Séries e Filmes

Terror nas telas e seus subgêneros (Parte 2)

Terror nas telas: A figura do Serial Killer entendido através dos filmes Slasher

Se lembram do último tema da nossa série sobre O Terror nas Telas sobre o subgênero psicológico? Hoje daremos continuação aos nossos textos.

Quem gosta de filmes com serial killers (sujeitos que cometem crimes com frequência)? Os filmes Slasher atendem com mais frequência a expectativa do público dos filmes de terror do que os do subgênero terror psicológico, creio que esse fenômeno ocorra devido à ligação dos filmes Slasher produzirem um maior cenário de terror, bem como assassinatos, violências, sangue e perseguições, causando um maior nível de medo.

Definindo fácilmente o Subgênero

Ainda não entenderam o subgênero Slasher? Pois bem, para explicar de um modo mais inteligível, direi quatro nomes: O Brinquedo Assassino (Chuck), Sexta Feira 13 (Jason Voorhee), A Hora do Pesadelo (Freddy Krueguer; primeiro filme de Johnny Depp) e Pânico (1996). Conseguiram fazer a ligação entre os quatro filmes? Esses pertencem ao subgênero Slasher, como alertado antes, filmes sobre serial killers, geralmente com objetos cortantes ou perfurantes, e elementos da perseguição e cenas sangrentas. Alguns filmes Slasher marcaram o público de uma geração, quem se lembra disso:

Pois é, isso me assusta até hoje.

É bem válido destacar o filme o Massacre da Serra Elétrica, esse que existem bastante teorias sobre, o vilão Leatherface consegue passar toda a agonia e medo dentro do cenário Slasher. Os clássicos do subgênero, não só do Massacre da Serra Elétrica, ganharam sequência, reboot, remake, sátiras e etc.

O enredo dos filmes Slasher e o Mundo Social

Devemos ir um pouco mais além na nossa conversa sobre os filmes Slasher, já que a violência e perseguição, segundo autores, não é à toa. Os filmes Slasher fazem mais sentido frente ao espectador justamente pelo fato da violência está (frequentemente) presente na sociedade, seja na esfera pública ou privada.

Podemos conferir esse fenômeno nos telejornais, jornais eletrônicos, jornais impressos e etc. Tanto que em muitos filmes Slasher são inspirados em fatos reais. Lembro que na minha juventude (não que eu esteja velha) entre 10 e 16 anos, aqui em Brasília pelo menos, existia um jornal impresso em que não havia censura, a figura dos cadáveres, do sangue e dos assassinos poderiam cair até nas mãos de crianças com cenas explícitas no chamado jornal “se torcer sai sangue”.

Finalizando o nosso papo

Este subgênero ganhou destaque entre os anos de 70 e 80. Vale ressaltar o declínio do subgênero no final dos anos 80, vindo a revive nos anos 90. Atualmente os filmes Slasher ainda têm boas referências, bem como Jogos Mortais (2004), Psicopata Americano (2000), entre outros. Não posso deixar de mencionar o cinema francês, que vem ganhando espaço com o terror e horror nas telas com filmes sangrentos, violentos e perturbadores.

Só para terminar bem resumidamente, os filmes Slasher são marcados pelo terror, perturbação, perseguição e assassinatos.

Como dizia Alfred Hitchcock “A glimpse into the world proves that horror is nothing other than reality.”

Fontes

LAROCCA, Gabriela Müller: REPRESENTAÇÃO E CRÍTICA SOCIAL NO CINEMA DE HORROR: O CAPITALISMO E A FAMÍLIA NORTE-AMERICANA EM O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1973 – 1979) Disponível em: http://www.humanas.ufpr.br/portal/historia/files/2014/12/gabriela_muller_larocca.pdf

MATTOS, Ivori de: SLASHER MOVIES: SERIAL KILLERS E IMAGINÁRIO SOCIAL. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Daniel%20Ivori%20de%20Matos.pdf

ROCHA, Murillo Klein: A INVERSÃO DO ANTAGONISMO NOS FILMES DE HORROR: UMA ANÁLISE DOS SLASHER MOVIES SOB A ÓTICA DOS VILÕES JASON VORHEES E FREDDY KRUEGER Disponível em: https://www.gnuteca.univates.br/bdu/bitstream/10737/1326/1/2016MurilloKleinRocha.pdf

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Terror nas telas e seus subgêneros

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %