Séries e Filmes

Terror nas telas e seus subgêneros (Parte 3)

Terror nas telas: Assustadores ou Cômicos? Os não muito refinados filmes do terror Trash

Creio que todos leitores e leitoras do site já saibam o que são os filmes Trash.

Este material audiovisual apresenta uma peculiaridade entre os demais subgêneros dos filmes de terror. O terror Trash, frequentemente, se caracteriza com produções de baixo orçamento, roteiros ruins, defeitos técnicos, atuações visivelmente exageradas diante de figuras ou símbolos grotescos e, geralmente, uma exploração sexualizada do corpo feminino, o que pode escapar da ótica de quem consome esse subgênero “diferenciado”.

Cenas bizarras e engraçadas do subgênero levam ao espectador uma experiência oposta das reações e sensações que os filmes do terror “convencionais” transmitem. Desmembramentos, excessivas cenas sangrentas, assassinatos, gritos e desespero, é isso o que o terror Trash vai lhes apresentar (mas não do modo que você espera), como nos filmes Re-Animator (1985), Evil Dead (1981) e O Retorno de Aliens (1983), por exemplo.

Nos anos 80 a repercussão dos filmes de terror Trash foi visivelmente significativa, na época, poderia até dar uma sensação de medo em alguns (como aconteceu comigo quando assisti Re-Animator pela primeira vez ‘-’). Pensando na singularidade de cada pessoa, apesar da má qualidade do material Trash, ainda tem quem os aprecie e consiga enxergar além do exagero e do cômico, mesmo que esse tipo de audiovisual seja de má qualidade, estética ruim e narrativa duvidosa.

A franquia Evil Dead

Como dito, ainda existem fãs do cinema Trash, como por exemplo o filme Evil Dead (eu e alguns amigos amamos esse filme). O filme de tão ruim que aparenta ser, ele conta com dois filmes nos anos 80 e um no início dos anos 90, mais um reboot no ano de 2013, sem contar com a série americana Ash Vs Evil Dead (2015). O mais legal, é que em todos os filmes da franquia o personagem principal (Ashley) continuou sendo protagonizado pelo Bruce Campbell (eterno Ash), exceto o reboot de 2013 onde ele fez apenas uma participação especial.

Atualmente os filmes de terror Trash ainda permanecem ativos com os mesmos elementos dos anos 80, mudando apenas a qualidade da imagem (as vezes) como Zombies vc Strippers (2012), The Sand (2015) e agora em época de pandemia, já surgiu o Corona Zombies (2020).

Por fim, deixo uma passagem do professor Jeffrey Sconce que definiu bem a categoria Paracinema, que explica bem a nossa viagem aos filmes Trash:

“Paracinema is thus less a distinct group of films than a particular reading protocol, a counter-aesthetic turned subcultural sensibility devoted to all manner of cultural detritus. In short, the explicit manifesto of paracinematic culture is to valorize all forms of cinematic ‘trash’, whether such films have been either explicitly rejected or simply ignored by legitimate film culture. In doing so, paracinema represents the most developed and dedicated of cinephilic subcultures ever to worship at ‘the temple of schlock’.” (SCONCE, p.2, 1995)

SIGA A NERDS DA GALÁXIA –Terror nas telas e seus subgêneros (Parte 2)

Referência:

SCONCE, Jeffrey: Trashing the Academy, em Screen36:4 Winter, 1995. Disponível em : https://sites.ualberta.ca/~vruetalo/Sarli-Bo%20Research/Screen-1995-Sconce-371-93.pdf

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %