GamesReviews

Horizon Forbidden West | REVIEW

Horizon Forbidden West é a sequência do aclamado Horizon Zero Dawn, da Guerilla Games, lançado no ano de 2017 exclusivamente para PlayStation 4, chegando também para PC no ano de 2021.

Horizon Forbidden West coloca o jogador na pele de Aloy, que retorna à Meridiana após os eventos do primeiro jogo, e se depara com uma nova ameaça.

Tempestades ferozes e uma praga imparável devastam os remanescentes dispersos da humanidade, enquanto novas máquinas assustadoras rondam suas fronteiras. A vida na terra está caminhando para uma nova extinção, ninguém sabe o por quê e nem como parar a ameaça.

Confira abaixo minha review totalmente opinativalivre de spoilers.

Mundo Aberto

Horizon Forbidden West visa expandir a experiência mundo aberto do primeiro jogo, trazendo novos inimigos, culturas ricas e personagens impressionantes.

Florestas exuberantes, cidades submersas e montanhas imponentes de uma América de um futuro distante estão presentes por toda Forbidden West.

Horizon Forbidden West 20220210023217 scaled

Um mapa cheio de oportunidades, sejam elas missões secundárias, colecionáveis, arenas, ruínas ou até mesmo um minigame chamado “Ataque das Máquinas” que lembra e muito Gwent e Orlog, e acredito que muitos perderão horas ao jogar isso.

Tudo isso e muito mais está presente em Forbidden West, permitindo que o mundo seja cada vez mais vivo.

Combate

Um dos fatores que mais impactaram no primeiro jogo, por muitos até negativamente, era o combate, pela sua simplicidade e repetição.

Horizon Forbidden West consegue sim, inovar em comparação ao primeiro jogo e trazer muitas novidades no combate e principalmente na árvore de habilidades.

Horizon Forbidden West 20220210023207 scaled

Árvore de Habilidades de Horizon Forbidden West

Além do combate estar aprimorado, tanto nos impactos como na presença de inúmeros combos para “apimentar” ainda mais as batalhas, há duas novidades nas habilidades: Técnicas de Arma e Impulsos de Bravura

Técnicas de Arma: As Técnicas de Arma são ataques especiais poderosos exclusivos de cada tipo de arma.

Você precisa gastar pontos de habilidade na árvore para desbloquear as técnicas.

As técnicas desbloqueadas ficam disponíveis automaticamente para todas as armas da mesma classe.

Você consegue selecionar as técnicas desbloqueadas no menu de armas. Você deve segurar o (L1) para abrir o menu e usar o direcional para esquerda ou direita para selecionar uma técnica.

Para ativar a maioria das técnicas, basta mirar com a arma e apertar (R1).

Importante frisar que usar as técnicas de arma consomem vigor de arma. A barra de vigor de arma aparece ao lado da contagem de munição. Técnicas diferentes consomem quantidades diferentes de vigor.

O vigor de arma regenera com o tempo ou imediatamente com o consumo de uma poção de vigor.

Impulsos de Bravura: Os impulsos de bravura são habilidades raras e extremamente poderosas que podem virar uma luta a seu favor instantaneamente.

Os impulsos de bravura também são desbloqueados na árvore de habilidades. Você os desbloqueia automaticamente quando aprende as três habilidades conectadas a eles.

Horizon Forbidden West 20220210023211 scaled

Impulso de Bravura na Árvore de Habilidades

Após desbloqueá-los, você pode gastar mais pontos de habilidades para melhorá-los, otimizando seus efeitos e adicionando novos bônus.

Lembrando que você só pode equipar apenas um Impulso de Bravura por vez.

Os Impulsos de Bravura podem ser ativados quando pelo menos um segmento da barra de Impulso de Bravura estiver cheio. Essa barra aparece ao lado da reserva de munição.

A barra se enche à medida que você ganha Bravura por meio de jogadas habilidosas, como acertar pontos fracos de máquinas, arrancar componentes e derrotar inimigos.

Para ativar o Impulso de Bravura você deve abrir o menu de armas (L1) e apertar (R1) quando um ou mais segmentos da barra de impulso estiver cheio.

HUD

Deixando um pouco os termos técnicos de lado e apelando mais para o opinativo, eu acredito que a HUD foi uma das melhorias mais bem vindas ao Horizon Forbidden West.

Horizon Forbidden West 20220210023220 scaled

Tela de missões em Horizon Forbidden West – *Texto censurado para não dar spoiler do jogo

Cada atividade presente no oeste proibido é separado por tópicos na aba missões ao tocar no touchpad do controle.

Como puderam ver nas imagens acima, a árvore de habilidades também foi totalmente repaginada, trazendo um design muito mais ergonômico e novas funções, como os impulsos de bravura e as técnicas de armas.

Horizon Forbidden West 20220210023224 1 scaled

“Diário” em Horizon Forbidden West também foi repaginado

Outra aba que também foi repaginada é o diário, por mais que seja uma mudança mais sutil, a mudança foi muito importante para não deixar a HUD tão poluída.

O diário ficou muito mais minimalista e não deixou de exibir nenhuma informação que já estava presente no Zero Dawn, muito pelo contrário, há até algumas informações que não estavam presentes no jogo anterior.

Horizon Forbidden West 20220210023204 scaled

O inventario acabou apenas tendo uma repaginada no visual, mas sem muitas diferenças

A única aba que acabou não recebendo muitas mudanças, mas houve uma boa repaginada no visual, foi o inventário.

Essa é uma aba que sinceramente, pelo menos eu, não abri muito durante a minha jogatina, entretanto, visualmente está muito mais bonito que no primeiro jogo.

Missões

Missões repetitivas, cutscenes fracas e um enredo, principalmente nas missões secundárias, fraquíssimos. Podemos qualificar Horizon Zero Dawn muitas vezes dessa maneira.

Entretanto, em Forbidden West, muita coisa mudou! Meus olhos brilharam após eu chegar na minha primeira missão secundária e ver o cuidado em seu desenvolvimento, lembrando até uma missão principal.

As mudanças não foram apenas nas secundárias, mas também nas principais, que tiveram um impacto muito maior nas cutscenes, trazendo animações MUITO SUPERIORES comparado ao primeiro jogo.

Horizon Forbidden West 20220204091415 scaled

@otaldomarcosh / Capturado no PlayStation 5

Por outro lado, senti que as escolhas presentes em muitas missões, não tiveram um impacto tão grande no resultado da missão, achei que na maioria das vezes as escolhas no final iriam refletir a mesma coisa.

Uma boa coisa a se destacar, é que, se você é fã de jogos e missões cinematográficas, saiba que você vai se empolgar e muito com algumas missões.

Eu realmente queria me abrir e falar muito sobre algumas missões secundárias ou até mesmo sobre alguns acontecimentos incríveis que aconteceram ao decorrer do jogo, mas a experiência conta muito mais do que apenas palavras.

Narrativa

Não vou me aprofundar tanto em que se trata a narrativa, e sim o que eu achei dela, e eu tenho uma indecisão grande em quanto a isso.

Resumindo da melhor forma possível, eu achei que as missões, cutscenes e personagens apresentados em Forbidden West são muito superiores ao primeiro jogo.

Horizon Forbidden West 20220201011215 scaled

@otaldomarcosh / Capturado no PlayStation 5

Há inúmeras missões níveis Uncharted, porém que ao mesmo tempo, sinto que houve uma falta de criatividade nas missões, fazendo com que umas 4/5 missões da história sejam exatamente iguais, mas acredito que você só irá entender ao jogar.

Por mais que eu tenha algumas criticas em questão de repetitividade em certas missões de campanha, outras missões são tão boas, tão majestosas e tão F#D@S que superam qualquer aspecto negativo.

Personagens

Varl, Erend, Rei Sol e muitos outros personagens estão de volta à Horizon Forbidden West, todos mantendo sua essência porém com um visual claramente repaginado.

Em Forbidden West podemos saber um pouco mais sobre os personagens, suas jornadas, relacionamentos e o quão confiáveis eles são para Aloy.

Horizon Forbidden West 20220213021356 scaled

@otaldomarcosh / Capturado no PlayStation 5

Muitos novos personagens são apresentados durante a jornada de Aloy no Oeste Proibido, sejam eles secundários ou principais que são cruciais para o desenrolar da história.

Importante frisar que não só os novos personagens, mas os personagens já conhecidos contém uma abordagem bem profunda, fazendo o jogador se sentir em um mundo realmente vivo.

Visual

Ah o visual, como não esquecer dessa parte já conhecida por todos os fãs dos exclusivos do PlayStation.

Horizon Forbidden West trás cenários estonteantes e faces que irão lhe deixar de queixo caído, além de novas máquinas que trazem um design absurdo.

Comparado ao primeiro jogo, conseguimos perceber uma diferença bem alta, mas eu sinto que ainda não chega ao nível de nova geração, muito pelo fato do jogo ser crossgen.

Horizon Forbidden West 20220129004410 scaled

@otaldomarcosh / Capturado no PlayStation 5

Não quero que levem essas palavras pro lado negativo, muito pelo contrário, talvez as minhas expectativas só estavam um pouco mais altas já que sou um grande fã do primeiro jogo.

Ainda assim, eu perdi a conta de quantas vezes eu abri sorrisos, meus olhinhos brilharam e a quantidade de screenshots que eu tirei de paisagens e cenas de Forbidden West, muitas que infelizmente não posso mostrar aqui…

Trilha Sonora

Sim, eu me arrepiei, tremi, sorri e fiquei tenso com a trilha sonora desse jogo. A última vez que me lembro ter ficado tão impactado com uma trilha sonora, foi em 2019, com Death Stranding.

A união de cenas sentimentais, tensas e arrepiantes de Horizon Forbidden West junto de uma trilha sonora empolgante foi um dos pontos chaves para esse jogo ser tão primoroso e especial para mim.

Horizon Forbidden West 20220202090343 scaled

@otaldomarcosh / Capturado no PlayStation 5

Eu estou nesse momento escrevendo e relembrando de algumas cenas que me deixaram empolgado e após eu deitar para dormir, só conseguia pensar em acordar e jogar, aliás, mal espero terminar de escrever para jogar mais ainda.

É claro que nem tudo são flores, e isso é mais do que normal, digo isso porque em alguns momentos a trilha sonora era cortada do nada e a imersão da cena caia por completo.

Problemas Técnicos

O que não faltam em softwares são problemas técnicos, isso é algo inegável, e Forbidden West não ficou de fora dessa.

Vale ressaltar antes de eu citar os problemas, que eu joguei antes do Patch Day One e de um Patch de correções que foi soltado ainda antes do embargo, e já pude testar.

Houveram vários problemas durante minha gameplay, como por exemplo:

  • Texturas não carregando
  • Objetos não aparecendo
  • Trilha Sonora acabando do nada
  • Falas distantes (mesmo as da Aloy)
  • Personagens falando um por cima do outro
  • Legendas com alguns problemas (ex: “unknown workbench”, “NPC”)
  • Alguns crashs durante o carregamento de texturas
  • A tela ficar preta simplesmente DO NADA
  • Dublagem trocar de língua durante a fala (no meu caso, mudou para PT-PT)

Após jogar com o patch de correções aplicados eu ainda percebi muitos desses problemas, alguns sendo ainda bem nítidos, mas houve uma grande melhora de qualquer forma.

Lembrando também que esses bugs não comprometeram minha gameplay, não precisei resetar save e que provavelmente no patch day one já estarão corrigidas.

Vale a Pena?

Fazia muito tempo que um jogo não me prendia como Forbidden West me prendeu, precisei acordar cedo e ir dormir tarde inúmeras vezes, apenas para poder joga-lo.

Fiquei muito empolgado com todas as novidades, com o desenvolvimento da narrativa e principalmente das missões secundárias e personagens, que evoluíram demais comparado ao Zero Dawn.

Muitos devem talvez chegar com uma falsa ilusão até Forbidden West, achando que será um jogo que o tempo de loading é de menos de 1s (o que não é), ou que os gráficos são muito superiores ao Zero Dawn.

Sinto que a evolução foi bem natural, nada que chegue a surpreender tanto, isso porque o primeiro jogo já era incrível. As maiores evoluções e que chegam a surpreender são nas expressões, faces, missões secundárias e combate.

Horizon Forbidden West 20220213023549 3 scaled

@otaldomarcosh / Capturado no PlayStation 5

A verticalidade também está muito melhor, principalmente pelo Paraglider que você adquire através de uma missão principal já nas horas iniciais de jogo.

As escaladas também estão bem mais acessíveis, continuam não sendo livres como em Assassin’s Creed Valhalla, mas há mais opções de lugares para se escalar, ou para se jogar, utilizando o Paraglider.

Uma ótima notícia é que se o seu maior desejo era que as missões secundárias fossem melhores e o combate fosse realmente bem desenvolvido, então a Guerrilla acertou em cheio!

Não tenha dúvidas, além de tudo o que você leu e que te deixou muito empolgado, há muitas outras surpresas que irão lhe deixar muito feliz e que com certeza farão a aquisição de Forbidden West valer muito a pena.

  • Desenvolvedora: Guerrilla Games
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5
  • Plataforma de Teste: PlayStation 5
  • Data de Lançamento Inicial: 18 de Fevereiro de 2022

*Key recebida gratuitamente para teste.

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Uncharted: Legacy of Thieves Collection | REVIEW
product-image

Horizon Forbidden West

9

Prós
  • Combate
  • Trilha Sonora
  • Dublado e Legendado em Português do Brasil
  • Missões Secundárias
  • Desenvolvimento dos Personagens
Contras
  • Algumas missões principais soam um pouco repetitivas
  • Pouco uso do mundo aquático na história principal
  • Senti falta de um escudo ou parry no combate. Acho que poderiam ter adicionado

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
2
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %