Séries e Filmes

Os Beatles ganharão filmes de origem produzidos pela Sony

É impossível que alguém não conheça uma música sequer dos Beatles. Considerada a banda mais influente da história, o grupo composto pelos ingleses John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr ganharão sua primeira história de origem nos cinemas – ou melhor, histórias de origens. Um relatório exclusivo do Deadline trouxe que o diretor Sam Mendes, de “007: Operação Skyfall” e “1917”, juntamente com a Sony Pictures Entertainment, está desenvolvendo 4 filmes sobre os Beatles, com cada um contando a criação da banda de rock sob a perspectiva individual dos integrantes.

Capa das materias 2024 02 20T225728.524
Os Beatles ganharão filmes de origem produzidos pela Sony. (Foto: Reprodução/Apple Corps Ltd)

Os direitos dos Beatles estão em nome da Apple Corps Ltd, representados por Paul McCartney, Ringo Starr e pelas famílias de George Harrison e John Lennon. Além de dirigir, Sam Mendes produzirá o filme ao lado de Pippa Harris, parceira da Neal Street Productions, e Julie Pastor, da Neal Street. Jeff Jones será o produtor executivo da Apple Corps Ltd. Em uma conversa ao Deadline, Pippa contou que a ideia surgiu há mais de 1 ano e que propuseram a ideia pessoalmente a Paul McCartney, Ringo Starr, Sean Lennon (filho de John Lennon com a Yoko Ono) e à Olivia Harrison (viúva de George Harrison), que reagiram com um “entusiasmo universal”.

“A razão pela qual a Sony se destacou das ofertas concorrentes foi a paixão de Tom e Elizabeth pela ideia e o compromisso de impulsionar esses filmes nos cinemas de uma forma inovadora e emocionante”, completou Pippa. O projeto dos quatro filmes de origem dos Beatles ainda está em fase de pré-desenvolvimento e tem previsão de estreia em 2027.

The Beatles Ringo Starr Paul McCartney George
Foto de Paul McCartney (canto superior esquerdo), Ringo Starr (canto superior direito), George Harrison (canto inferior esquerdo) e John Lennon (canto inferior direito). (Foto: Reprodução/Apple Corps Ltd)

Primeira vez dos Beatles nas telonas?

Obviamente que os Beatles estiveram nos cinemas, mas o desenvolvimento desses filmes em específico pela Sony e liderado por Sam Mendes trata-se da primeira produção cinematográfica em que os direitos estão sendo totalmente cedidos, incluindo, é claro, as músicas do “Fab Four”.

Inclusive, os Beatles não só revolucionaram a Indústria da Música, como também o cinema. O grupo londrino costumavam lançar filmes como clipes estendidos de suas músicas, cujo o grupo participava das cenas interpretando eles mesmos, e até mesmo recordações e bastidores de projetos da banda. Durante a época da Beatlemania, entre 1960 e 1970, filmes como “Let It Be” (1970), “Yellow Submarine” (animação de 1968), “Os Reis do Lê, Lê, Lê – A Hard Days Night” (1964) e “Help!” (1965) foram lançados, além de inúmeros documentários sobre os Beatles e filmes inspirados nos artistas.

twickenham studios em londres help
Cena de “Help!”. (Foto: Reprodução/Apple Corps Ltd)

O caso mais recente foi em “Yesterday” (2019), dirigido por Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?) e escrito por Richard Curtis que contou a história de Jack Malik (Himesh Patel) um músico fracassado que tenta viver de música enquanto trabalha em um supermercado. Um dia acontece um apagão global e no mesmo momento ele sofre um acidente. Quando ele acorda tudo parece normal, mas com um detalhe os Beatles nunca existiram e só ele se lembra da existência da banda e de suas mais de 100 músicas. Ele então vê nisso sua grande chance de sucesso, e do dia pra noite Jack se torna Jack Malik o maior astro da música que o mundo já viu.

john lennon yesterday 1
Cena de Yesterday. (Foto: Reprodução/Universal Pictures)

Outros filmes dos Beatles emblemáticos são “O Garoto de Liverpool” (2009) – baseado no livro Imagine: Crescendo Com Meu Irmão John Lennon, escrito por Julia Baird meia irmã do músico, contando a vida de John Lennon antes da criação da banda -; “Os Cinco Rapazes de Liverpool” (1994) – uma continuação do primeiro, contando a criação dos Beatles quando ainda eram um quinteto, durante uma tour em Hamburgo -; “Febre de Juventude” (1978) – história ficcional que narra a história de 6 jovens fãs dos Beatles que não vão medir esforços para conseguirem ver a banda favorita em Nova York -; e “Tudo Entre Nós” (2000) – narrando um encontro que Paul e John tiveram em 24 de outubro de 1976, pós-Beatles.

Recentemente, no final de 2023, os Beatles ganharam novamente os holofotes ao lançar de forma inédita a música ‘Now and Then’, que fazia parte dos esboços autorais de John Lennon. Após a morte impactante do músico, Yoko entregou os esboços com a voz gravada de Lennon aos outros integrantes, que tentaram utilizar os materiais, mas devido à precariedade de recursos tecnológicos da época, não deu certo. Foi só em 2023, com o forte auxílio da IA, que a voz de John Lennon ficou audível e nítida, capaz para reutilizar o esboço por completo, reunindo os Beatles pela última vez depois de 50 anos do fim da banda.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %