Séries e Filmes

MAX | Veja as diferenças entre a HBO Max e o novo streaming da casa

Não era surpresa que a Warner Bros. Discovery fundiria suas propriedades intelectuais em um novo serviço de streamingpor motivos já explicados pelo CEO do conglomerado, David Zaslav. Nem sua estreia nos territórios norte-americanos, noticiada há mais de um mês atrás que, por ventura, teve seu cronograma de abertura antecipado para os Estados Unidos. Independente se é uma surpresa ou não, podemos dizer que a MAX já está entre os consumidores, impactando a guerra dos streamings ainda mais com seu calibre de conteúdo.

Com oficialmente um dia de existência – uma vez que a MAX foi lançada na última terça-feira (23) -, os assinantes da nova plataforma de streaming conseguiram notar algumas diferenças notáveis entre a MAX e o HBO Max, seu antecessor, nos demais campos de acessibilidade, conteúdo, anúncios, personalização, navegação e entre outros. Preperando os terrenos para sua futura chegada na América Latina no segundo semestre de 2023 – possivelmente entre setembro e novembro -, confira o que muda entre os serviços de streaming, para já chegar sem nenhuma cara de surpresa!

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Logo da plataforma de streaming. (Foto: Reprodução/ Warner Bros Discovery)

A Variety, importante jornal norte-americano sobre o nicho audiovisual, ajudou na coletânea de informações, realizando um relatório destacando estas principais diferenças entre os streamings. Entre os pontos que mais chamaram atenção, estão a estabilidade da plataforma em dispotivos móveis e PC – grande motivo de reclamação vindo dos assinantes da HBO Max, principalmente nas liberações dos novos episódios de “The Last of Us” e “Casa do Dragão” – e seu sistema de desempenho mais estável.

A fim de cumprir a promessa feita por David Zaslav de oferecer um novo serviço de streaming mais fácil de usar e mais “envolvente”, a companhia até chegou a inaugurar “salas de guerra”, isto é múltiplos sistemas de monitoramento massivo espalhados em vários locais do mundo que farão análises da plataforma, além de seren capazes de disparar milhares de alertas se algo der errado. Segundo a Warner Bros. Discovery, as tais “salas de guerra” existirão em diversos cantos do globo, com maior “destaque” nas regiões de Bellevue, Washington, Nova York e Londres.

Por fim, outro destaque mencionado no relatório da Variety é a manutenção das mesmas contas da HBO Max para a MAX. Com a ideia de trazer uma“grande leva” de usuários da antiga plataforma para o novo serviço de streaming do conglomerado, o aplicativo da HBO Max dos norte-americanos se atualizaram automaticamente para MAX, enquanto alguns ainda tinham que efetuar o download da versão mais recente. Além da praticidade, o maior ponto benéfico para os assinantes foi o salvação dos dados anteriores, incluindo os mesmos títulos já inclusos em “Minha Lista” e na seção “Continue Assistindo”, nome do usuário e sua forma de cobrança, perfis, avatares e configurações.

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Anúncio da MAX feito por David Zaslav. (Foto: Reprodução/ Warner Bros. Discovery)

Mesmo com a promessa que as contas seriam transferidas para a nova plataforma de maneira automática, e alguns usuários já tendo acesso à plataforma, outros assinantes relatam uma dificuldade de acessar a MAX, com a mensagem: “Ocorreu um erro, por favor, tente novamente” aparecendo repetidamente.

Confira alguns outros tópicos de diferenciação entre as plataformas de streaming MAX e HBO Max:

Conteúdo e Acessibilidade

Obviamente, com a compra da Warner Bros pela Discovery, suas propriedades intectuais se uniram, fornecendo agora no novo serviço de streaming da Warner Bros. Discovery mais conteúdos audiovisuais, se comparado à quantidade de títulos presentes na Discovery Plus e na HBO Max. Estima-se mais de 35 mil horas de conteúdo disponíveis para os assinantes no dia de lançamento da plataforma, o dobro de produções do catálogo da HBO.

A HGTV, Food Network, Discovery Channel, TLC, ID, Magnolia Network e outras redes da Discovery foram o grande contribuinte. Vale lembrar que a Warner possui grandes propriedades intelectuais marcantes para o setor, como a própria HBO, Cartoon Network, Adult Swim, DC, Looney Tunes, CNN e outras.

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Propriedades intelectuais e marcas pertencentes à Warner Bros. Discovery. (Foto: Reprodução/ Deadline)

Acima do tema conteúdos e sua quantidade, outra pauta importante acerca sobre o assunto é sua acessibilidade, uma vez que não adianta conter milhares de títulos que somente atendem a uma parcela da sociedade. Mais inclusão é diretamente proporcional ao aumento do número de assinantes, afinal todos nós consumimos entretenimento.

A Variety analisa que mais de 6,5 mil horas de conteúdo tem audiodescrição para atender deficientes auditivos e visuais, e leitor de tela web. A acessibilidade é garantida também na sincronia com outros aparelhos, cujo a lista de aparelhagem são: Roku, Vizio, LG, Samsung, Xbox, PlayStation 5, iPhone, iPad, Apple TV, Android Mobile, Android TV, Google TV, Amazon Fire TV, DirecTV, Comcast e Cox. Mesmo sendo um início positivo, a quantidade de produções acessíveis representa praticamente 1/5 de todo o repertório, proporção ainda abaixo do ideal.

Plano MAX 4K e Downloads off-line

Como dito anteriormente no Nerds da Galáxia, o MAX oferecerá três tipos de planos: Max Simples (com propaganda), que por US$ 9,99 ao mês, é possível assistir em duas telas ao mesmo tempo em Full HD e qualidade de som surround 5.1; Max Padrão (sem propaganda), que por US$ 15,99 ao mês, é possível ver também em Full HD, qualidade de som surround 5.1 e em duas telas simultâneas, só que com 30 downloads para ver offline; por fim, há o Max Ultimate (sem propaganda), com 4K UHD e áudio imersivo Dolby Atmos, quatro telas e 100 downloads offline por US$ 19,99.

Os preços são os mesmos do HBO Max, com exceção do plano Ultimate, que é novo. Além disso, o plano mais caro oferecerá um catálogo expandido de conteúdo 4K UHD com mais de mil filmes e episódios de TV.

Segundo a empresa Warner Bros. Discovery, a visualização dos conteúdos baixados para ver de maneira off-line apresenta uma nova experiência de download que resolvem os antigos bugs e erros presentes da plataforma de streaming da HBO.

Anúncio da MAX. (Foto: Reprodução/ Warner Bros. Discovery)

Formatos de anúncio

Para o plano básico que contém a inserção de anúncios, o novo serviço combina formatos de anúncios da HBO Max e do Discovery Plus. Assim, a experiência do anúncio de 3-4 minutos por hora de consumo não atrapalhou a qualidade das reproduções, sendo uma das mais leves atualmente no mercado.

Navegação e recursos de Personalização

No novo serviço de streaming, a Warner Bros. Discovery aderiu uma navegação melhorada para os assinantes, simplificando as categorias, melhorou páginas de detalhes de conteúdo, hubs de marca dedicados e abas temáticas para tornar a localização de conteúdo e a descoberta de novos programas e filmes mais rápida. O trilho esquerdo nas TVs tem apenas quatro itens (Pesquisa, Home, Minha Lista e Configurações). Além disso, em determinadas plataformas, apresenta um processo de login mais fácil que permite digitalizar um código QR ou usar recursos baseados em Wi-Fi.

O maior fator de elogios é a rapidez da troca de seções. O conglomerado afirma que o trabalho se deve à base de código que foi “reconstruída”, fornecendo um “desempenho mais consistente e estável em todos os dispositivos” e uma “experiência mais imersiva e cinematográfica”.

Para os indecisos, diferentemente do streaming da HBO que tinha uma aba de recomendações de conteúdo somente na tela principal, na MAX estas recomendações são mais espalhadas, fornecendo recomendações de conteúdo personalizadas para cada perfil de usuário em todo o serviço, com base na atividade de visualização.

Veja um pequeno vídeo da navegação da MAX através dos aplicativos de dispositivos móveis:

Perfil para crianças

A MAX chegou com um tipo de perfil padrão destinado ao público infantil. Junto com o perfil, há controles parentais associados, incluindo a capacidade de limitar conteúdo por classificações, para bloquear o acesso a perfis adultos e evitar que as crianças saiam de um perfil infantil. Usando os algoritmos do próprio serviço de streaming, claro que os perfis infantis não poderão prosseguir a reprodução de conteúdo adulto, somente conteúdo com classificações PG, TV-PG ou inferiores.

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