Séries e Filmes

PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS | Primeiras Impressões

ATENÇÃO SEMIDEUSES!

Isto não é um treinamento, pois “Percy Jackson e Os Olimpianos”, nova adaptação da famosa saga literária escrita por Rick Riordan, finalmente está entre nós!

Durante uma análise, quadro-a-quadro, do teaser liberado na D23 Expo do ano passado, eu cheguei a comentar que esta é uma excelente época para ser fã de todo esse universo criado por Riordan devido às novidades entusiasmantes que estavam saindo sobre a produção de “Percy Jackson e Os Olimpianos”. Porque vale lembrar, boa parte das pessoas que cresceram entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000 cultivou um amor gigantesco por alguma saga literária que surgiu naquele período e algumas dessas obras se tornaram grandes franquias na TV e no cinema.

Entretanto, o mesmo não aconteceu com Percy Jackson e seus amigos… Quando a 20th Century Fox deu à saga dois longas-metragens no início dos anos 2010, estrelados por Logan LermanBrandon T. Jackson e Alexandra Daddario, que não foram bem recebidos pela crítica especializada e pelos fãs. Até que em 2020, tivemos a confirmação de conversas entre a Disney e o próprio autor. Na intenção de trazer as histórias mais uma vez. Só que dessa vez em formato de série para o seu serviço de streaming. E, como todos já sabem, no ano passado a Casa do Mickey aprovou a ideia de dar a chance para Riordan mostrar o verdadeiro potencial de seu universo com “Percy Jackson e Os Olimpianos”.

Percy Jackson e Os Olimpianos”, que tem como trio principal Walker Scobell como Percy Jackson, Leah Sava Jeffries como Annabeth Chase, e Aryan Simhadri como Grover Underwood, estreia nesta terça-feira (19 de dezembro), com os dois primeiros episódios disponíveis no Disney+. Mas será que o resultado é positivo? Confira as primeiras impressões abaixo:

NotaEstá é uma opinião de primeiras impressões sem qualquer tipo de spoiler, a fim de não estragar sua experiência ao assistir à obra. As primeiras impressões consistem em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta e/ou uma resposta definitiva para a sua dúvida sobre assistir ou não à produção. Sempre priorize ver para estimular o trabalho dos realizadores e desenvolver sua formação de opiniãoAs informações contidas na crítica já foram apresentadas em sinopses e trailers.

Conforme a sinopse, “Percy Jackson e Os Olimpianos” acompanha o jovem Percy Jackson, um garoto que após chegar no Acampamento Meio-Sangue, um lugar para crianças e adolescentes semideuses, ele descobre que é um semideus, filho de Poseidon e que está sendo acusado por Zeus de ter roubado o seu mais precioso raio. Sendo assim, Percy embarca em uma jornada com seus novos amigos, Annabeth e Grover, para encontrar o raio e restaurar a ordem no Olimpo.
Imagem: Percy Jackson e Os Olimpianos - (Disney).
Imagem: “Percy Jackson e Os Olimpianos” – (Disney).

Uma das primeiras informações liberadas a respeito de “Percy Jackson e Os Olimpianos” foi a de que a nova adaptação seria mais fidedigna aos acontecimentos ocorridos no primeiro livro “O Ladrão de Raios” (lançado em 2005) para trazer, não apenas, o fator nostalgia, mas também aventura e fantasia da qual a franquia se originou. O que posso afirmar ter sido uma ótima decisão. Tornando-se capaz de criar, já no primeiro episódio, uma sensação mais pessoal e uma ligação mais profunda com o público que já se aventurou neste universo e também criar uma nova legião de admiradores a partir dessa história que se assemelha muito ao livro original.

164792 6204 V1 3 e1702514904448
Imagem: “Percy Jackson e Os Olimpianos” – (Disney).

A Disney e o próprio autor, Rick Riordan, escolheram o diretor James Bobin (“Os Muppets”) para comandar o primeiro episódio da série de “Percy Jackson”. Bobin entrega uma direção capaz de criar momentos genuínos de aventura e emoção, principalmente quando isso é combinado com a direção de fotografia de Pierre Gill (“Blade Runner 2036 e 2048”) e Jules O’Loughlin (“Ms. Marvel”) que planejaram os ângulos e movimentos de câmeras energéticos que se harmonizam com a essência dos livros e também a empolgante trilha sonora de Bear McCreary (“God of War: Ragnarök”) e Sparks & Shadows (“Fundation”). Porém, o que prejudicou bastante neste episódio foi a edição, que cria um ritmo acelerado e evita uma imersão e engajamento na história.

percy jackson and the olympians tv series gets new teaser trailer photos and poster 03 edited 2
Imagem: “Percy Jackson e Os Olimpianos” – (Disney).

Os atores estão muito bem em seus papéis. Todos conseguem transmitir carismaafetoempatia e outras emoções e sentimentos neste primeiro episódio de “Percy Jackson e Os Olimpianos”, com destaque para Walker Scobell (“Projeto Adam”) como o próprio Percy Jackson, que se entregou de forma impecável e entendeu o que o personagem precisa ser para essa história, construindo uma sinergia atraente Aryan Simhadri (Grover), Virginia Kull (Sally, mãe de Percy) e com o resto do elenco, se tornando a melhor coisa do episódio.

walker scobell percy jackson 121823 a34776055e9b4d09b6e652bf5fb1d26d
Imagem: “Percy Jackson e Os Olimpianos” – (Disney).

O autor dos livros, Rick Riordan, e Jon Steinberg (“Black Sails”) escreveram um roteiro focado na fantasia, na ação e no máximo de fidelidade à obra original para o episódio piloto (e talvez para o argumento da série toda). Esse episódio inicial permite “Percy Jackson e Os Olimpianos” dialogar com os fãs por meio de nostalgia, ao utilizar referências, homenagens e a mitologia (a lore) da saga, além de expandir com algumas novidades bem-vindas para contar essa nova adaptação com temas de aceitação e coragem, bem nos moldes da “Jornada do Herói”.

percy jackson olympians teaser 1662964922666
Imagem: “Percy Jackson e Os Olimpianos” – (Disney).

No entanto, os problemas com o ritmo acelerado, que não se limita à edição (já mencionado acima) e estão aqui no roteiro também, que faz com que informações de certos arcos de personagens e da trama principal acabem faltando em “Percy Jackson e Os Olimpianos”, resultando em rumos simplificados, com elementos subdesenvolvidos.

percy jackson and the olympians percy poster 2k wallpaper uhdpaper.com 497@1@n
Imagem: “Percy Jackson e Os Olimpianos” – (Disney).

Tendo visto apenas o primeiro episódio, não tem como negar que “Percy Jackson e Os Olimpianos”, nova adaptação da famosa saga literária escrita por Rick Riordan, será uma excelente série para os admiradores dos livros e boa série para aqueles que vão assisti-la somente por puro entretenimento.

E por mais que o episódio inicial tenha alguns problemas com ritmo e elementos subdesenvolvidos, se você já leu os livros, pode ficar tranquilo, pois essa série foi feita para você se deliciar com a nostalgia e as novidades. Agora, quem não conhece “Percy Jackson” saiba que ouvirá muitas coisas sobre esse personagem e seu universo a partir de amanhã, e não de um jeito ruim (Ah! E quem viu apenas os filmes, preparem-se para odiá-los).

Repito o que disse no começo dessa matéria: esta é, sem sombra de dúvida, uma excelente época para ser fã de “Percy Jackson”.

Adaptando os acontecimentos do livro original “O Ladrão de Raios” na primeira temporada, a série “Percy Jackson & os Olimpianos” chega ao Disney+ em 20 de dezembro de 2023.
SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %