CríticasSéries e Filmes

Aquaman 2 | Filme encerra o Universo com “control C, control V” do primeiro [SEM SPOILERS]

O fim de 10 anos de DCEU (Universo Cinematográfico Expandido da DC) se encerrou nesta quinta-feira (21), com o lançamento de Aquaman 2. Protagonizando os mesmos atores do primeiro, o filme já veio com um atestado de óbito sobre a descontinuidade da saga inciada em 2013 e debutando com uma terrível aprovação no Rotten Tomatoes – 35% de avaliação de especialistas e 76% do público. Diante dessas catástrofes, Aquaman 2 consegue impressionar os telespectadores? Leia nossa crítica sem spoilers e descubra!

Capa das materias 2023 12 22T171000.485
Aquaman 2 | Filme encerra o Universo com “control C, control V” do primeiro. (Foto: Reprodução/ Warner Bros. Discovery)

NotaA crítica consiste em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta e/ou uma resposta definitiva para a sua dúvida sobre assistir ou não à obra. Sempre priorize ver para estimular o trabalho dos realizadores e desenvolver sua formação de opinião.

Crítica sem spoilers – Aquaman 2: O Reino Perdido

Vamos ser bem diretos: Aquaman 2 é um “copia e cola” do seu antecessor, mostrando mais uma vez a falta de originalidade que o gênero de super-heróis passa em suas produções. Com as demasiadas críticas sobre uma repetição da fórmula, o segundo filme do Aquaman não só exemplifica a lista, mas também mostra a falta de preocupação dos executivos diante da problemática – afinal, se o filme está aí para ser assistido nas telonas, é porque o projeto foi aprovado por diversos executivos previamente -, o que escancara o pensamento e o objetivo exclusivamente no dinheiro, sem uma soma da qualidade ou visando premiações no meio.

Os problemas de gerência da Warner Bros com certeza atrapalharam no desenvolvimento do filme e claro que esse fator deve ser mencionado, porém não é desculpa para aceitarmos o que viesse. Ainda mais por ser a última produção do DCEU e uma duologia de um grande sucesso como foi Aquaman, esperava-se um desfecho com chave de ouro e um resultado que aliviasse o coração dos nerds visto as produções dos últimos tempos da DC.

1307673488 i798579
Cena de Aquaman 2. (Foto: Reprodução/ Warner Bros. Discovery)

Além da monoticidade do enredo, Aquaman 2 não consegue organizar os eventos retratados. O longa de James Wann se perde muito e tenta criar atmosferas mal-sucedidas, o que só gera constrangimento e uma falta de identificação. Principalmente com cenas que deveriam ser de humor. Ao estilo “Thor: Amor e Trovão”, Aquaman 2 desvirtua um personagem introdutoriamente sério e aposta em cenas de completa imaturidade e bobalhonas, surfando no carisma do ator principal.

Até a resolução e a chamada de alguns plots do filme são parecidos com esse outro desastre da Marvel Studios: se por um lado a Mera (Amber Heard) sai gravemente ferida, 15 minutos depois a esposa do Rei de Atlântida salva seu cônjuge pleníssima, como se nada tivesse acontecido; a mesma motivação pífia do Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II) que seguia como o principal antagonista e subvertendo-se como secundário nos momentos finais – novamente -; a relação de estranheza e de nítida sabotagem entre o Arraia e o doutor Shin (Randall Park) e nada aconteceu; contínuas lutas sem propósito contra o antagonista… muitas incongruências narrativas.

Um adendo sobre o roteiro é também a questão ambiental tratada em Aquaman 2, totalmente jogada e sendo mais um detalhe do que algo comovente. A única tentativa de comoção vem pelo plano da família e sua importância nas relações, que ficou bem parecido como um filme dos Velozes e Furiosos no mar. Cheio de reconciliações, segundas chances, conselhos e aquele tralalá característico.

Como pontos positivos, consto a atuação da dupla Jason Momoa e Patrick Wilson e as cenas de CGI, que continuam sob mesma qualidade que de 2018. Talvez valesse alguma estética ou um visual ou efeito mais diferente, porém continua de se encantar; e possivelmente seria melhor para Aquaman 2 se o diretor e os roteiristas não investissem tanto assim no épico e nas cenas de luta e concentrassem seus esforços numa trama desvinculativa e somatória com o primeiro filme.

Agora, o fato que mais me agradou positivamente foi o resumo dos acontecimentos de Aquaman de 2018 e complementando com as mudanças propostas neste novo. O que era no início uma revolução as conexões com diversos filmes, o recurso ficou bastante massante e inviável com a grande quantidade de séries e filmes que lançam nos cinemas e streaming.

aquaman 2
Cena de Aquaman 2. (Foto: Reprodução/ Warner Bros. Discovery)

Conclusão

Aquaman 2 não inova mesmo no gênero. Muito pelo contrário: traz os mesmos personagens lidando com o mesmo vilão, que agora se torna mais holofotizado, porém ainda usado de lado para um outro grande antagonista. A exata mesma fórmula, para quem assistiu Aquaman, cansará o telespectador e tornará o filme uma grande obviedade e uma tremenda confusão, com uma sensação de algo faltando e com as duas horas do filme extensas demais. Para os descompromissados com o gênero de super-heróis, especialmente famílias que só querem aproveitar o fim de semana e as festas de fim de ano, o filme pode divertir com cenas bobinhas e com esse núcleo familiar muito aflorado no andamento do filme.

5

Aquaman: O Reino Perdido (2023) | 2h Diretor: James Wann Um antigo poder é libertado e o herói Aquaman precisa fazer um perigoso acordo com um aliado improvável para proteger Atlântida e o mundo de uma devastação irreversível.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %