Indústria de animes cresce 13% em 2021, o maior aumento já registrado desde 2002.
Os animes sempre estiveram em nosso dia-a-dia, e representam muita força e adoração por boa parte da parcela nerd mundial, com uma grande ressalva aqui no Brasil, que nos serviram como uma introdução ao mercado cinematográfico e televisivo, além da potencialização que o mesmo causou no mundo da dublagem. Hoje em dia, os Animes são indispensáveis. O que reflete um novo estudo feito pela Associação de Animações Japonesas. A pesquisa apontou um aumento no mercado de animes de 13,3% em 202, em comparação com os resultados do ano anterior, agora com um valor de mercado estimado em 2,7422 trilhões de ienes (aproximadamente US$ 19,76 bilhões).
- Quentin Tarantino dirigirá minissérie em 2023
- Mais de um terço dos fãs da Marvel se dizem cansados com a frequência de produções, afirma estudo
- Cassiodora, shoot ‘em up indie brasileiro, recebe data de lançamento, plataformas e demo exclusiva na Steam
- Black Desert Online lança Atoraxxion: Yolunakea, terceira dungeon cooperativa do jogo
- Promoções de Black Friday da Ubisoft têm jogos com até 90% de desconto

Este aumento simboliza um crescimento jamais registrado pelo estudo da Associação de Animações Japonesas, que começou suas produções há mais de 20 anos, em 2002. O recorde anterior era de 2,5145 trilhões de ienes (aproximadamente US$ 18,12 bilhões) em 2019, um ano bem recente ainda. O mercado, que já era muito fortalecido pela própria comunidade de fãs e consumidores, ficou ainda mais fortificado em razão do período ápice da pandemia do coronavírus.
Impossível relacionar sobre o momento atual da maior crise sanitária da atualidade com o aumento severo da necessidade das plataformas de streaming. Segundo o mesmo estudo, o mercado de animes atingiu seu maior lucro de todos os tempos no setor dos streamings, com 154,3 bilhões de ienes acumulados (aproximadamente US$ 1,11 bilhão), um aumento de 65,9% em relação a 2020, muito mais que a metade do valor antepassado.

As mercadorias licenciadas de produtos audiovisuais de animes também representou crescimento, subindo 14,0% em relação aos dados anteriores, chegando a 663,1 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 4,78 bilhões).
A Associação de Animações Japonesas revela que grande parte deste aumento deu-se pelo mercado estrangeiro, que está consumindo mais desenfreadamente. O mercado externo representou quase 48% dos lucros em 2021, e já tinha superado, nos dados divulgados do ano passado, em 2020, o mercado doméstico, de US$ 9,6 bilhões acumulados pelo mercado de fora do Japão contra os US$ 8,8 bilhões feitos em bilheterias domésticas.

O editor-chefe do Relatório da Indústria de Animação Masuma Hiromichi e o conselheiro do setor de programação do TIFF Fujitsu Ryota, disse em um seminário na TIFFCOM, evento do Tokyo Film Festival voltado ao mercado de anime, que o aumento histórico pode ter acontecido pela agilidade dos estúdios em mudar para o trabalho remoto mantendo o nível de produção alto. Além disso, uma série de títulos de animes que estavam em diferentes momentos de produção e precisaram parar em 2020 puderam ser retomados em 2021. As vendas de merchandising também foram altas, assim como a demanda por serviços de streaming.

Mercado de Animes também aumentou em 2020
A Associação de Animações Japonesas, como de praxe anualmente, publicou no final de 2020 um relatório da progressão do mercado neste ano. A pesquisa constatou uma significativa crescente mesmo sendo um ano pandêmico e de paralisações. Os estudiosos também demonstraram surpresa, visto que a taxa de natalidade do Japão estava relatando queda, e ao encolhimento do mercado interno e ao aperto das regulamentações na China a partir de abril de 2019.
O Relatório Indústria Anime 2020 apontou crescimento de 15,1%, acumulando 2,5112 trilhões de ienes (24,18 bilhões de dólares) em comparação a 2018. O mercado estava em 1,2661 trilhões de ienes em 2009, pelo que os números de 2019 representam quase o dobro da indústria na última década. O mercado de filmes anime aumentou 62,4% em relação ao ano anterior para 69,2 bilhões de ienes (666,2 milhões de dólares) e sua distribuição na Internet aumentou 15,1% para 68,5 bilhões de ienes (659,5 milhões de dólares). Já o mercado externo representou a maior parcela com 1.2009 trilhões de ienes (11,56 bilhões de dólares), um aumento de 19,0% em relação a 2018.

Olá, Nerds da Galáxia! Sou Enzo Sapio, vida longa e próspera! Sou um estudante de jornalismo (até dezembro de 2023) completamente enlouquecido por cinema, sempre tentando ver alguma coisa nova por aí. Sim, sou marvete assumido, pai de gatos, gamer de Playstation e jogador de RPG nas horas vagas. Além disso, gosto de ler quadrinhos e falar sobre games, tecnologia, música (sou mais do rock) e de crushs pesados em famosas nas quais nunca conhecerei. Não tenho nenhum dinheiro no bolso, devido a periféricos gamers, funko pop’s e baldes/copos temáticos de alguma coisa nerdola. Ajude um necessitado e mete um pix… ou simplesmente compartilha minhas matérias! Obrigado!