Séries e Filmes

Wandinha não sairá da Netflix, garante renomados sites

Tornando-se o maior sucesso comercial da Netflix, “Wandinha” tem estranhado os fãs, ultimamente. Acumulando mais de 1,2 bilhão de horas consumidas dentro do streaming, tornando-se a segunda série de língua inglesa mais popular da platforma, abaixo de “Stranger Things 4” e acima de “Dahmer: Um Canibal Americano”, a série estrelada por Jenna Ortega e dirigida por Tim Burton ainda não teve uma renovação oficializada.

Com isso, rumores apontados pelo The Independent, portal britânico mais conceituado no ramo do cinema, apontaram que “Wandinha” poderia migrar para a Amazon Prime Video, graças ao acordo, formalizado em 2021, de aquisição da produtora MGM pela Amazon, noticiado pelo Deadline. Contudo, outros portais engajados no mercado audiovisual hollywoodiano – IndieWire e What’s On Netflix – apontaram que a série não seguirá nesse caminho, com seu futuro assegurado na Netflix.

mv5bnmqznwmymjetowq4zs00zjqzlwjjzdktmtaxmgu4ywviodazxkeyxkfqcgdeqxvymtkxnjuynq . v1
Jenna Ortega como Wandinha. (Foto: Reprodução/ Netflix)

Os dois portais conversaram com especialistas neste tipo de negociações, e consideraram “absurdo” a suposição trazida pelo The Independent. Apesar de “Wandinha” ser um produto da MGM, a negociação da série entre a Netflix e a produtora aconteceu antes da compra da Amazon, atuando fora das restrições impostas no contrato de aquisição, é o que indica uma fonte segura do IndieWire . Logo, a Netflix tem essencialmente todo o direito da propriedade para si. O portal não revelou em qual data o acordo foi assinado.

Estamos aqui para garantir aos fãs que a ideia é tão absurda quanto uma mão decepada que anda sozinha. O acordo de “Wandinha” entre a Netflix e a MGM foi fechado muito antes de a Amazon comprar a MGM, disse uma pessoa com conhecimento da situação ao IndieWire para esta história.

Trecho do portal IndieWire
merlina
Cena de Wandinha. (Foto: Reprodução/ Netflix)

Uma outra especialista no assunto, trazida desta vez pela What’s On Netflix, afirma que a única coisa que poderia gerar um empecilho é caso a Amazon queira rescendir o contrato entre a MGM e a Netflix, cujo os trâmites passariam por uma extensa burocracia, consumindo tempo e dinheiro, principalmente da Amazon, já que contratos que seguem esses moldes geralmente prevém multas altíssimas.

Tendo conversado com vários especialistas e fontes do setor, este relatório é baseado em pura especulação, não em evidências reais, e a bola está no tribunal da Netflix, não da Amazon. Uma fonte nos disse que a Amazon poderia rescindir o contrato mais cedo, mas não seria fácil.

Trecho do portal What’s On Netflix
UX5ZYAZPTJFRVCUTFTRKWHZJOQ
Cena de Wandinha. (Foto: Reprodução/ Netflix)

A What’s On Netflix também citou que o tempo de acordo em questão da permanência dos direitos de “Wandinha” com a Netflix é de 10 anos, contando a partir da estréia da produção no catálogo. Ou seja, mesmo que a série não seja renovada para a segunda temporada – que, convenhamos, não é o caso -, a primeira temporada de “Wandinha” ficaria legalmente no recheado portfólio da plataforma de streaming até 2032, fixadamente.

O mesmo portal trouxe comparações semelhantes: a MGM também tem outro acordo com a Netflix sobre a produção da série “Vikings: Valhalla”, com novos episódios da segunda temporada chegando ainda em janeiro de 2023 e oficializado sua terceira temporada para 2024. A MGM trabalha com outros serviços de streaming seguindo o mesmo contrato, como é o caso de “The Hadmaid’s Tale”, em parceria com a Hulu, plataforma de streaming pertencente ao grupo Walt Disney Company.

“Sandman”, outra produção que conquistou o público em 2022 – garantindo sua segunda temporada -, também faz parte deste tipo de acordo de “propriedades alugadas”, desta vez entre a Netflix e a Warner Bros. Discovery; assim como “Orange is the new Black” com a Lionsgate Television, que mesmo acabando em 2019, ainda pertence à Netflix.

Wednesday 1
Cena de Wandinha. (Foto: Reprodução/ Netflix)

O único caso que envolve a remoção de antigos títulos produzidos pela Netflix para outros serviços de streaming é referente ao Disney Plus, quando a Disney comprou de volta os direitos de “Demolidor”, “Justiceiro”, “Jessica Jones”, “Luke Cage” e “Os Defensores” como parte de uma “ Rescisão Antecipada da Licença de Conteúdo ” – caso a Amazon Prime Video tivesse interesse em “Wandinha“, a plataforma teria que desembolsar certa quantia para adquirí-la, como parte de uma multa de descumprimento de contrato. A Disney chegou a pagar mais de 1 bilhão de dólares na recisão, com base no relatório de lucros do segundo trimestre do ano fiscal de 2022.

“Wandinha” deve anunciar 2º temporada ainda em janeiro.

O boato de “Wandinha” migrar para a Amazon Prime Video por conta da aquisição da Amazon frente à MGM por US$ 9 bilhões, deu-se justamente pela demora sobre as notícias de uma renovação para uma segunda temporada.

Segundo fontes de dentro da Netflix, a plataforma está estudando o sucesso da série, não só para manter os elementos que mais agradaram o público para a temporada seguinte, mas também para inserí-las em outras obras originais da empresa.

Com as informações do Deadline, a Netflix já está em negociações com para a renovação de “Wandinha“, com inclusive os showrunners já procurando locações para as filmagens e marcando uma data para a tradicional sala dos roteiristas para já planejar o arco da segunda temporada. A primeira temporada foi inteiramente gravada na Romênia.

As mesmas fontes consultadas pelo site apontam que a plataforma só deve anunciar a segunda temporada no início do próximo ano, após as festividades. Logo, qualquer anúncio pode ser feito ainda em janeiro, estendendo no máximo até fevereiro.

Para a Variety, os criadores de “Wandinha“, Alfred Gough e Miles Millar, afirmaram que a série foi pensada para ser uma obra de múltiplas temporadas, assim como qualquer projeto que a dupla idealize. Foi discutido primeiramente algo em torno de três ou quatro temporadas.

Para nós, sempre é sobre olhar para o futuro, e quando nos sentamos para criar uma série, precisamos planejar múltiplas temporadas, idealmente. Isso nunca é esperado, mas essa é a expectativa, caso seja bem-sucedido.

Geralmente, você discute três ou quatro temporadas de possíveis arcos para os personagens. Pode evoluir e mudar. É um processo que se mantém aberto o suficiente para isso. Mas, certamente, temos uma pista bastante clara do que queremos fazer nos próximos episódios.

Alfred Gough e Miles Millar para a Variety

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %