GamesReviews

Back 4 Blood | REVIEW

Depois de mais de uma década, o tão sonhado Left 4 Dead 3 finalmente foi lançado, mas com um nome diferente – Back 4 Blood – e não é desenvolvido pela Valve.

A Turtle Rock Studios foi fundada em março de 2002 por Michael Booth e posteriormente acabou se tornando uma empresa subsidiária da Valve ao lançar Left 4 Dead, tendo sua empresa nomeada como Valve South. A empresa ficou debaixo das asas da Valve por 2 anos, entre 2008 e 2010, onde acabou lançando Left 4 Dead e Left 4 Dead 2.

Phill Robb junto de Chris Ashton acabaram refundando a Turtle Rock Studios com a justificativa de que trabalhar com a Valve era uma loucura, pois haviam duas equipes trabalhando no jogo e elas estavam situadas a 800 milhas de distância, além de que o tempo de conclusão de projetos e a cultura do estúdio mudou muito após deixarem de ser independentes, e isso só voltou ao normal com a independência em 2010.

No ano de 2015, 5 anos após a Turtle Rock ter se desvinculado da gigante Valve, Evolve foi lançado. Evolve pegava um pouco da fórmula de Left 4 Dead porém tentava inovar ao adotar um “Multiplayer Assimétrico” colocando duas equipes contra, sendo uma delas de quatro jogadores e a outra de apenas um. O motivo dessa escolha é que a equipe de quatro jogadores seria a presa, e a equipe de apenas um, o caçador.

A ideia de Evolve era realmente boa, os quatro jogadores precisavam correr contra o tempo para evitar que o monstro evolua e se torne poderoso, enquanto o monstro deveria ficar fora da vista dos outros jogadores para se alimentar e evoluir, para assim poder ganhar a partida ao derrotar os quatro jogadores.

O jogo acabou indo por água abaixo pois na maioria das partidas sempre havia algum jogador que não jogava com seriedade, o jogo não havia uma narrativa ou explicação para o que estava acontecendo. Era muito difícil encontrar a fera antes que ela conseguisse ficar poderosa, além de que a empresa tentou cobrar em cima de várias expansões, skins e as pessoas começaram a sair do jogo, até que o jogo se tornasse gratuito e ainda assim os jogadores não voltassem, fazendo com que a empresa em apenas um ano e meio de jogo, terminasse o suporte.

A virada de chave da Turtle Rock:

Durante o The Game Awards 2020, cerca de cinco anos após Evolve ter sido lançado a Turtle Rock anuncia Back 4 Blood, que inicialmente parecia ser o tão sonhado Left 4 Dead 3, trazendo gigantescas hordas de zumbis com inúmeras mutações diferentes e uma equipe de apenas quatro jogadores para extermina-los.

Back 4 Blood não há uma narrativa tão significante durante sua jornada, mas há um contexto simples e bem legal por trás de toda a história: Um verme foi encontrado por cientistas no Parque Nacional de Pingualuit no Canadá de acordo com os rumores, já que ninguém sabe ao certo pois o governo tenta ocultar da população, mas dizem que as infecções começaram ainda no laboratório onde os parasitas foram encaminhados para estudo, porém quando o escândalo veio a tona já era tarde demais! A população já estava morta ou infectada, porém os Sentinelas ainda acreditam na humanidade e na cura da doença.

Os sentinelas são os personagens que você pode escolher, cada um deles há armas diferentes e habilidades diferentes que irão ser cada vez mais cruciais ao decorrer da jogatina, então escolha com sabedoria se você será um tanque de guerra ou o médico do seu grupo. Back 4 Blood segue muito do molde de Left 4 Dead, entretanto, há uma grande adição que são as cartas.

O sistema de cartas presente em Back 4 Blood enfatiza as decisões do jogador durante as travessias do jogo, fazendo com que ele crie seu próprio estilo de jogo sem ficar limitado. A mecânica permite equipar cartas específicas para desfrutar de perks especiais ou buffs que melhoram o personagem ou até a arma utilizada pelo jogador. Entre os efeitos, há a possibilidade de recarregar armas mais rápido ou ter mais resistência, bem como habilidades ativas – como conseguir reviver um parceiro instantaneamente.

Modo Versus:

No modo Versus, se você jogar como um Ridden (os zumbis), seu objetivo é matar os Cleaners (os personagens humanos) o mais rápido possível. Se você estiver na equipe Cleaner, seu objetivo é permanecer vivo pelo maior tempo possível. Cada equipe consiste em quatro jogadores e as funções são atribuídas aleatoriamente.

No entanto, os papéis serão invertidos quando a próxima rodada começar. Se você jogou como Cleaner durante a primeira rodada, você deve garantir que os novos Cleaners não permaneçam vivos por mais tempo do que o seu time. Se eles não conseguirem superar sua pontuação, você ganha. A primeira equipe a vencer duas rodadas é a vencedora.

O modo lembra bastante o Evolve desenvolvido pela Turtle Rock em 2015 e até mesmo o modo Versus do Left 4 Dead.

Custo-Benefício de Back 4 Blood:

Algo que me chamou atenção em Back 4 Blood foi o custo benefício, começando que o jogo está disponível desde o dia do lançamento no Xbox Game Pass, então caso você tenha um Xbox ou um PC, você não tem a necessidade de adquirir o jogo – apenas de assinar o Xbox Game Pass.

Há também uma grande inovação por parte da Turtle Rock na parte PvE do jogo. Assim como outros jogos cooperativo fizeram com o chamado “Passe de Amigo” onde seu amigo não precisaria ter o jogo para jogar com você – isso ocorre com It Takes Two e A Way Out por exemplo – em Back 4 Blood os seus amigos não irão necessitar obter as DLCs do jogo, apenas o líder do grupo. Isso quer dizer que no modo PvE, qualquer participante do grupo poderá aproveitar mapas, capítulos e mecânicas que poderão ser adicionados futuramente ao jogo através de conteúdo pago.

Já no modo PvP de Back 4 Blood, funciona de uma maneira um pouco diferente, veja abaixo como irá funcionar:

“No PvP, todos que compraram Back 4 Blood podem obter acesso a todos os conteúdos adicionais de PvP, mesmo sem comprar os drops. Aqueles que não comprarem esses conteúdos vão poder obter novos personagens e Ridden no PvP de graça por meio da progressão. Além disso, todos vão ter acesso às mesmas cartas no início de cada partida, independentemente de terem comprado conteúdo ou não”, diz a mensagem presente no site oficial de Back 4 Blood.

Vale a pena jogar Back 4 Blood?

Back 4 Blood é um jogo feito definitivamente para ser jogado online e principalmente com a companhia de seus amigos. Há um grande defeito nele que se você jogar offline você não irá desbloquear troféus/conquistas e nem ter algum tipo de evolução no jogo, então siga a dica e caso for jogar, jogue com um companheiro ou jogadores aleatórios.

A narrativa não é o ponto forte do Back 4 Blood, porém isso acaba sendo deixado de lado com a troca intenso de tiros e as grandes hordas de zumbis que você irá enfrentar durante toda a campanha junto dos efeitos sonoros pesados e assustadores presentes no jogo.

O jogo há algumas horas de diversão na campanha, um nível de dificuldade bem elevado e também conteúdos por vir que devem movimentar cada vez mais o novo título da Turtle Rock e acredito que deixará ele sempre vivo. Back 4 Blood diferente do que muitos pensam não é um simples sucessor espiritual de Left 4 Dead, ele é realmente uma sequência atual e inovadora que veio para chegar com tudo e ficar no mercado de jogos de zumbis multijogador.

Back 4 Blood já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. Back 4 Blood está incluso no catálogo do Xbox Game Pass para os assinantes.

*Key cedida para review

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Celebrando três meses épicos de grandes lançamentos consecutivos no Xbox Game Pass

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %