CríticasSéries e Filmes

PATOS! (2023) | Nova animação combina a importância da união familiar e a tragédia da apreensão de aves silvestres com uma história divertida e fofa

A Illumination Entertainment é um estúdio de animação relativamente novo, fundado em 2007 por Chris Meledandri, que começou a competir com os grandes estúdios especializados na área, como a Disney, Pixar e a DreamWorks. Apesar do estúdio ser muito jovem em comparação a própria centenária Casa do Mickey, ele ganhou uma popularidade significativa na indústria de filmes em animação com um pequeno espaço de tempo com franquias de sucesso, como “Pets – A Vida Secreta dos Nossos Bichos“, “Minions” e claro, o seu primeiro longa-metragem: “Meu Malvado Favorito“.

Vídeo: “Patos!” – (Divulgação: Universal Pictures/Illumination Entertainment).

O estúdio chamou muita atenção após “Super Mario Bros. – O Filme” se tornar a maior bilheteria de animação em 2023, e agora “Patos!” é o seu mais novo lançamento e estreará no dia 04 de janeiro de 2024 nos cinemas brasileiros. O longa sob a direção de Benjamin Renner e Guylo Homsy e estrelado por Kumail Nanjiani/Sérgio Stern, Elizabeth Banks/Priscila Amorim, Caspar Jennings/Sam Vileti, Tresi Gazal/Melinda Saide, Danny DeVito/Ary Fontoura, Keegan-Michael Key/Marco Ribeiro, Carol Kane/Cláudia Raia e Awkwafina/Dany Suzuki contará a primeira migração de uma família de patos pelo mundo. Mas será que o resultado é positivo? Confira na crítica abaixo:

NotaEstá é uma crítica sem spoilers, a fim de não estragar sua experiência ao assistir ao filme. A crítica consiste em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta e/ou uma resposta definitiva para a sua dúvida sobre assistir ou não à obra. Sempre priorize ver para estimular o trabalho dos realizadores e desenvolver sua formação de opiniãoAs informações contidas na crítica já foram apresentadas em sinopses e trailers.

Conforme a sinopse, “Patos!mostra uma família de patos formada por Mack – o pai superprotetor -, Pam – a mãe exploradora -, e os filhos Dax e Gwen. Enquanto Pam tem o desejo de mostrar o mundo aos filhos, Mack só quer manter a família em segurança no lago em que vivem. Porém, quando um novo grupo de patos aparece no local com uma série de histórias sobre viagens incríveis, a família concorda em partir rumo à Nova York, para visitar a Jamaica. Mas a viagem começa a se complicar.

Se tem uma coisa da qual posso me orgulhar é que admito quando cometo um erro e eu estou fazendo isso com “Patos!“, pois eu não acreditava na nova animação da Illumination Entertainment, criei inúmeros preconceitos a seu respeito e, por um momento, questionei sua existência, mas eu estava errado e afirmo que o longa acabou se tornando uma grata surpresa, capaz de criar uma sensação de tranquilidade e uma ligação mais profunda com o público por trazer, não apenas, uma simplicidade, mas também uma identidade própria com uma história sobre aventuras e relações familiares.

patos
Imagem: “Patos!” – (Divulgação: Universal Pictures/Illumination Entertainment)

Universal e a Illumination escolheram os diretores Benjamin Renner (“A Raposa Má“) e Guylo Homsy (“Meu Malvado Favorito“) para comandar “Patos!” e eles entregam uma direção capaz de criar momentos de diversãoemoção, mesmo com pouquíssimos deslizes na condução da narrativa. Para ajudar, os diretores têm o trabalho da equipe do estúdio para o bom tratamento de animação 3D tradicional a partir de belos traços e uma explosão de cores vivas, criando cenas impressionantes com os ângulos e movimentos energéticos. Principalmente, quando isso é combinado com a edição voraz de Christian Gazal (“Happy Feet – O Pinguim“) que se harmoniza com a narrativa e a empolgante trilha sonora composta e guiada por John Powell (“Kung Fu Panda“).

1344309
Imagem: “Patos!” – (Reprodução: Universal Pictures/Illumination Entertainment)

A Nerds da Galáxia foi convidada a assistir à versão dublada em português do Brasil, com isso posso dizer que os atores (e estrelas convidadas) do elenco de dublagem estão muito bem em seus papéis. Todos conseguem transmitir carismaafetoempatia e outras emoções e sentimentos em “Patos!“, com destaque para Sérgio Stern (“Monstros S/A“) como Mack, Priscila Amorim (“animação da ‘Liga da Justiça’“) sendo Pam, e Ary Fontoura (“A Favorita“) interpretando Tio Dan, que se entregaram de forma impecável e construíram uma sinergia atraente entre si e com o resto do elenco. Agora, eu quero fazer uma pergunta: por qual motivo temos a presença do Chef Henrique Fogaça no elenco? O seu personagem pronuncia apenas grunhidos e berros.

thumb 6E486AE9 203F 4E1F AA2C 13C631775503
Imagem: “Patos!” – (Reprodução: Universal Pictures/Illumination Entertainment)

O roteirista Mike White (“The White Lotus“), ao lado de Renner (um dos diretores), escreveu um roteiro simples, honesto e na estrutura de um filme “Road Trip”. Permitindo “Patos!” contar uma história circunstancial em torno da migração de Mack e sua família com temas de união familiar, superação dos medos, amadurecimento e o respeito aos animais a partir de uma linguagem extremamente divertida, fofa e cheia de boas energias. No entanto, os problemas começam a surgir assim que vêm os tropeços na condução da narrativa (mencionados acima) que fazem com que informações de certos arcos de personagens e da trama principal acabem faltando, o que ocasionam em rumos facilitados, com seções e elementos subdesenvolvidos e inserções nada orgânicas.

migration tudo o que sabemos ate agora sobre o proximo filme do illumination 6434a3c960e42
Imagem: “Patos!” – (Reprodução: Universal Pictures/Illumination Entertainment)

Não tem como negar que “Patos!“, novo filme em animação da Illumination Entertainment, é um bom filme tanto para os admiradores do estilo quanto para aqueles que vão assisti-lo somente por puro entretenimento. E por mais que não seja perfeito, – falha ao criar tropeços na condução da narrativa e rumos facilitados com seções e elementos subdesenvolvidos e também inserções nada orgânicas, ele se beneficia com a direção capacitada de Renner e Homsy, além do bom tratamento da animação 3Dbelas atuações do elenco de dublagem que tem uma sinergia atraente, permitindo o roteiro de White fluir bem em uma história divertida e fofa com temas de união familiar, superação dos medos, amadurecimento e o respeito aos animais.

Mooned:

Video: “Mooned” – (Divulgação: Universal Pictures/Illumination Entertainment).

Como foi anunciado, antes das sessões de “Patos! temos a exibição do divertido curta “Mooned“, focado em Vector, de “Meu Malvado Favorito“, tentando escapar da Lua com os Minions.

Patos! estreia na quinta-feira (04 de janeiro de 2024) nos cinemas brasileiros e caso você já tenha assistido, comente a sua opinião sobre o filme.
CONFIRA OUTRAS CRÍTICAS DO NERDS DA GALÁXIA
SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

PATOS!

7.5

Patos! mostra uma família de patos formada por Mack - o pai superprotetor -, Pam - a mãe exploradora -, e os filhos Dax e Gwen. Enquanto Pam tem o desejo de mostrar o mundo aos filhos, Mack só quer manter a família em segurança no lago em que vivem. Porém, quando um novo grupo de patos aparece no local com uma série de histórias sobre viagens incríveis, a família concorda em partir rumo à Nova York, para visitar a Jamaica. Mas a viagem começa a se complicar.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %