CuriosidadesSéries e Filmes

As 5 melhores produções com a quebra da quarta parede

quarta parede é um termo muito utilizado no cinema. Ele se refere a uma divisória imaginária que separa quem está fazendo a ação de quem está assistindo-a. No teatro, essa parede fictícia fica entre a plateia e os atores, já no cinema está localizada onde estão as câmeras.

A presença dessa barreira separa a ficção da realidade, facilitando a imersão do público na história. No entanto, algumas obras quebram deliberadamente a quarta parede para promover a interação entre a obra e o público. Esse ato pode ser feito de diferentes formas: no cinema, ocorre quando o ator traz o público para cena, conversando com ele através da câmera.

Assim como, Jennifer Walters, a Mulher-Hulk, faz nas suas histórias em quadrinhos e fará na sua série em live-action no Disney+, que estreará nesta quinta, 18 de agosto. Como homenagem e preparação para as aventuras da advogada esmeralda, listamos os 5 (cinco) melhores filmes e séries que quebram a quarta parede.

O Lobo de Wall Street (2013):

Leonardo DiCaprio interpretando Jordan Belfort.
Imagem: Reprodução/Paris Filmes.

Sinopse: Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal. Ele e seus amigos mergulham em um mundo de excessos, mas seus métodos ilícitos despertam a atenção da polícia.

Em O Lobo de Wall Street, o carismático Jordan Belfort vai conversando com o público enquanto sua história de ascensão e queda na Bolsa de Valores de Nova York se desenrola. Corrupção, drogas e imoralidade tornam a temática barra-pesada, mas o bate-papo descontraído e sedutor do personagem leva o público para o seu lado e o torna cúmplice de suas façanhas.

Fleabag (2016 – 2019):

Phoebe Waller-Bridge e sua quebra da quarta parede.
Imagem: Reprodução/Amazon Prime Video.

Sinopse: Uma jovem (Phoebe Waller-Bridge) busca se adaptar à vida moderna em Londres enquanto tenta lidar com uma tragédia recente.

Na série Fleabag, série da Amazon Prime Video, a intrigante personagem de Phoebe Waller-Bridge (que não tem seu nome revelado) se conecta com o público apenas olhando para a câmera e mostrando o seu ponto de vista de como é a vida de uma mulher solteira no Reino Unido, com sexo, dramas pessoais, relacionamentos familiares e conflitos morais.

A personagem mostra tudo o que sente usando suas expressões faciais enquanto olha para a câmera e fala alguns comentários cheios de humor depreciativo, como se soubesse que alguém estava assistindo – e julgar – sua história. Quando ela diz uma coisa, é fácil para o público perceber, e seu olhar para o público mostra o contrário.

Curtindo a Vida Adoidado (1986):

Matthew, Mia e Alan interpretando seus papeis em Curtindo a Vida Adoidado.
Imagem: Reprodução/Paramount Pictures.

Sinopse: O adolescente Ferris Bueller (Matthew Broderick) decide sair da rotina e engana seus pais fingindo estar doente para poder matar aula. Ele convence sua namorada, Sloane (Mia Sara), e seu melhor amigo, Cameron (Alan Ruck), a se juntarem a ele no passeio até Chicago, usando a Ferrari do pai de Cameron. Mas nem tudo é perfeito: o diretor da escola sabe que Ferris está mentindo e vai atrás dele.

Diferente de Belfort, que tem uma visão corrupta do mundo, e de Fleabag com sua forma pessimista e lúdica de pensar sobre a vida, Ferris Bueller tem um ponto de vista real (e um pouco sonhador) das coisas quando quebra a quarta parede em Curtindo a Vida Adoidado. Ele, além de passar o filme todo causando por toda Chicago, nos conta seus pensamentos, ideias, desejos e até mesmo o que planeja para o futuro.

Desventuras em Série (2017 – 2019):

Imagem promocional de Desventuras em Série.
Imagem: Divulgação/Netflix.

Sinopse: Os órfãos Baudelaire são três irmãos muito inteligentes; Violet (Malina Weissman) é a mais velha, Klaus (Louis Hynes) é o irmão do meio e Sunny (Presley Smith) é a mais nova, com três anos. Quando seus pais morrem, eles passam a morar com diferentes tutores, e o primeiro é Conde Olaf, (Neil Patrick Harris) que irá tentar roubar a enorme herança deixada pelos pais.

A série da Netflix baseada nas histórias de Daniel Handler (também é conhecido por seu heterônimo, Lemony Snicket), contada através do próprio Lemony Snicket, interpretado na série por Patrick Warburton, um “narrador observador”, que narra a história em terceira pessoa e conta apenas o que vê, o que observa, isto é, ele não participa totalmente da história e nem tem conhecimento de todos os fatos sobre os Baudelaire e personagens que ainda virão.

Deadpool (2016):

Ryan Reynolds vivendo Deadpool.
Imagem: Reprodução/Disney

Sinopse: Ex-militar e mercenário, Wade Wilson (Ryan Reynolds) é diagnosticado com câncer em estado terminal, porém encontra uma possibilidade de cura em uma sinistra experiência científica. Recuperado, com poderes e um incomum senso de humor, ele torna-se Deadpool e busca vingança contra o homem que destruiu sua vida.

A quebra da quarta parede de Deadpool é tão doida quanto próprio protagonista. Wade Wilson cria uma conexão com o público através do seu senso de humor sem sentido e é por meio disso que o personagem conta ideias, pensamentos e mostra os acontecimentos de seus dois filmes.

SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
1
Mais ou menos
0

1 Comment

  1. […] na plataforma de streaming Disney Plus, com um CGI melhorado da protagonista, proposta ousada de quebra da quarta parede e um estilo bem semelhante aos quadrinhos da Marvel em termos narrativos. O primeiro episódio de […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %