GamesReviews

Spiritfarer | REVIEW

Spiritfarer, novo jogo do estúdio indie Thunder Lotus Games, responsável por Jotun e Sundered, onde a morte é abordada como tema principal porém de uma maneira reconfortante

Spiritfarer se passa no período pós vida, onde após Stella despertar na presença do barqueiro do submundo ela tem em suas mãos a tarefa mais honrada que existe; suceder Caronte, o Barqueiro do submundo se tornando a nova condutora dos espíritos. Para isso, Stella recebe a Luz Eterna, um globo que pode ser capaz de assumir qualquer forma como por exemplo um serrote para cortar árvores ou até remos para navegar e que será o seu símbolo de barqueira dos mortos.

Com a Luz Eterna em mãos, o objetivo de Stella é símples! Levar os mortos através do rio Estige onde se é referido o Alfa e Ômega. Logo após a introdução tudo começa a ter seu andamento e ficar muito mais divertido, você terá um grande e vasto mundo aberto para explorar com seu barco cedido por Caronte onde seu objetivo principal é encontrar as almas errantes e ajudá-las a resolver as pendências que deixaram quando morreram, para poderem seguir em frente rumo ao descanso.

NÃO TRATE COMO A MORTE, TRATE COMO A VIDA

Spiritfarer é um jogo onde todos estão mortos já que é pós-vida, porém todos os personagens são muito vivos, carismáticos e… felizes. Não trate o jogo como a morte e sim como sua segunda vida, gerencie seu barco – a casa temporária das almas errantes – e cuide muito bem de seus passageiros; Para o maior conforto de seus passageiros monte uma casa de hóspedes, uma cozinha – onde se deve ter muita atenção, já que cada espírito contém traços onde lhe mostrarão suas comidas prediletas e as que odeiam -, uma marcenaria, um arado e um jardim, um tear e muito mais.

Porém pode ficar relaxado, por mais que pareça complicado ter que cuidar de tudo isso ao mesmo tempo a única coisa que você não precisa ter atenção é com o caminho adiante já que graças à Luz Eterna de Stella cedida por Caronte o seu barco irá ser conduzido apenas através da Luz Eterna após um ponto ser marcado no mapa, porém não se esqueça que a Luz Eterna só funcionará durante o dia.

Durante sua jornada você irá encontrar inúmeros recursos em ilhas que podem ser avistadas no mapa conforme você anda pelo mesmo, algumas maneiras de conseguir recurso são pescando através de seu navio, coletando madeira nas árvores das ilhas, comprando itens em mercadores e muito mais. Além disso existe alguns recursos que você tem um momento especifico e uma maneira “inédita” para conseguir como por exemplo as centelhas, sementes e raios.

Você também terá a capacidade de fazer o upgrade em seu navio, então além de você construir novas construções você pode melhorá-lo deixando o deque maior que permitirá que você coloque muito mais construções no seu barco, onde muitas são solicitadas pelos próprios passageiros ou até a possibilidade de ter um marceneiro ou uma tecelã em seu navio.

OS ESPÍRITOS SERÃO SEUS MELHORES AMIGOS

Trate muito bem os espíritos pois eles serão seus melhores amigos, mas Spiritfarer teve um tratamento tão único da Thunder Lotus Games que a única coisa que você não pode fazer é trata-los igualmente já que cada personagem tem sua personalidade, com desejos, necessidades e humores distintos um do outro fazendo assim uma aventura muito mais imersiva para o usuário.

Ao decorrer da aventura você poderá ter em seu navio personagens que serão esnobes, pedante, extrovertido, comilão, musicista; além de cada um ter suas comidas preferidas – e as que odeiam -, hobbies e muito mais. Stella tem como o ideal deixar o nível de satisfação de cada passageiro no máximo, para isso você deverá fazer as refeições do gosto de cada um, fazer as construções solicitadas ou até dar abraço grátis para eles.

UM JOGO ONDE O PROTAGONISMO NÃO PARTE DE VOCÊ

A maior reclamação do público em cima de muitos jogos é o fato do protagonista não falar, porém por mais que Stella não fale nada você continua conseguindo se sentir tão imersivo na história do jogo através do humor e histórias que os seus passageiros irão te contar ao decorrer da história. Com lindos gráficos desenhados a mão e uma trilha sonora onde te deixará feliz, triste e tenso no momento certo Spiritfarer faz um trabalho maravilhoso como um jogo de gerenciamento de navio ou até como um jogo de plataforma já que em inúmeros momentos do jogo são presentes vários elementos do gênero, seja na maneira de coletar recursos, resolvendo quebra-cabeças ou com o sistema de compra de habilidades.

Spiritfarer consegue atingir um nível alto de excelência onde você percebe um grande equilibrio no ritmo da história, na apresentação da mesma e em uma jogabilidade muito divertida principalmente em outros jogos com estilos parecidos onde também foram produzidos por pequenos estúdios independentes. Um gênero onde não é pra todos mas após a mão da Thunder Lotus chegar ao game, deixou de ser maçante ou repetitivo, trazendo uma experiência única e ensinando a como lidar e a importância da vida.

Spiritfarer está disponível para PS4, Xbox One – via Xbox Store ou Xbox Game Pass -, Nintendo Switch, Stadia e PC (via Steam, Epic Games Store e GOG).

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Burn The Witch chega em outubro na Crunchyroll

 

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %