves”, 1990)

danca com lobos

Foto: Reprodução

Nos anos 1990, um dos principais expoentes do gênero foi Dança com Lobos, dirigido e estrelado por Kevin Costner. Ele deu vida ao oficial do exército norte-americano John Dunbar que, após a Guerra Civil Americana, foi servir em uma base militar em uma região fronteiriça de grande presença indígena, mas acabou construindo laços com a tribo Sioux.

O filme foi um grande sucesso de crítica e público, recebendo 12 indicações ao Oscar, um recorde para os longas do gênero até então. Dança com Lobos levou 7 estatuetas, incluindo a de melhor filme e melhor diretor para Costner – que fazia sua estreia na direção. Além disso, o longa-metragem ganhou o Globo de Ouro.

Os Imperdoáveis (“Unforgiven”, 1992)

os imperdoaveis

Foto: Reprodução

Assim como John Wayne, outro nome da história do cinema que tem sua trajetória muito ligada ao faroeste é Clint Eastwood. Ele estrelou diversos filmes do gênero no começo da carreira, nos anos 50 e 60, com destaque para a Trilogia dos Dólares, dirigida por Leone.

Décadas mais tarde, Eastwood dirigiu um filme que tentou fazer uma releitura do gênero nos anos 90. Os Imperdoáveis traz a história de Will Munny (interpretado por ele), um pistoleiro aposentado que resolve voltar à ativa para caçar um cowboy mediante recompensa oferecida. O elenco é de primeira linha e conta com nomes como Gene Hackman e Morgan Freeman. O longa venceu o Oscar de Melhor Filme em 1993, dando a Clint Eastwood sua primeira estatueta como diretor.

Maverick (1994)

maverick

Foto: Reprodução

Seguindo a linha de filmes de faroeste no começo da década de 90, Maverick, dirigido por Richard Donner, traz Mel Gibson no papel principal. Ele interpreta o jogador de poker Bret Maverick que tenta a sorte no carteado em torneios pelo vale do Mississippi, uma prática muito comum na época do velho oeste.

Além de mergulhar no período histórico dos Estados Unidos, Maverick é uma ótima pedida para quem gosta de apostas, sendo um dos melhores filmes de poker já feitos até hoje. Também é um dos grandes trabalhos da carreira de Mel Gibson, embora não tenha rendido a ele nenhum prêmio individual. O filme também conta com Jodie Foster, James Garner, Alfred Moline e Donald Glover.

Django Livre (“Django Unchained”, 2012)

Django Livre

Foto: Reprodução

Fechando a lista, um dos filmes mais recentes (e brilhantes) do gênero de faroeste, dirigido por Quentin Tarantino. Django Livre aborda a questão da Escravidão no velho oeste americano e traz no papel principal o escravo liberto Django Freeman (Jamie Foxx), inspirado em uma figura real, que parte ao lado de um pistoleiro caçador de recompensas (Christoph Waltz) em busca de sua esposa (Kerry Washington), que está em posse de um fazendeiro (Leonardo di Caprio).

Apesar de algumas controvérsias, o longa teve ótima recepção da crítica e recebeu algumas indicações ao Oscar, incluindo ao de melhor filme. No fim das contas, levou duas estatuetas: melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante para Christoph Waltz.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %