GamesReviews

Hogwarts Legacy | REVIEW

É com imenso prazer e felicidade que posso finalmente dizer que a minha carta para Hogwarts chegou.

É algo que sempre sonhei, desde minha infância, e ter esse sonho se tornando realidade é algo que faz meus olhos brilharem.

Sim, eu joguei Hogwarts Legacy e tive uma encantadora aventura em Hogwarts e seus arredores.

Antes de mais nada, só tenho a agradecer pela equipe da Warner Bros. Brasil pela oportunidade e a chave de Review.

O que é Hogwarts Legacy?

Hogwarts Legacy se passa na década de 1890, cerca de 100 anos antes dos eventos de Harry Potter e a Pedra Filosofal, e segue um aluno que irá entrar em Hogwarts no quinto ano.

O que o personagem não esperava, é que ele é portador de uma misteriosa magia ancestral e que precisará entender o motivo dela ter ressurgido e o porquê dos bruxos das trevas estarem atrás dela.

Para isso, você irá viver uma incrível aventura ao lado de outros alunos de Hogwarts, como o Sonserino Sebastian Sallow, Natsai Onai da Grifinória e Poppy Sweeting da Lufa-Lufa.

Cada um dos personagens têm carisma e características relacionadas a cada casa como vimos em filmes e livros, tal como o rumo de suas missões – primárias e secundárias – dada aos jogadores.

As semelhanças com o Mundo Mágico 

De fato, não há como negar que Hogwarts Legacy têm sim alguma ligação com o Mundo Mágico de Harry Potter.

E isso não tem relação apenas com Hogwarts, Hogsmeade e afins, mas sim com personagens e easter eggs que encontramos em nossa jornada.

Podemos encontrar por exemplo a Mulher Gorda, que fica em frente a sala comunal da Grifinória, ou então os poltergeists Nick Quase-Sem-Cabeça e Pirraça.

Membros da família Weasley, como é o caso da professora Matilda Weasley, também estão presentes no jogo, mostrando a fundo a personalidade que já conhecemos de outras obras.

Os easter eggs, como a compra de sua varinha no Olivaras também é algo de encher os olhos, mas bem, não irei me aprofundar neles.

  • foto3
  • foto2
  • foto1

Uma singela obra de arte

Esse é um daqueles jogos em que me peguei andando devagar, girando a câmera lentamente e sorrindo aos brandos.

Hogwarts Legacy é uma rara obra de arte, algo que não vemos todos os anos no mundo dos games.

Algo dessa magnitude, talvez possa ter sido visto no último ganhador de jogo do ano – Elden Ring – ou então no aclamado jogo da geração passada: The Witcher 3.

É ousado fazer essas grandes comparações, mas o conjunto da obra é de fato, do mesmo nível – se não mais – desses dois jogos citados acima.

Desde quests secundárias interligadas e com uma profunda narrativa, à grandes segredos por Hogwarts, uma infinidade de puzzles e minigames, além de muitas atividades para realizar por todo o mundo, sendo curiosamente, todos muitos originais e criativos.

Um sonho sendo realizado

Sinceramente, eu não esperava ver algo tão grandioso como é Hogwarts Legacy.

Tudo nesse jogo é incrível, bem feito e marcante. Desde seus inúmeros mercadores com excelentes modelos, ótima dublagem, originais e com suas próprias histórias.

Ou então, até mesmo os efeitos sonoros quando você abre um baú secreto, pega uma página para o guia de campo ou completa uma missão.

De fato, esse é um deleite para qualquer fã de Harry Potter, qualquer fã de RPG, ou qualquer fã de videogame.

As possibilidades em Hogwarts Legacy são infinitas, e a Avalanche Software abraçou nesse jogo tudo o que havia de bom nos melhores e mais incríveis jogos já feitos até hoje.

Missões bem escritas, lembrando The Witcher, um mundo grandioso e prazeroso de explorar, como em Elden Ring, e até mesmo cenas anestesiantes como Uncharted e The Last of Us.

Estudando em Hogwarts

Quem nunca sonhou estudar em Hogwarts, não é mesmo? Em Hogwarts Legacy isso é literalmente possível.

Durante sua jogatina você terá aulas de Defesa Contra As Artes das Trevas, Feitiços, Poções, Herbologia, Vôo, Adivinhação, Transfiguração, Bestas e Astronomia.

Nas aulas você irá aprender novos feitiços para derrotar seus inimigos e avançar nas missões principais de história, tal como poções que irão lhe ajudar nos momentos mais críticos.

Vale ressaltar que, diferente do que muitos pensaram, as aulas não são em horários específicos, como eram no jogo Bully, da Rockstar.

Elas são colocadas no jogo no formato de missão, e você deve concluí-las no seu tempo, mas sendo necessárias para avançar na história principal.

  • herbologia
  • astronomia

Atividades

O mundo bruxo está cheio das mais variadas atividades possíveis em um jogo de mundo aberto.

Você terá contato com o Viveiro dentro da Sala Precisa, algo que remete bastante à franquia Animais Fantásticos, e além de gerir o cuidado dos animais, também irá poder personalizar toda a Sala Precisa.

Cerca de 100 desafios de Merlin espalhados por todo o mundo, em forma de Puzzle também estarão presente, tal como inúmeros baús com recompensas, acampamento de bandidos, ninhos de animais, guias de campo escondidos, luas de seminviso e muito mais.

O que não falta em Hogwarts Legacy, são atividades para fazer.

  • foto6
  • foto5
  • foto4
  • Hogwarts Legacy

Montarias, Corridas e Pó de Flu

As montarias no universo de Harry Potter estão presentes desde o princípio, com a clássica Nimbus 2000, e isso não é diferente em Hogwarts Legacy.

Ao ir avançando na missão principal, você poderá ir à aula de Vôo, onde terá o primeiro contato com as vassouras. Após isso você poderá ir até Hogsmeade adquirir a sua própria.

No mesmo estilo das vassouras, mas com uma história de fundo de encher os olhos, temos o Hipogrifo, presente também nos filmes do Harry Potter, onde após concluir a aula de Bestas, e realizar uma missão de história, podemos ter ele em nossa jornada.

O Hipogrifo serve como uma montaria terrestre, e também área, já que podemos voar. A jogabilidade remete ao que aprendemos anteriormente com a vassoura.

Arpéu é a terceira e última montaria presente no jogo, sendo uma criatura mágica das montanhas da Europa e tendo a pele mais grossa que a de dragões, refletindo a maioria dos feitiços.

Vale ressaltar também que, por meio de uma skin, você pode transformar o seu Hipogrifo em um Testrálio, mas nesse caso, apenas para quem adquirir a edição deluxe do jogo.

Tendo sido apresentado para os fãs da saga em Harry Potter e a Câmara Secreta, logo no início onde ao invés de Beco Diagonal, Harry fala “Biboca Diagonal”, o Pó de Flu também está presente em Hogwarts Legacy.

Com ele você pode se teleportar rapidamente para qualquer lugar de Hogwarts, Hogsmeade ou do mundo inteiro. Mas claro, para isso você precisará antes ter descoberto o local de teleporte.

O nome “Pó de Flu” não possui nada narrativo e nem visual na sua jornada, sendo então apenas uma forma de contornar a possibilidade do jogador se teleportar para inúmeros lugares. Algo bem inteligente.

Vale a pena jogar Hogwarts Legacy?

Estamos em um momento onde viramos a cara para os jogos de mundo aberto, muito por culpa da repetitividade e da forma genérica em que eles são tratados pelos estúdios.

Entretanto, no caso de Hogwarts Legacy, felizmente esse não foi o caso.

Fazia um certo tempo que eu não encostava em um RPG de mundo aberto tão magnífico e grandioso como é Hogwarts Legacy.

Algo assim a gente não vê desde pelo menos 2018, quando chegou Red Dead Redemption 2, ou então 2015, ano de lançamento de The Witcher 3: Wild Hunt.

Você pode achar que estou exagerando, ou puxando sardinha pro universo de Harry Potter, mas não, eu estou sendo totalmente sincero.

Sim, esse jogo é tão incrível quanto, senão mais esses dois jogos citados. Claro que, os três jogos tem propostas completamente diferentes, mesmo sendo três RPGs de mundo aberto.

Enquanto Red Dead Redemption 2 preza pelo realismo puro, The Witcher 3 preza pela grandeza do universo, Hogwarts Legacy pega a roda que foi reinventada pelos dois títulos e a deixa ainda mais redonda, pegando tudo de bom e acertando em cheio com a varinha.

Nada é inovador em Hogwarts Legacy, mas é realmente gostoso e impressionante o quão bem esse jogo consegue usar e abusar das possibilidades.

De fato, esse jogo é um vencedor por si só, sem dúvidas alguma é uma carta de amor para os fãs, e muito possivelmente ele estará presente entre os melhores jogos do ano de 2023.

Hogwarts Legacy está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. Chegará em breve para Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Chave cedida gratuitamente para review pela Warner Bros. Brasil.

product-image

Hogwarts Legacy

10

Prós
  • Dublado e Legendado em Português do Brasil
  • Atividades
  • Missões Secundárias com ótima escrita e dinâmicas
  • Trilha Sonora
  • História instigante
  • Mundo aberto
  • Combate
Contras
  • Não tem quadribol ;c

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
1
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %