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Dandy Ace | REVIEW

Dandy Ace é um Rogue-Like Brasileiro que te coloca na pele do charmoso mágico Dandy Ace, em uma jornada para superar os desafios do Lele, o Ilusionista de Olhos Verdes.

Nerds, sejam muito bem-vindos ao “Palácio que Sempre Muda”! Explore esse magnífico palácio na pele do charmoso mágico Dandy Ace que foi aprisionado em um perigoso e imprevisível espelho amaldiçoado pelo grande Lele, o Ilusionista de Olhos Verdes.

Dandy Ace é um Rogue-Like desenvolvido pelos Brasileiros da Mad Mimic, onde trás um combate dinâmico utilizando cartas mágicas que podem ser coletadas no início do Palácio, ao derrotar inimigos, em Baús de Tesouro, nas Lojas e ao coletar Diagramas e conversar com a Jolly Jolly.

Dandy Ace trás uma espécie de gameplay Rogue-Lite já que você irá tentar, morrer, tentar novamente até conseguir chegar na sala do grande Ilusionista de Olhos Verdes, porém trazendo um fator replay simplesmente magnífico e uma dificuldade de um bom rogue-like que através das melhorias permanentes que podem ser adquiridas com a Jolly Jolly irá tornar você mais forte a cada nova tentativa.

A Progressão de Dandy Ace é algo simplesmente de brilhar os olhos, já que o fator Replay foi totalmente considerado em seu Level Design

Dandy Ace não é um Rogue-Like comum já que diferente de muitos outros ele não tem uma progressão linear. A primeira coisa a ser percebida no Palácio que Sempre Muda é que ele literalmente sempre muda a cada morte do Ace, você sempre terá o mesmo objetivo e sempre passará pelos mesmos níveis, porém com um formato totalmente diferente, spawn de inimigos em locais diferentes e muita das vezes até em quantidades diferentes.

Dandy Ace Mapa

Como visto na imagem acima, Dandy Ace tem um mapa totalmente não-linear, na sua primeira run você irá quase que obrigatoriamente passar pelos seguintes caminhos: Salão de Entrada, Salão de Banquetes, Galeria de Arte, Atelier do Axolângelo, Salão De Hóspedes, Loja do Palácio, Ponte do Severino, Salão de Gala e Sala do Trono do Lele.

O motivo de você ser quase que obrigado a passar por esse caminho na sua primeira run é que para conseguir chegar aos outros cenários você necessita coletar as chaves que irá encontrar nesses mapas (vermelha e verde). Após coletar essas chaves e você morrer uma nova run irá começar, porém mantendo as melhorias permanentes adquiridas com a Jolly Jolly e suas chaves coletadas.

Utilizando as chaves vermelha e verde que você conseguiu coletar ao passar pelo primeiro caminho você já conseguirá fazer um caminho totalmente diferente: Salão de Entrada, Pátio, Jardim, Jardim da Scissorella, Labirinto e assim por diante.

Fazendo os caminhos alternativos com Ace você conseguirá passar por todos os locais possíveis em Dandy Ace, e acredite, não irá ser algo muito rápido. Para conseguir chegar até a Sala do Trono do Lele eu necessitei de cerca de 15 horas de jogo, após esse ponto você já tem uma boa experiência com o jogo então poderá utilizar disso para encurtar o tempo para passar por todos os outros mapas.

Podemos perceber que além de um fator replay muito bom, Dandy Ace também tem um certo nível de complexidade a ser entendido de começo já que além do mapa ser totalmente gerado proceduralmente com inúmeros ambientes e inimigos, as cartas que você encontra também são totalmente aleatórias, e acredite se quiser, são MUITAS cartas.

Dandy Ace possui cerca de mais de MIL combinações possíveis de cartas, além de você também poder combinar cartas com seus acessórios que podem ser equipados com a Jenny Jenny, fazendo uma build mais ofensiva, defensiva e por aí vai. Além de você simplesmente equipar suas 4 cartas possíveis, você também pode utilizar outras para dar algum buff específico, tem cartas que irão conceder sangramento, chamas, stun, ataque em cadeia e muitas outras melhorias. Dessa maneira, Dandy Ace além de ter um mapa gerado proceduralmente para aumentar seu fator replay, você ainda precisará caçar todos os diagramas para conquistar todas as cartas e descobrir todas as builds possíveis delas.

Vozes conhecidas e Trilha envolvente

Dandy Ace por ser um jogo Brasileiro trouxe algo ao jogo que muitos sempre pedem, a Dublagem. Dandy Ace porém acabou inovando em sua dublagem trazendo criadores de conteúdo para o jogo, nomes como Maethe, Gabi Catuzzo, BRKsEDU, LJoga, Kalera, Patife e VinieMattos estão presentes no jogo.

Antes de eu ter acesso ao jogo eu imaginava que seria uma dublagem divertida porém pouco profissional, ao decorrer da minha jogatina pude perceber que é totalmente o oposto disso. Infelizmente fiquei sim incomodado com algumas vozes em algumas palavras porém fiquei MUITO satisfeito com outras vozes como por exemplo a de Maethe como Jenny Jenny e a de VinieMattos como Lele. Lele é o Personagem mais presente no jogo já que além de vilão ele é uma espécie de narrador para o que acontece na batalha e também faz algumas “piadas sem graça” para trazer uma espécie de humor ao jogo.

Dandy Ace lembra Hades em seu estilo de jogo, visão isométrica porém deixa a desejar em alguns quesitos

Dandy Ace lembra e muito Hades, um jogo que foi muito comentado ultimamente e ganhou inúmeros prêmios, Dandy Ace não só lembra como faz jus à essa comparação, trazendo um jogo magnífico e apaixonante que consegue te prender por horas e horas e te deixa pensando nele até na hora de dormir, para quando acordar você saiba a build perfeita para derrotar o grande Lele.

O maior problema de Dandy Ace ao meu ver não é a jogabilidade, trilha sonora, dublagem e muito menos seu mapa gerado proceduralmente, o maior problema ao meu ver em Dandy Ace são os bosses onde são relativamente muito mais fáceis do que todos os mapas de maneira geral e tem uma mecânica repetitiva. O primeiro boss que alcancei em Dandy Ace foi o Axolângelo e estava com um certo medo de morrer e voltar tudo do zero, consegui passar na primeira tentativa porque os movimentos eram relativamente simples, como era o primeiro boss não dei certa importância.

Ao chegar na Ponte do Severino eu pude perceber que a base dele é a mesma do Axolângelo, ou pelo menos lembra muito. Como eu estava muito próximo do fim do jogo eu estava com um cuidado dobrado para não morrer, porém os movimentos eram idênticos ao Axolângelo e não me causou nenhuma dificuldade exuberante, diferente do que eu tive em todas as fases para conseguir chegar até ele.

Chegamos então no Lele, o Ilusionista de Olhos Verdes e é nesse momento que as boss fights vão de ladeira abaixo, ele também é uma batalha bem fácil porém muito desesperadora, sinto que os desenvolvedores queriam que fosse algo muito difícil e colocaram tudo que havia direito nessa batalha. Não bastasse o Lele se multiplicar em três (o que foi uma ótima sacada, já que ele é um ilusionista) e não receber muito dano nas ilusões mesmo com uma build fortíssima, eles te atacam de vários direções, vários ataques diferentes e te deixam totalmente vulnerável, dando pouco espaço para ataque e retirando mais vida do que foi o jogo inteiro.

Levando Demon’s Souls em consideração, sinto que os bosses são as maiores motivações dos jogadores, você sofre na fase inteira porém ao passar do boss você sente que irá conseguir passar todo o resto, e foi o mesmo que senti com Dandy Ace ao sofrer em todas as fases e conseguir fácilmente passar do Axolângelo e Severino, porém ao chegar no Lele eu consigo sentir que muitos jogadores vão desistir do jogo simplesmente no último boss, por culpa da dificuldade exagerada que é presente nele em comparação ao resto do jogo.

Almejou Hades, Alcançou um dos melhores Indies de 2021

Dandy Ace tem sim seus problemas, muito deles sendo nos bosses, porém não podemos esquecer de todo o resto que é simplesmente magnífico. Dandy Ace tem um fator replay gigantesco, trilha sonora envolvente, dublagem magnífica e divertida, um número de combinação de cartas exuberante e uma paixão no desenvolvimento que consegue facilmente ser transmitida para o jogador.

Jogos Brasileiros nunca estiveram em alta, mas sinto que aos poucos eles vem tomando uma certa relevância no mercado dos games, e acho que Dandy Ace chegou para mostrar ao mundo que os Brasileiros sabem sim desenvolver um bom jogo, que por mais que lembre muito Hades, principalmente por ter sido lançado em um período curto comparado a Hades, ele um jogo totalmente original e divertido.

Dandy Ace é Desenvolvido pela Mad Mimic e Publicado pela Neowiz e estará disponível para PCs via Steam no dia 25 de Março e em breve para consoles. / Key cedida gratuitamente para review pela Masamune.

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