Séries e Filmes

Caso Jonathan Majors | Os planos da Marvel Studios a partir de agora

A Marvel Studios não anda em boa fase atualmente. Como se já não bastasse a crítica de fãs e de especialistas sobre a margem desfavorável dos filmes e séries que o estúdio lançou desde 2021, nesta segunda-feira (18), a Marvel viu seu ator principal da Saga do Multiverso, Jonathan Majors, ser acusado pelos crimes de violência doméstica e assédio contra sua ex-namorada e por mais 4 mulheres, caso que circunda nos bastidores de Hollywood e na internet desde o dia 25 de março. É claro que Jonathan Majors foi demitido de seu papel como Kang horas depois da decisão do júri, por meio de uma nota exclusiva da empresa veiculado no The Hollywood Reporter.

Kang já era realidade como vilão da Saga do Multiverso da Marvel Studios, não somente expresso por Kevin Feige e executivos da Marvel, mas também nas próprias produções da casa, como em “Loki” e “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”. Com quase 4 anos de desenvolvimento da nova Saga cinematográfica, qual será os próximos planos da Marvel pós demissão de Jonathan Majors e por quais lacunas a empresa poderia seguir com essa amargura?

Caso Jonathan Majors | Os planos da Marvel Studios a partir de agora
Caso Jonathan Majors | Os planos da Marvel Studios a partir de agora. (Foto: Reprodução/ Marvel)

Substituição de Jonathan Majors

Dito como a solução mais plausível para este momento de crise, a Marvel Studios poderia escalar um outro ator para assumir o lugar de Jonathan Majors. Porém, não será tão fácil como a ideia demonstra. Simplesmente, faremos um exercício de se espelhar no outro: afinal, você toparia o peso de assumir um cargo tirado à força de um ator que até então era elogiado pelos fãs, crucial para o enredo de 10 anos de produções da Marvel Studios?

O olhar voltado à fama e ao dinheiro podem encher nosso olho, porém o mesmo alcance global da Disney/Marvel vem com uma enorme pressão, não só do trabalho bom já feito, também por uma tentativa de joelhos por estabilidade, vinda da Marvel e dos fãs.

Um exemplo fresco é de John Boyega, o Finn da última trilogia de Star Wars. Em uma troca de conversas com uma usuária em novembro no X (ex-Twitter), a fã pediu que o ator conversasse com Anthony Mackie (novo Capitão América e colega de Boyega em “Detroit em Rebelião”) para entrar em contato com os produtores da Marvel designados na reescalação do Kang. De forma seca, John respondeu não, usando um gif do Burro de “Shrek”.

john boyega site image
John Boyega. (Foto: Reprodução/ Vanity Fair)

De qualquer forma, a tarefa não será fácil para os dois lados. É possível que uma decisão mais concreta surja após meses de indefinições. Um papel mantendo os mesmos moldes de Jonathan Majors, porém com sem o grau normal do trabalho deve ser depositado a alguém além da capacidade cênica, mas também disposto a liberar essa pressão para longe. Afinal, o mesmo holofote que lhe dá visibilidade, pode te queimar.

O insider VScooper, conhecido por seus vazamentos no Twitter, chegou a alegar que a Marvel já escolheu um novo ator para o papel de Kang desde o mês de maio, e que era esperado só o resultado da audiência de Majors: Damson Idris (Zona de Perigo). Só nos resta esperar estas semanas para ver se é verdade ou mentira.

Saindo do campo das dificuldades, a medida de substituição de Jonathan Majors por outro ator não é inédita na Marvel Studios. Casos super lembrados pelos fãs, como a do Hulk – com Mark Ruffalo substituindo Edward Norton – e do Máquina de Combate – Don Cheadle entrando no posto de Terrence Howard -, entram como um case de sucesso que pode encher de confiança a empresa, até pela decisão calma e analítica na escolha dos atores, sem precipitações.

Outro gatilho a favor do plano de recasting é narrativo: como o Kang é um vilão multiversal, o antagonista possui diversas variantes pelo multiverso da Marvel Studios. Como percebido cenograficamente em “Loki” e na cena pós-crédito de “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, as variantes não necessariamente são idênticas estéticamente, podendo ser uma versão sua animal ou com outra raça, origem, gênero, sotaque etc. Logo, um ator diferente na posição de Jonathan Majors, independente se for parecido, não seria nenhum furo de roteiro.

marvel 18173947927394
Jonathan Majors em Creed III. (Foto: Reprodução/ Paras Griffin / MGM by Getty Images)

Adeus, Kang. Olá, Doutor Destino?

Se por um lado há uma maior conivência com uma reescalação de Jonathan Majors, a possibilidade de um reset do vilão principal na Saga do Multiverso é válida, porém sem nenhum respaldo técnico. Reformular um grande vilão exige tempo e calma, fatores que não foram levados em conta no início da Saga do Multiverso, cujas consequências estão sendo plantadas até agora. Além do fator financeiro na jogada, situação que a Disney não esbanja mais em 2023, pelo menos, como esbanjava nos últimos 5 anos; e temporal, com 2024 sendo literalmente o meio do processo inteiro da Saga do Multiverso, tendo que ao mesmo tempo criar concordância com os futuros projetos e com os antigos.

Deixadas as opiniões de lado, vamos citar as facilidades que a Marvel teria com uma mudança total do vilão: mesmo que o Kang já foi definido como vilão principal, o personagem teve só duas aparições nas produções da Marvel até então, portanto mais fácil de ser direcionado como um vilão secundário ou como uma ponta do iceberg para alguém maior; o final de “Loki” deixou em aberto a situação de Kang no multiverso, com a TVA monitorando todos as variantes do vilão, dando uma sensação maior de controle, logo solução da problemática; e, por último, os acontecimentos de Guerras Secretas de 2015, nos quadrinhos, são desmembrados por Doutor Destino, não o Kang.

kang em homem formiga 3
Jonathan Majors como Kang em “Quantumania”. (Foto: Reprodução/ Marvel Studios)

Continuando com a última facilidade comentada, o Doutor Destino já foi bastante alvo de rumores com uma possível participação em “Wakanda para Sempre” – algo não concretizado -, e com a tamanha espera da produção de “Quarteto Fantástico”, é impossível a Marvel Studios não introduzir o Rei de Latvéria nas telonas neste momento. Sobretudo com o “Guerras Secretas” dos quadrinhos mostrando o vilão como o antagonista central da saga. Fontes consultadas pelo The Hollywood Reporter apontam que a Marvel Studios descartou o “A Dinastia Kang” como subtítulo do próximo filme dos Vingadores, passado a referenciá-lo como “Vingadores 5”, desde a contratação de Michael Waldron como roteirista.

O insider Jeff Sneider também está de acordo com o jornal, tendo idealizado essa troca de nomes antes mesmo da demissão de Jonathan Majors e sugerindo que o nome possa ser substituído por apenas “Guerras Secretas – Parte 1”: “O nome ‘Kang’ apenas evoca pensamentos sobre Jonathan Majors. E disse isso ANTES de ser revelado que a Marvel contratou Michael Waldron (…) Efetivamente, Guerras Secretas é agora uma conclusão em duas partes da Saga dos Vingadores”, disse Sneider no X.

20220510 guerrassecretas ovicio
Doutor Destino em Guerras Secretas. (Foto: Reprodução/ Marvel Comics)

Em “Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura”, o ponto central das Guerras Secretas já foi mencionado e será um problema futuro no UCM sob cuidado do Mago Supremo e Clea, personagem filha de Dormammu interpretado pela Charlize Theron: as Incursões, universos que entram em rota de colisão, com no final só uma realidade se salvando do choque.

Ao que parece, a saga dos quadrinhos de 2015 deve ser adaptada na Marvel Studios, e com o lançamento de “Quarteto Fantástico” para 2025 (com possibilidade de atraso), muito em cima da data de lançamento dos Vingadores 4 e 5, o foco pode seguir na grande dor de cabeça das Incursões, que até podem ser causados com as guerras multiversais das variantes do Kang, já controladas, substituindo o arco dos Beyonders. Aí, posteriormente, o Doutor Destino assumiria a função antagônica em “Guerras Secretas – Parte 1” e “Guerras Secretas – Parte 2”.


De qualquer modo, nos resta aguardar a decisão final da Marvel Studios sobre o caso Jonathan Majors. Qual lado você escolheria: escalar outro ator substituindo Jonathan Majors no papel de Kang ou mudaria o enfoque em outro vilão? Deixe nos comentários os seus achismos!

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
1
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %