GamesReviews

Stray | REVIEW

Animais são seres que pelo simples fato de existirem já nos trazem diversos tipos de emoção, todo mundo que já teve um animal sabe o quanto os amamos, se isso não aconteceu com você é porque você lidou com isso de forma errada, sinto informar. E muitos animais, principalmente os domésticos, são capazes de trazer emoções e sentimentos muito fortes, pois eles não têm a maldade que nós seres humanos temos.

Existem diversos meios no entretenimento que nos trazem histórias emocionantes e marcantes envolvendo animais, principalmente cachorros, e que costumam ser histórias que, mesmo simples, são tocantes pelos seres que são abordados. Existem uma infinidade de filmes de cachorros, mas o mesmo não pode ser dito dos gatos.

Os gatos, diferente dos cachorros, quase sempre são tratados como frios e que não amam os humanos, exemplo disso são os primeiros filmes da franquia “como cães e gatos”, onde os cachorros são os heróis e os gatos vilões. E isso é retratado de outras maneiras, como por exemplo em “Pets”, onde o protagonista, cachorro, que morre de amor pela sua dona enquanto a sua amiga gata é mais individualista e pensa quase sempre em si mesma.

Existe sim uma diferença entre cachorros e gatos que fazem os caninos serem mais explorados no entretenimento, pois gatos são mais independentes apesar de leais, diferente dos cachorros que são muito dependentes. Se levarmos em consideração as histórias de pais e filhos que fazem muito sucesso, como The Last of Us e God of War (2018), é fácil entender o motivo dos filmes de cachorros terem o sucesso que tem.

Porém, com o passar dos anos, aumentou-se muito o número de pessoas que possuem gatos, principalmente por sua independência, e esse fato mostrou a muitos que os gatos não são apenas essas criaturas frias que são retratadas no entretenimento. Eles apenas amam de forma diferente dos cachorros, talvez de forma mais contida, mas que não deixa de ser amor. E daí vem a importância do jogo

Stray

Pela primeira vez, pelo menos mainstream, vemos um meio de entretenimento trazer um gato como protagonista, de forma mais realista do que estamos acostumados a ver. E isso trouxe um grande interesse, muito por essa ascensão de criadores de gatos, que vão se sentir representados por ter neste jogo o bichinho que tanto amam.

Anunciado em 2020 e lançado no dia 19 de julho desse ano, Stray é um jogo linear com elementos de plataforma e muita resolução de puzzles. Foi desenvolvido pelo estúdio BlueTwelve e publicado pela Annapurna Interactive, se tornando hoje um dos, se não o, jogos de maior sucesso da Publisher tanto no PC quanto no PlayStation, onde ele foi disponibilizado no lançamento direto no catálogo da PlayStation Plus Extra / Deluxe.

A história do jogo nos coloca na pele de um pequeno gatinho sem nome que vivia com outros gatos, mas que em um acidente, acaba caindo em um mundo subterrâneo. Seu principal objetivo é retornar a superfície e reencontrar seus amigos, e para isso, ele parte em uma jornada que, ao mesmo tempo que nos mostra ele em busca de concluir sua missão, também nos conta a história do mundo onde ele se encontra.

Conforme vimos nos trailers, Stray se passa em um mundo que aparentemente era meio cyberpunk, mas que também tem muitos elementos pós apocalípticos, no qual os humanos foram extintos e aparentemente restaram apenas robôs que criam uma comunidade. Porém, existe uma ameaça que fazem esses robôs estarem em uma constante luta pela sobrevivência, que são os Zurks, pequenas criaturas que se alimentam de metal, material do qual os robôs são feitos.

No decorrer do jogo, todos esses elementos e o mundo nos são explicados, desde sua origem até a forma como as coisas se encontram naquele momento. Tudo é explicado de forma muito simples e coesa, e isso é um ponto muito positivo pois temos uma história cheia de camadas, mas que seu entendimento é muito fácil.

A história passa por diferentes cenários e momentos que a fazem ser interessante o tempo todo, e isso também passa muito pela variação de gameplay que temos no jogo que não o faz ficar repetitivo e nem cansativo. É um jogo curto, podendo ser zerado em até 2 horas caso faça uma speedrun, mas em uma primeira jogada, pode durar facilmente de 4 a 5 horas, talvez até um pouco mais dependendo da forma que você jogue.

Como é o jogo?

Como já deu para entender, em Stray, controlamos um gato e seus movimentos foram muito bem animados, o que nos dá a sensação de que de fato estamos controlando um gatinho. Os trejeitos dos gatos e suas manias são transportadas diretamente para o jogo, por exemplo, podemos arranhar paredes e tapetes, como os gatos fazem, e fazemos isso de uma forma bem criativa, apesar de não ser algo muito importante em termos de história e jogabilidade.

No jogo podemos andar e correr, além de subir em objetos, interagir com eles, miar e acender uma lanterna. Cada uma dessas possibilidades é explorada de alguma forma em algum momento do jogo, podendo ter efeitos diferentes, como por exemplo a lanterna que pode ser utilizada como uma arma em determinada parte.

É um jogo que não possui muitos combates e basicamente é um jogo onde resolvemos um puzzle atrás do outro. Porém, não são puzzles cansativos e nem repetitivos, o que faz o jogo ter um grande fator de replay. É um jogo essencialmente linear, mas que em alguns momentos nos apresenta alguns cenários mais abertos, inclusive verticais, que nos permitem explorar em busca de itens que podem ser importantes ou não para a história.

Visualmente o jogo é bem bonito, ele é meio que uma mistura de um mundo realistas, mas com alguns elementos caricatos, tendo uma estética bem inspirada em cyberpunk. Os cenários são bem detalhados, com texturas em alta resolução, bons efeitos de iluminação e muito objetos interativos. É um jogo realmente muito bonito e a trilha sonora também é muito boa e traz bastante a sensação que o mundo quer nos mostrar.

Stray vale a pena?

Se ainda está em dúvida se o jogo vale a pena, posso garantir que é um jogo muito bom e que vai te fazer querer jogar sem parar. Nele encontramos muitos momentos de diversão, tensão e emoção com um visual muito bonito, trilha sonora muito agradável e uma história muito interessante.

É um jogo curto, mas que também não está muito caro na Steam. No PlayStation a história já é outra, mas é possível ter acesso ao jogo por meio do catálogo da PlayStation Plus Extra / Deluxe, que também dá acesso a uma grande quantidade de outros jogos muito interessantes, sendo uma ótima alternativa.

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Acesso Antecipado ao Beta Aberto de MultiVersus começa hoje

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

Stray

8.5

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %