EventosProgramas de TV e EntretenimentoSéries e Filmes

Veja os indicados ao Oscar 2023 e os favoritos!

Alguém pediu Oscar por aí? A 95ª edição da maior premiação de Hollywood acontecerá no dia 12 de março em Las Vegas, Estados Unidos. E para já entrar no clima requinte que o Oscar exige, a Academia de Cinema de Hollywood anunciou nesta terça-feira (24) os indicados para suas categorias. Uma pré-lista dos filmes foi divulgada pela Academia do Oscar no dia 27 de dezembro, e, quase um mês depois, os finalistas finalmente foram revelados.

“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, um dos filmes mais populares de 2022, foi o mais lembrado pela Academia e com mais chances de faturar o famoso Carequinha de Ouro, consequentemente, isolado com 11 indicações ao Oscar 2023. Abaixo deste, os filmes “Nada de Novo no Front”, da Netflix, e Os Banshees de Inisherin foram os mais mencionados, com 9.

“Elvis”, “Os Fabelmans”, “Tár“, “Top Gun: Maverick”, “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” e “Avatar: O Caminho da Água” completam a lista dos mais indicados ao Oscar 2023, respectivamente. Com o filme biográfico do Rei do Rock detendo 8 menções, o filme biográfico de Steven Spielberg com 7, “Tár” e “Top Gun: Maverick” empatados com 6, a segunda continuação de Pantera Negra – honrando o primeiro filme lançado em 2018 – com 5 indicações e “Avatar 2” com 4.

GettyImages 97052777

Lista dos indicados a 95ª edição do Oscar (2023)

Melhor Filme

Nada de Novo no Front

Avatar: O Caminho da Água

Os Banshees de Inisherin

Elvis

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Os Fabelmans

Tár

Top Gun: Maverick

Triângulo da Tristeza

Entre Mulheres

indicados oscar
Indicados do Oscar 2023 como Melhor Filme. (Foto: Reprodução/ G1)

A categoria de ‘Melhor Filme’ do Oscar é, sem dúvidas, o principal prêmio da noite. Com uma lista extensa de altíssimos concorrentes, a briga será muito boa.

Com o Globo de Ouro 2023 já tendo ocorrido no dia 10, já podemos fazer alguns burburinhos, uma vez que a premiação, embora que tenha vivido momentos difíceis e tenha perdido o prestígio para muitos membros da comunidade artística, continua relevante no cenário.

“Os Banshees de Inisherin” e “Os Fabelmans” saíram como vencedores como ‘Melhor Filme de Drama’ e ‘Melhor Filme de Comédia/ Musical’, respectivamente. Além de que as produções passaram o rodo na noite do evento, sendo os maiores ganhadores do Globo de Ouro 2023.

“Avatar 2”, “Elvis”, “Tár” e “Top Gun Maverick” concorrem com “Os Banshees de Inisherin”; enquanto “Os Fabelmans” superou “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, “Triângulo da Tristeza”, “Babilônia” e “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” – ambos que nem sequer conseguiram uma vaga para o Oscar 2023 como ‘Melhor Filme’.

Melhor Atriz

Cate Blanchett (Tár)

Ana de Armas (Blonde)

Andrea Riseborough (To Leslie)

Michelle Williams (Os Fabelmans)

Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

atrizes oscar
Indicados do Oscar 2023 como Melhor Atriz. (Foto: Reprodução/ G1)

O mesmo da categoria de Melhor Filme acontece com as categorias individuais dos atores e atrizes no Oscar.

No Globo de Ouro 2023, Cate Blanchett e Michelle Yeoh faturaram o prêmio, logo espera-se que as duas sejam as mais fortes concorrentes ao prêmio de Melhor Atriz – claro que não podemos descartar a atuação emotiva de Michelle Willians em “Os Fabelmans”, tanto que foi lembrada pelas duas premiações.

Muitos portais comentaram que a aparição da atriz Ana de Armas como Melhor Atriz no contraditório e polarizado filme “Blonde”, da Netflix, foi uma das maiores surpresas, mas seu trabalho também foi agraciado com elogios dos críticos e com a indicação ao Globo de Ouro. A maior novidade fica com Andrea Riseborough, do filme “To Leslie”, que não apareceu no Globo de Ouro e está aqui nas finalistas do Oscar 2023.

Outras grandes reclamações é a ausência de Viola Davis pelo filme “Mulher Rei”, que não conseguiu nenhuma indicação ao Oscar.

Melhor Ator

Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin)

Austin Butler (Elvis)

Brendan Fraser (A Baleia)

Bill Nighy (Living)

Paul Mescal (Aftersun)

atoresindicados oscar
Indicados do Oscar 2023 como Melhor Ator. (Foto: Reprodução/ G1)

A categoria de ‘Melhor Ator’ promete e muito! Austin Butler, pela sua performance em “Elvis”, e Colin Farell, interpretando o irlandês Pádraic em “Os Banshees de Inisherin”, foram os premiados no Globo de Ouro de 2023.

Brendan Fraser e Bill Nighy também concorrem aqui no Oscar, em especial a Brendan Fraser, que após sua paralisação da atuação, voltou com tudo e conquistou os críticos e o público, sendo ovacionado por minutos no Festival de Veneza.

Melhor Canção Original

Applause”, de “Tell it like a woman” (música e letra de Diane Warren, com interpretação da cantora e atriz Sofia Carson)

Hold my Hand”, de “Top Gun: Maverick” (música e letra de Lady Gaga e Bloodpop)

Lift me Up”, de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (música de Tems, Rihanna, Ryan Coogler e Ludwig Goransson, letra de Tems e Ryan Coogler)

“Naatuu Naatu”, do filme “RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)” (música de M.M. Keeravaani, letra de Chandrabose)

“This is life”, de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (música de Ryan Lott, David Byrne e Mitski, letra de Ryan Lott e David Byrne)

rihanna lady gaga e david byrne
Indicados do Oscar 2023 como Melhor Canção Original. (Foto: Reprodução/ G1)

Em comparação aos indicados de Melhor Canção Original do Globo de Ouro com o Oscar, apenas “Lift me Up” de Rihanna, “Hold my Hand” de Lady Gaga e “Naatu Naatu” do filme “RRR” estavam em ambas as listas. O prêmio acabou com o filme indiano.

“Carolina” de Taylor Swift (para “Um Lugar Bem Longe Daqui”) e “Ciao Papa”, composto por Guillermo del Toro & Roeban Katz para a animação stop-motion da Netflix “Pinóquio”, foram lembrados no Globo de Ouro e avacalhados no Oscar 2023, o que rendeu certa discordância por parte do público.

“Nothing Is Lost (You Give Me Strength)”, de “Avatar: O Caminho da Água” e “Carolina” até chegaram a estar na lista dos pré-indicados, mas não foram para frente. “You Made It Feel Like Home” para o filme “Até os Ossos” – filme canibal protagonizado por Timothée Chalamet – e “Nobody Like U”, de “Red – Crescer é Uma Fera” já tiveram o pior caso, não conseguindo uma vaga na pré-lista.

Melhor Trilha Sonora

Nada de Novo no Front

Babilônia

Os Banshees de Inisherin

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Os Fabelmans

Analisando os resultados do Globo de Ouro 2023, o trabalho de Justin Hurwitz em “Babilônia” teve mais apelo e conseguiu levar o troféu para a casa. Na ocasião da premiação, somente os musicistas de “Os Fabelmans” e “Os Banshees de Inisherin” concorreram.

Será que os “novatos” conseguirão o prêmio? Ou o grande maestro John Williams (Os Fabelmans) vai faturar mais uma estatueta para sua casa? A trilha sonora foi muito presente igualmente em “Os Banshees de Inisherin”, com um excelente desempenho de Carter Burwell, podendo também ser um grande favorito.


Melhor Atriz Coadjuvante

Angela Basset (Pantera Negra: Wakanda para Sempre)

Hong Chau (A Baleia)

Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin)

Stephanie Hsu (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

Mesmo com um grande domínio de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, a vencedora de Melhor Atriz Coadjuvante no Globo de Ouro 2023 Angela Basset aparece aqui novamente pelo filme da Marvel Studios “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”. Basset é a favorita para conseguir mais um prêmio como Rainha Ramonda no segundo filme do herói, que honra o legado de Chadwick Boseman.

Mas é preciso atenção: Kerry Condon e Jamie Lee Curtis apareceram também no Globo de Ouro com papéis incríveis em seus respectivos filmes.


Melhor Ator Coadjuvante

Brendan Gleeson (Os Banshees de Inisherin)

Brian Tyree Henry (Causeway)

Judd Hirsch (Os Fabelmans)

Barry Keoghan (Os Banshees de Inisherin)

Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

Se na categoria de ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ teve duas indicações à favor de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, aqui no ‘Melhor Ator Coadjuvante’ a situação muda, favorecendo o filme “Os Banshees de Inisherin”, exatamente a mesma coisa que aconteceu nos indicados de Melhores Atores Coadjuvantes no Globo de Ouro 2023.

Mesmo tendo dois indicados no Globo de Ouro, a estatueta foi destinada a Ke Huy Quan, de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Teremos um deja-vú ou uma virada de jogo?

Judd Hirsch e Brian Tyree Henry – ator aclamado por “Atlanta” – ocuparam os lugares de Brad Pitt (Babilônia) e Eddie Redmayne (O Enfermeiro da Noite). A ausência de Brad Pitt incomodou alguns cinéfilos.


Melhor Direção

Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin)

Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

Steven Spielberg (Os Fabelmans)

Todd Field (Tár)

Ruben Östlund (Triângulo da tristeza)

No Globo de Ouro de 2023, Steven Spielberg foi agraciado com o prêmio de Melhor Direção. Da lista divulgada pela Academia do Oscar, somente Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin) e a dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) disputaram contra o mestre Spielberg.

Os outros dois diretores que foram esquecidos na sarjeta pela Academia do Oscar para a 95ª edição são James Cameron (por Avatar: O Caminho da Água) e Baz Lurhmann (por Elvis).


Melhor Animação

Pinóquio” – por Guillermo del Toro

Gato de Botas 2: O Último Pedido

Marcel the Shell With Shoes On

A Fera do Mar

Red: Crescer é uma Fera

Os finalistas do Globo de Ouro e do Oscar em suas categorias de Melhor Animação estão quase iguais, sendo uma união entre disputa boa de produções, que estão sendo aclamadas, e uma obviedade pesando mais para “Pinóquio” de Guilherme del Toro – que levou a melhor na premiação do Globo de Ouro.

“A Fera do Mar”, original da Netflix, é a única diferença do que foi citado acima, que não foi indicado ao Globo de Ouro, dando espaço ao animê “Inu-Oh”.


Melhor Curta de Animação

The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse

The Flying Sailor

Ice Merchants

My Year of Dicks

An Ostrich Told Me the World is Fake, and I Think I Believe It


Melhor Documentário

All That Breathes

All the Beauty and the Bloodshed

Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft

A House Made of Splinters

Navalny


Melhor Curta Documentário

The Elephant Whisperers

Haulout

How Do You Measure a Year?

The Martha Mitchell Effect

Stranger at the Gate


Melhor Filme Internacional

Nada de Novo no Front

Argentina, 1985

Close

Eo

The Quiet Girl

“Argentina, 1985” é o único representante sul-americano no Oscar 2023 na categoria de ‘Melhor Filme Internacional’, e apontado como o principal favorito da disputa, mesmo com o sucesso de “Nada de Novo no Front” e sua narrativa de guerra. Tanto que o filme argentino ganhou o Globo de Ouro na noite do dia 10 de janeiro, superando o próprio filme da Netflix, o filme belga “Close” , o indiano “RRR” – que, por incrível que pareça, foi lembrado na categoria de Melhor Canção Original e não aqui – e a produção sul-coreana “Decision to Leave” – outra esnobada do Oscar 2023.

“Eo”, filme polaco-italiano, e “The Quiet Girl”, filme irlandês, ocuparam os postos.


Melhor Roteiro Original

Os Banshees de Inisherin

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Os Fabelmans

Tár

Triângulo da Tristeza

Melhor Roteiro Adaptado

Nada de Novo no Front

Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Living

Top Gun: Maverick

Entre Mulheres

Enquanto no Globo de Ouro as categorias de filmes e séries possuem mais desdobramentos – tendo categorias focadas em drama e comédias/musicais -, o Oscar tem mais categorias envolvendo a categoria de roteiro. Entre “Tár”, “Os Fabelmans”, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, “Entre Mulheres” e “Os Banshees de Inisherin”, o último filme acabou levando a melhor.


Melhor Curta Live Action

An Irish Goodbye

Ivalu

Le Pupille

Night Ride

The Red Suitcase


Melhor Som

Nada de Novo no Front

Avatar: O Caminho da Água

The Batman

Elvis

Top Gun: Maverick


Melhor Maquiagem e Penteados

Nada de Novo no Front

The Batman

Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Elvis

A Baleia


Melhores Efeitos Visuais

Nada de Novo no Front

Avatar: O Caminho da Água

The Batman

Top Gun: Maverick

Pantera Negra: Wakanda para Sempre


Melhor Design de Produção

Nada de Novo no Front

Avatar: O Caminho da Água

Babilônia

Elvis

Os Fabelmans


Melhor Edição

Os Banshees of Inisherin

Elvis

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Tár

Top Gun: Maverick


Melhor Fotografia

Nada de Novo no Front

Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades

Elvis

Império da Luz

Tár


Melhor Figurino

Babilônia

Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Elvis

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Sra. Harris Vai a Paris


Melhor design de produção

Nada de Novo no Front

Avatar: O Caminho da Água

Babilônia

Elvis

Os Fabelmans

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %