CríticasSéries e Filmes

Adão Negro – Crítica

A próxima superprodução da Warner/DC é o filme Adão Negro, com Dwayne “The Rock” Johnson como o anti-herói, com data de lançamento para 20 de outubro de 2022. O filme já tem as promessas de “mudar a hierarquia de poder no DCEU” e se tornar uma das maiores estreias do ano para a Warner Bros. Discovery. Será que conseguiu cumprir todas essas promessas?

Adão Negro também conta com Noah Centineo como Esmaga-ÁtomoQuintessa Swindell como CiclonePierce Brosnan como Senhor Destino; Aldis Hodge como Gavião Negro e mais para compor o elenco do longa.

Nós do Nerds da Galáxia fomos convidados pela Warner e a DC para assistir ao filme. Confira a crítica abaixo:

Vídeo: Trailer Oficial 2 de Adão Negro no YouTube da Warner Bros. Pictures Brasil.

NotaEstá é uma crítica sem spoilers, a fim de não estragar sua experiência ao assistir o filme. A crítica consiste em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta ou uma resposta definitiva para a dúvida de assistir ao filme ou não. Sempre priorize em ver para estimular o cinema.

Para transmitir as emoções necessárias em Adão NegroJaume Collet-Serra (A Órfã) utiliza uma série de ângulos e movimentos de câmera inventivos e estilosos que sugerem a força, grandeza e a imponência de seus personagens principais, principalmente quando se trata do protagonista, Teth-Adam, interpretado por Dwayne “The Rock” Johnson. Movendo a câmera de forma fluída para não gerar cenas monótomas e sempre deixando um senso de grandeza (e ameaçador, quando necessário), close-ups e planos plongée/contra-plongée que demonstram a hierarquia de poder dos heróis e vilões. 

Não é exagero dizer que o ponto mais positivo de Adão Negro é a pancadaria. O longa apresenta batalhas espetaculares de forma impressionante, sendo plasticamente belas e emocionantes que parecem realmente saídas das páginas dos quadrinhos, dando a personagens não tão conhecidos do grande público a chance de brilhar. O design de produção é extravagante, com cenários grandiosos, CGI sem uma falha (aparente), trajes bem fieis aos quadrinhos e tudo é concentrado em cores bem saturadas e belas.

Imagem: “Adão Negro” – Reprodução/Warner Bros. Discovery.

Teth-Adam (Adão Negro), interpretado por Dwayne “The Rock” Johnson, funciona e o ator, além de captar a energia do personagem das HQs, equilibra muito bem o lado divino e o lado humano de seu Homem de Preto. E The Rock brilha principalmente quando faz humor com seu, tradicional, jeitão sério.

A DC precisava trazer novidades e fazer isso usando a Sociedade da Justiça certamente dará um sentimento de nostalgia para quem curte a Era de Ouro dos quadrinhos e chamará novos olhares para a super-equipe, com um gostinho de satisfação em assistir eles saindo em equipe, com uma dinâmica divertida e funcional, mesmo que em Adão Negro nada seja muito explorado e nem aprofundado, apenas se cria oportunidade de conhecer os personagens ou descobrir novas e rápidas vertentes deles.

the justice society of america stands strong in new black adam character posters main
Imagem: “Adão Negro” – Divulgação/Warner Bros. Discovery.

O Gavião Negro, vivido por Aldis Hodge e o Senhor Destino de Pierce Brosnan são os veteranos do time e com isso ambos têm uma presença sem igual e um desenvolvimento interessante. O Esmaga-Átomo, interpretado por Noah Centineo e a Ciclone de Quintessa Swindell são os novatos da Sociedade, mas isso não é um demérito, pois os dois atores conseguem criar uma dinâmica divertida e usam seus poderes e inteligência para lutar contra Teth-Adam.

Ainda existem dois personagens com suma importância na história graças a acordarem o Adão Negro, Adrianna, vivida por Sarah Shahi, e seu filho, Amon, de Bodhi Sabongui,, que sendo honesto, servem apenas para conectar o lado humano de Teth-Adam com o público e falham miseravelmente e também o vilão, interpretado por Marwan Kenzari, que não impacta e nem gera desafio para os heróis.

É uma pena que o cuidado com a ação e com os personagens não seja o mesmo de outra parte da produção, o qual é extremamente crucial, a narrativa: o filme foi escrito por Adam Sztykiel (Rampage: Destruição Total) em colaboração com Rory Haines e Sohrab Noshirvan (O Mauritano). O roteiro investe em uma narrativa cheia de combinações de clichês que tornam a história previsível e humor que soa muitas vezes fora do lugar ao interromper momentos sérios ou emocionantes.

MV5BZjc4NmZiNGItOTllYS00MTdkLWEzOTYtNWYyM2U2NWViYjhjXkEyXkFqcGdeQXVyMTEyMjM2NDc2. V1
Imagem: “Adão Negro” – Reprodução/Warner Bros. Discovery.

O filme também tem a dificuldade em se manter no mesmo ritmo, acelerando em alguns momentos ou freando em outros e uma incapacidade ao evocar emoção no espectador, que tende a ter uma aura épica a cada momento que não parece natural. Nem seria um problema se a própria produção não investisse tanto em momentos dramáticos que nunca chamam a atenção em comparação à pressa para o próximo confronto.

Simplificando, essa falha em não conseguir comunicar todas as partes de Adão Negro, prejudica o filme até um certo ponto, já que o verdadeiro compromisso dele é a diversão. Embora não dê a mínima para seus constantes fracassos, o fato é que a produção se interessa até em premiar um público em busca de entretenimento com um filme pipoca cheio de personagens atraentes e batalhas magníficas.

Mais informações sobre Adão Negro:

Adão Negro.
Imagem: “Adão Negro”.

Nos quadrinhos, Adão Negro é o arqui-inimigo do Shazam!, o Capitão Marvel original. Milhares de anos atrás, no Egito, um homem chamado Teth-Adam se tornou o primeiro a usar os poderes sobrenaturais do poderoso Mago Shazam. Quando ele usa a palavra mágica, ele é transformado em um poderoso Adão por um raio, possuindo o poder de seis deuses egípcios: Shu (resistência), Heru (velocidade), Amon (força), Zehuit (sabedoria), Aton (força) e Mehen.(Coragem).

Ele passou anos agindo como um herói em todo o Egito, mas após a morte do rei Khufu, ele se viu desmotivado para continuar fazendo o bem e começou a usar seu poder em benefício próprio. Então ele tinha um novo nome: Khem-Adam, traduzido como Adão Negro. Sentindo-se responsável pela mudança, o Mago Shazam removeu os poderes de Adão Negro e os colocou em um amuleto de escaravelho, que foi enterrado como Faraó Ramsés II e permaneceu intacto até o final do século XX.

Ele é descoberto por um casal de arqueólogos, que acaba sendo traído pelo seu sócio, Theo Adam, que ao usar o amuleto, acaba ganhando os poderes e memórias de Adão Negro. Os arqueólogos são pais de Billy Batson, o escolhido para ser o novo campeão do Mago Shazam.

SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

Adão Negro

3.8

O que você achou desse post?

Gostei
21
Adorei
23
Mais ou menos
3

11 Comments

  1. […] Adão Negro – Crítica […]

  2. […] comprovado pelos desligamentos imediatos de Henry Cavill como Superman e Dwayne Johnsson como Adão Negro. Outros atores, como Ben Affleck e Ray Fisher, já foram embora antes; Gal Gadot, Zachary Levi e os […]

  3. […] entanto, aqueles que viram Adão Negro saberiam que nem uma única menção direta ao próprio Shazam é ​​feita. Este é um feito […]

  4. […] de Adão Negro, Dwayne “The Rock” Johnson, vem provocando a “nova era” do Universo DC […]

  5. […] Player First Games e a WB Games revelaram que Adão Negro está se juntando ao Batman, Superman e outros personagens da DC no MultiVersus ao lado do novo […]

  6. […] o fim de semana de abertura de Adão Negro, Henry Cavill compartilhou um vídeo confirmando seu compromisso de interpretar o herói da DC em […]

  7. HAHAHAHA! Realmente, o The Rock sempre faz o mesmo personagem e fico feliz que outros críticos e eu tenhamos te convencido a assistir ao filme… Se tiro, porrada e bomba for do seu gosto, vai fundo!

  8. Opa! Muito obrigado pelas palavras!
    Fico muito feliz que tenha gostado da crítica!

  9. Eu não dava nada para esse filme. Afinal, The Rock é sempre o The Rock nos filmes dele mas depois de ler algumas outras análises e a essa, eu fui convencido à assistir o filme.

  10. Gostei demais da crítica. Consegue abordar os pontos importantes sem dar spoilers e manter o fio da narrativa na crítica.
    TOP!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %