Séries e Filmes

PlayStation Productions está “pressionada” com sucesso de The Last of Us

As adaptações de videogames parecem ser a mais nova modalidade de sucesso de Hollywood, dado os bons números de bilheteria e audiência que as mais recentes produções acumularam. Os casos mais recentes giram em torno do filme animado Super Mário Bros: O Filme – que alcançou um feito incrível nas bilheterias – e a série “The Last of Us” – original da HBO que bateu recordes de audiência e é uma das séries mais bem avalidadas nos sites especializados de crítica e mais consumidas da empresa. Com a Nintendo e Microsoft ampliando seus horizontes ao cinema, a PlayStation também segue apostando alto, confirmando várias adaptações de seus jogos para as telinhas, que parece ser o melhor formato dentro da indústria nesse quesito.

God of War e Horizon Zero Dawn, por exemplo, originais da PlayStation, já foram oficializados como novas séries: a primeira confirmada para a Amazon Prime Video e a última em desenvolvimento entre a PlayStation Productions e a Netflix. Porém, o sucesso absoluto de “The Last of Us“, escrita e criada por Neil Druckmann e Craig Mazin, vai gerar uma “pressão” em torno de seu resultado e qualidade para estas vindouras adaptações, reconhece o chefe da PlayStation Productions, Asad Qizilbash.

Capa das materias 32
Gof of War e Horizon sofrerão “pressão” após sucesso de The Last of Us. (Foto: Reprodução/ Sony/ HBO/ Enzo Sapio Monello)

Durante um episódio do Podcast Oficial do PlayStation, apurado pelo site Comic Book, o chefe do departamento da empresa especializado para produtos cinematográficos citou que o resultado excelente da série estrelada por Pedro Pascal e Bella Ramsey cria um padrão aos filmes e séries que adaptam uma obra eletrônica, que normalmente os próprios estúdios e principalmente os fãs esperam que sejam cumpridos.

Porém, ao revelar esta certa “preocupação”, Asad Qizilbash logo tranquilizou os fãs das franquias God of War e Horizon sobre o desenvolvimento de suas respectivas séries, afirmando que a fidelidade à obra original será respeitada, ao mesmo tempo que novas histórias, mundos e personagens são contadas e introduzidas, para que os fãs mais enraizados tenham um estímulo de novidade e possam consumir o produto final do mesmo jeito que os iniciantes à história.

O mesmo cuidado e fórmula que tomamos em The Last of Us, vamos tomar com Horizon [e] God of War. Vamos contar a história do jogo porque podemos, porque é uma série, e porque temos tempo para fazer isso, temos episódios para poder fazer isso. Não estamos tentando adaptar esses jogos em um filme de duas horas.

Você vai ver a história do jogo, mas também iremos mais mais longe, explorando outros personagens e ampliando a construção desses mundos que você não pode fazer no jogo por causa da agência. Isso é o que é emocionante para mim, os fãs vão adorar porque vão ver esse jogo ganhar vida

Asad Qizilbash ao Podcast da PlayStation – via Comic Book
Capa das materias 31
Horizon Zero Dawn e God of War (2018) devem ser retratados na primeira temporada. (Foto: Reprodução)

O produtor executivo da franquia na PlayStation, Cory Barlog, respondeu a um fã no Twitter sobre esse mesmo tema de querer “igualar” a qualidade de “The Last of Us” a God of War para a Prime Video.

Trabalho (em The Last of Us) verdadeiramente incrível, humilde e inspirador que me enche de alegria e felicidade para todos que o fizeram. E não é pouca pressão, frustração e um pouquinho de ciúme por ser TÃO BOM. Sério, o que estão alcançando é MONUMENTAL. Estou muito orgulhoso deles.

Cory Barlog em sua rede social

Além de God of War e Horizon, outras adaptações de videogames estão sendo desenvolvidas, com sua maioria sendo adquirida pela Amazon Studios, como nos casos de Fallout – estrelada por Walton Goggins (Justified) e Ella Purnell (Yellowjackets), escrito por Geneva Robertson-Dworet (Tomb Raider; Capitã Marvel) -; Gran Turismo – Archie Madekwe (See), David Harbour (Stranger Things) e Orlando Bloom (Piratas do Caribe) já estão definidos nos papéis principais, com Jason Hall (Sniper Americano, Honra ao Mérito) e Zach Baylin (King Richard: Criando Campeãs) no roteiro e Neill Blomkamp (Distrito 9, Elysium) na direção, estreando no dia 11 de agosto -; e Mass Efect – sem muitos detalhes revelados, estando ainda na fase de idealização.

A respeito da PlayStation Productions, Ghost of Tsushima e Twisted Metal também foram confirmados como histórias que receberão sua versão para o audiovisual. Twisted Metal, inclusive, já terminou com as gravações em agosto de 2022 e será exibida na Peacock. Stephanie Beatriz (Brooklyn 99), Anthony Mackie (Falcão e Soldado Invernal), Thomas Haden Church (Sideways; Homem Aranha de 2000), Richard Cabrel (Mayans M.C.) e lutador profissional Samoa Joe no papel de Sweet Tooth estão no elenco.

Mais sobre as produções da PlayStation Productions – God of War e Horizon

God of War

A adaptação televisiva original da Amazon Prime Video seguirá os eventos de God of War de 2018 com o plantel nórdico, com o Deus da Guerra que, depois de se exilar de seu passado sangrento na Grécia antiga, decide pendurar suas armas para sempre em Midgard, um Reino Nórdico. Quando sua amada esposa morre, o então conhecido Fantasma de Esparta parte em uma perigosa jornada com seu filho distante, Atreus, para espalhar suas cinzas do pico mais alto de todos os Reinos.

Essa como muitas outras confirmações de séries baseadas nos jogos da PlayStation vieram pelo evento da Business Segment Brienfings, no dia 25 de maio de 2022. Para a série, a dupla de roteiristas Mark Fergus e Hawk Ostby (Filhos da Esperança, The Expanse) foram confirmadas, além de Rafe Judkins (A Roda do Tempo) atuando como produtor principal ao lado de Cory Barlog, que é supervisor da franquia na PlayStation.

Depois do anúncio, o chefe de televisão global da Amazon Studios, Vernon Sunders, se diz “honrado” em contar a história dos jogos, e disse que God of War é uma “franquia atraente” com uma “rica narrativa”

God of War é uma franquia atraente e guiada por personagens incríveis, que acreditamos que cativará nossos clientes globais tanto com seus mundos expansivos e imersivos quanto com sua rica narrativa. Estamos honrados por explorar a mitologia de God of War de uma maneira tão importante com a Sony Pictures Television, PlayStation Productions e Santa Monica Studio

Vernon Sunders, chefe de televisão global da Amazon Studios em um comunicado

Asad Qizilbash também se pronunciou, na época, afirmando que o produto final será “ousado e autêntico”, ressaltando a grandeza de God of War como um dos jogos mais premiados da história dos videogames.

God of War é um dos jogos mais premiados do PlayStation, por isso estamos empolgados em fazer essa parceria com a Sony Pictures Television e a Amazon Studios para levar nossa amada franquia aos fãs e novos públicos de uma maneira ousada e autêntica.

Chefe da PlayStation Productions, Asad Qizilbash em um comunicado
Capa das materias 29
God of War. (Foto: Reprodução/ Sony)

Por último, o roteirista Rafe Judkins comunicou que é um fã da saga de jogos e que está trabalhando no roteiro ao lado de Mark Fergus e Hawk Ostby “há um tempo”. Durante todo o seu parecer, Rafe celebrou estar envolvido no projeto, por sua paixão aos jogos eletrônicos e pela nova aventura que terá em sua carreira.

Essa adaptação é algo em que venho trabalhando há muito tempo com Mark Fergus e Hawk Ostby. O anúncio oficial acabou de sair, mas é algo que conhecemos e estamos envolvidos há algum tempo. É realmente emocionante. Eu amo os jogos, e amo trabalhar com esses dois caras, eles são ótimos, muito inteligentes.

É algo que estou muito feliz por trabalhar, porque é uma franquia incrível. É muito diferente de A Roda do Tempo em muitos aspectos, por isso é um bom equilíbrio ter envolvimento nos dois projetos.

Rafe Judkins, produtor principal, ao Dragonmount

Por enquanto, nenhum ator foi escalado. Christopher Judge, responsável pela captura de movimentos de Kratos e pela dublagem do personagem, demonstrou publicamente ter interesse em assumir novamente o Deus da Guerra, agora para a adaptação da PlayStation Productions e Amazon Studios. Mesma forma que os intérpretes de Atreus e Freya nos jogos, Sunny Suljic e Danielle Bisutti, também deixaram claro seus desejos em voltar à ativa para o formato série.

Vernon Sunders, em sua entrevista ao Collider, garantiu mais uma vez que a série de God of War para a Amazon Prime Video será honrosa ao material original e comentou sobre a força narrativa que a história tem, através de seus “núcleos reais”.

Nós sempre procuramos por histórias com um núcleo emocional real, e acredito que é justamente isso que torna God of War tão especial. Trata-se de algo sobre família, pais e filhos, situado nessa paisagem épica e gigantesca.O trabalho da equipe criativa tem sido incrivelmente fiel ao material original e também convincente por si só

Vernon Sanders ao Collider

Horizon

Sem nenhum detalhe a respeito dos atores e diretores, a adaptação da Horizon produzida pela PlayStation Productions em associação à Netflix somente confirmou o nome de Steve Blackman‎‎ (The Umbrella Academy) como roteirista e produtor, desde sua apresentação ao ‘2022 Business Segment Brienfings‘, em maio do ano passado.

A plataforma de streaming renovou seu contrato com Steve Blackman para ser produtor e roteirista exclusivo da empresa para vindouros projetos originais junto a sua produtora, a Irish Cowboy, com um dos principais projetos envolvendo a adaptação do icônico jogo exclusivo da PlayStation.

‎‎Horizon Zero Dawn‎‎ e ‎‎Orbital‎‎ (outro projeto da Irish Cowboy) são elevados em nível de evento fundamentados em personagens que os fãs vão amar e se relacionar. Estamos entusiasmados por trabalhar com a Netflix e todos os nossos parceiros no desenvolvimento dessas histórias inovadoras.

Netflix em seu comunicado oficial
Arte de Horizon Forbidden West. (Foto: Reprodução/ PlayStation)

Sobre a história, a série Horizon da Netflix e da PlayStation Production será um prelúdio aos eventos dos jogos.

Nos dois jogos de aventura e ficção científica de Horizon, a Terra está há mil anos no futuro, em um mundo estranho e belíssimo, repleto de tribos primitivas e máquinas de alta tecnologia, tudo construído sobre os ossos dos “Antigos” – as ruínas dos Estados Unidos atuais. quando essas máquinas anteriormente pacíficas misteriosamente se transformam em caçadores perigosos, um jovem chamada Aloy descobre que a única chance de salvar seu mundo é lutar para descobrir o que aconteceu com o nosso. Aloy, então, se torna uma caçadora de máquinas e viaja para investigar uma peste letal e misteriosa, em busca de respostas para salvar a vida na Terra.

Logo, o que a PlayStation Productions e a Netflix pensaram é dar destaque aos eventos passados que culminaram na queda da humanidade, parecido com o que rolou na série “Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, ambientalizando em um mesmo universo e em períodos de tempo muito distantes. Quem trouxe essa informação foi o jornalista Jeff Grubb, do Venture Best. Jeff também cita que o nome da produção será “Horizon 2047“.

De acordo com o jornalista, “Horizon 2047” será ambientalizada em dois períodos temporais distintos: um que antecede as centenas de anos retratados nos jogos, que nos permitirá saber os eventos de antes do nascimento de Aloy, a protagonista; e outro retratando o período atual, o mesmo dos jogos de Horizon. Jeff Grubb informou que Jack Boem (The Boys, Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City) trabalhará como diretor assistente de “Horizon 2047” e Michelle Lovretta (The Expanse, Jogos Mortais 2) atuará como a diretora de arte da série produzida pela PlayStation Productions.

horizon forbidden west pescocao
Cena de Horizon Zero Dawn. (Foto: Reprodução/ PlayStation)

Porém, em entrevista ao The Ronin, Steve Blackman disse que Aloy será a personagem principal da série da Netflix produzido pela PlayStation Productions. O roteirista e produtor complementou dizendo que existem personagens dentro da franquia que não são vistos com frequência e que devem ganhar um protagonismo no seriado.

Horizon Zero Dawn traz uma história excepcionalmente bem elaborada, com personagens maravilhosos que não são vistos com frequência no mundo dos jogos. A Guerrilla Games criou um mundo incrivelmente exuberante e vívido de homem e máquina que se encontram em rota de colisão para o esquecimento.

A salvação deles vem na forma de uma jovem guerreira chamada Aloy, que não faz ideia de que é a chave para salvar o mundo. Basta dizer que sim, Aloy será uma personagem principal em nossa história. Minha parceira de roteiro, Michelle Lovretta, e eu estamos entusiasmados por poder expandir essa propriedade intelectual notável em uma série para todos os tipos de espectadores.

Steve Blackman ao The Ronin

Portanto, não se sabe se a nova produção da PlayStation realmente adotará a postura de contar uma história de prelúdio em paralelo ao período atual do jogo, ou se a ideia de uma narrativa que antecede os eventos já mencionados em Horizon foram trazidas por Jeff de maneira equivocada.

Segundo o The Ronin, “Horizon 2047”, as gravações já estão em andamento em Toronto, Canadá, embora que o elenco ainda não tenha sido divulgado pela PlayStation Productions ou pela Netflix.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %