CríticasSéries e Filmes

Homem-Aranha Através do AranhaVerso (2023) – Vale a pena ou não?

Enquanto o Homem-Aranha de Peter Parker era explorado de diferentes formas em suas encarnações de carne e osso nos cinemas, recentemente em um acordo entre a Sony Pictures e a Marvel Studios incorporando o herói no universo dos Vingadores, o verdadeiro ouro estava nas animações. Em uma aposta da Sony na dupla Chris Miller e Phil Lord, o estúdio alcançou algo genuinamente especial com “Homem-Aranha no AranhaVerso”, célebre animação de 2018 que colecionou prêmios e elogios – entre eles, o prêmio de Melhor Filme Animado do Oscar em 2019 – mas tem essa frase…

“Qualquer um pode usar uma máscara.”

Foi com essa afirmação que “Homem-Aranha no AranhaVerso” nos introduziu às inúmeras perguntas sobre o seu vasto e diferenciado multiverso. Desde então, não só os filmes de super-heróis, mas todo o cinema tem brincado com o tema para tentar responder essas questões com seus próprios multiversos. Só que agora chegou a vez de Miles Morales e sua turma de nos dar as respostas com “Homem-Aranha Através do AranhaVerso”.

Essa ambiciosa continuação para a saga multiversal do Amigão da Vizinhança do Brooklyn estreou nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (01 de junho de 2023). Com direção de Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson e o retorno da dupla Miller e Lord na produção, o filme consegue elevar o altíssimo padrão de qualidade de seu antecessor com uma viagem épica, grandiosa e divertida pelo AranhaVerso.

Vídeo: “Homem-Aranha: Através do AranhaVerso | Trailer Oficial Dublado” – (Divulgação: Sony Pictures Brasil).

NotaEstá é uma crítica sem grandes spoilers, a fim de não estragar sua experiência em assistir ao filme. A crítica consiste em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta ou uma resposta definitiva para a sua dúvida de assistir ao filme ou não. Sempre priorize ver para estimular o trabalho dos realizadoresAs informações contidas na crítica já foram apresentadas em sinopses e trailers.

Algo no multiverso mudou quando “Homem-Aranha no AranhaVerso” foi lançado nos cinemas. Ninguém poderia prever seu impacto nos filmes de super-heróis e, principalmente, nos filmes em animação. Durante uma época em que as animações queimavam milhões para evocar o realismo, Miles Morales e os outros Aranhas incorporaram o game com uma mistura “2D-3D estilizada” diferente de tudo visto antes. Depois que eles conquistaram um Oscar para chamar de seu, a indústria da animação deu uma boa guinada inspirada no Teioso.

Grandes estúdios como DreamWorks e Disney pegaram a ideia e colocaram o realismo na gaveta, começando a fazer animações no estilo, como “Gato de Botas 2 – O Último Pedido” e o vindouro “Wish: O Poder dos Desejos”. O legado de “Homem-Aranha no AranhaVerso” exemplifica a realização de um cinema magistral. A tão esperada continuação, o “Através do AranhaVerso”, é a prova de que com grandes expectativas, vêm grandes desafios que precisam ser conquistados. E para minha alegria, Chris Miller e Phil Lord, junto com a equipe da Sony Pictures Animation conseguiram, mais uma vez, ultrapassar os limites da animação em um segundo capítulo espetacular da história épica do Homem-Aranha de Miles Morales.

Imagem: Homem-Aranha Através do AranhaVerso - (Divulgação: Sony Pictures).
Imagem: “Homem-Aranha Através do AranhaVerso” – (Divulgação: Sony Pictures).

Uma das primeiras informações liberadas a respeito do segundo da franquia foi a de que o longa teria muito mais AranhaVerso que no primeiro filme. Ótima decisão para criar uma expectativa e uma ligação mais profunda com o público, sendo acompanhada pelos grandes desafios a serem conquistados. Afinal de contas, essa é a segunda parte de uma trilogia e o público quer ver mais dessa história, desses personagens e desse multiverso cheio das mais diferentes variações de um dos super-heróis mais queridos do público: o Homem-Aranha. A experiência precisa ser memorável ao ponto de compensar o desespero de precisar esperar, por enquanto, quase um ano para assistir à conclusão dessa história.

(Eu estou frisando o “por enquanto” porque o segundo filme passou por diversos adiamentos, então pode ser que muita coisa mude e o lançamento do terceiro filme sofra com alterações de datas.)

Conforme a sinopse de “Homem-Aranha Através do AranhaVerso”, após se reunir com Gwen Stacy, o Amigão da Vizinhança do Brooklyn, Homem-Aranha de Miles Morales é catapultado através do multiverso, onde ele encontra uma Sociedade-Aranha que está encarregada de proteger a existência do equilíbrio multiversal. Mas, quando os heróis entram em conflito sobre como lidar com uma nova ameaça, Miles se vê confrontando as outras variações de Homens-Aranhas e precisa repensar o que significa ser um herói.

Os produtores e roteiristas Chris Miller e Phil Lord (com ajuda de Dave Callaham no roteiro) escreveram “Através do AranhaVerso” com muita inspiração nas histórias em quadrinhos do Cabeça de Teia do Brooklyn, sem medo de abraçar toda a grandiosidade e diversão do universo dos quadrinhos e, dessa maneira, criar algo somente seu a partir de uma história tão popular quanto a de Peter Parker, para aproveitar todos os cenários possíveis em que o épico e a empolgação se tornem o centro das atenções.

Miles Morales Across the Spider Verse 2
Imagem: “Homem-Aranha Através do AranhaVerso” – (Reprodução: Sony Pictures).

A composição artística idealizada para “Homem-Aranha Através do AranhaVerso” pelos diretores Joaquim Dos Santos (“Avatar: A Lenda de Aang”), Kemp Powers (“Soul”) e o novato Justin K. Thompson, junto com a equipe técnica, brilha ao apresentar várias cenas impressionantes com traços belos e uma explosão de cores vivas, utilizando uma série de ângulos e movimentos de câmeras inventivos e energéticos, em conjunto com uma playlist de músicas sensacionais, que certamente ficarão na memória dos espectadores e transmitem as emoções necessárias para cada cena. Seja a chegada de Miles Morales ao QG da Sociedade-Aranha ou todas as outras cenas, pois tudo é tão bonito

Inclusive, um dos melhores pontos do filme é o tratamento que a equipe da Sony Pictures Animation deu para a arte desse filme. Se “Homem-Aranha no Aranhaverso” nos apresentou a Nova York de Miles e os vários personagens de realidades paralelas com traços únicos e lindos em “2D-3D estilizado” parecendo um quadrinho vivo, o “Através do AranhaVerso” partiu dessa ideia para expandir ainda mais, usando a criatividade para brincar com o conceito do multiverso, mesmo alguns anos – e umas saturações a mais da premissa com multiversos– após o lançamento do primeiro longa.

Fw 6QpkaEAESWGr
Imagem: “Homem-Aranha Através do AranhaVerso” – (Reprodução: Sony Pictures).

“Homem-Aranha Através do AranhaVerso” é realmente um excelente filme do Homem-Aranha, com uma grande aventura épica e cheia de momentos engraçados, emocionantes e empolgantes que faz o seu coração bater bem forte. Mas sendo sincero, a frase “desafia ou supera os grandes ‘O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final’ e ‘Star Wars – O Império Contra-Atraca’ é um tanto exagerada.

Em “Através do AranhaVerso”, os diretores Joaquim Dos Santos, Kemp Powers, e Justin K. Thompson, e os roteiristas Chris Miller, Phil Lord (“Anjos da Lei”) e Dave Callaham utilizam-se da teoria do caos e da manipulação de emoções que permitem o filme saber o que devemos sentir diante ao que vemos na tela enquanto nós não. A gratificação pela aventura bem conduzida pela narrativa deixa o espectador à vontade, especialmente combinado com o apelo da nostalgia e referências às inúmeras variações do Homem-Aranha (Peter Parker, Miles Morales e outros), Mulher-Aranha (Gwen Stacy, Jessica Drew e outras) e Animais-Aranhas (répteis, felinos, dinossauros e outros).

legiao 3kqR26BpAcla.jpg
Imagem: “Homem-Aranha Através do AranhaVerso” – (Reprodução: Sony Pictures).

Os atores do elenco de voz estão excelentes em seus respectivos papeis em “Através do AranhaVerso”. Todos conseguem transmitir, seja individualmente ou em conjunto, carismaafetoempatia e realmente entendem o que os personagens precisam ser para essa história. As dinâmicas entre eles está incrível e Shameik Moore como Miles Morales, Hailee Steinfeld como Gwen Stacy e Oscar Isaac como Miguel O’Hara se destacam por se entregarem aos personagens de uma forma impecável.

Não tem como negar que cada um deles enfrenta seus dilemas em “Homem-Aranha Através do AranhaVerso”. Como Miles e Gwen, que tentam a todo custo encontrar suas próprias identidades em um vasto mundo de possibilidades fora de suas zonas de conforto, enquanto lutam contra seus próprios demônios particulares. Ou se preferirem, tem o Miguel O’Hara, o famoso Homem-Aranha 2099, que é o pivô de questionamentos propulsores da narrativa, levantando novos debates e reforçando os antigos, como a linha trêmula que liga heróis a vilões. Afinal, tudo é uma questão de perspectiva e, mesmo que alguém acredite do fundo do coração que é o verdadeiro herói da história, o outro lado pode não ter a mesma visão.

the spot spider man across the spider verse.jpg
Imagem: “Homem-Aranha Através do AranhaVerso” – (Reprodução: Sony Pictures).

Apesar de qualidades majoritárias de “Através do AranhaVerso”, para imaginar uma história circunstancial em torno do multiverso e dos arcos dos personagens, o roteiro se torna quebrado, como se não quisesse mostrar tudo o tem para mostrar, apenas o suficiente e guardando o resto para alavancar o próximo filme. E o Mancha ou The Spot, vilão vivido por Jason Schwartzman, é perfeito para exemplificar isso. Ele está no filme, é um personagem interessante e tem suas motivações muito plausíveis, mas sua verdadeira ameaça ficou para a próxima. E sim, mesmo que esses filmes tivessem sido planejados para se complementarem (como foram), um filme deve se sustentar por si só e não ficar dependendo de outro.

Simplificando: “Homem-Aranha Através do AranhaVerso” tem um começo com uma apresentação muito boa, um meio com uma pitada de desenvolvimento, só que não tem uma conclusão propriamente dita, parecendo não se importar em deixar o seu sucessor contar uma boa parte da história, ao invés dele mesmo fazer isso.

8652624
Imagem: “Homem-Aranha Através do AranhaVerso” – (Divulgação: Sony Pictures).

O “Homem-Aranha Através do AranhaVerso” certamente não é perfeito, – falha ao depender demais de seu vindouro sucessor, mas se beneficia em nunca se levar a sério, pela coragem que ajuda a tornar o filme em um passeio cheio de aventuradiversão e empolgação com uma direção brilhante de Joaquim Dos Santos, Kemp Powers, e Justin K. Thompson e uma arte com traços únicos e lindos em “2D-3D estilizado“, que parecem um quadrinho vivo.

Cenas Pós-Créditos:

“Homem-Aranha Através do AranhaVerso” não contém nenhuma cena pós-créditos. Apenas há a mensagem de que “Miles Morales retornará“.

“Homem-Aranha Através do AranhaVerso” estreou nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (01 de junho de 2023).
SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

O que você achou desse post?

Gostei
1
Adorei
3
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %