Mais de um terço dos fãs da Marvel se dizem cansados com a frequência de produções, afirma estudo
Desde a inserção de uma nova Saga cinematográfica após o sucesso que a Saga do Infinito trouxe à Marvel e a Disney, muitos fãs já estavam queixando-se sobre a escolha da empresa de ter mais que dobrado seus projetos anuais, a partir da atenção dada às telinhas com a execução de séries para a Disney Plus. Muita parte disso não somente pela falta do “respiro final” entre uma história e outra, mas pela qualidade que parece ter decaído, que pode ser entrelaçada com a ausência de tempo para melhorar o roteiro e o CGI de seus títulos. Inclusive, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, não estava conseguindo monitorar todas as produções da empresa.
Um relatório analítico feito pelo site Fandom, disponibilizado com exclusividade à Variety, prova a tal sentença acima: cerca de 36% dos mais de 5 mil fãs que responderam a pesquisa afirmaram estar esgotados com tamanha frequência de produções da Marvel Studios.
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Embora a “canseira” dos fãs da Marvel tenha sido revelada pela pesquisa, outra estimativa alivia o lado da Marvel: 81% dos marvetes dizem que assistiriam qualquer produção do estúdio. O estudo feito pela Fandom também colocou em cheque a DC, grande rival mercadológica da Marvel: 67% dos fãs da DC se comprometeriam com qualquer produção cinematográfica, mostrando uma parcela razoável de DCnautas mais exigentes com a empresa e um maior engajamento da Marvel perante seus consumidores por uma diferença bem nítida.
Enquanto a Marvel demonstra mais acertividade e garantia de acesso aos seus filmes e séries, a DC apresenta uma boa vantagem em relação à canseira e a aprovação dos fãs com seus títulos, com 20% dos fãs manifestando-se cansados ou esgotados com a frequência de suas produções.
Além dos DCnautas serem mais exigentes com as produções da empresa – que possui nova reformulação com James Gunn assumindo um posto semelhante a de Kevin Feige na Marvel Studios -, eles também são os que mais se preocupam com franquias específicas, registrando 57% dos fãs da DC que alegam se importar mais com um ou dois heróis em específico, como Batman e Superman, do que com o Universo DC como um todo. Os amantes da Marvel que mais se atentam a um ou dois heróis precisos representam 38% do montante, o que prova como que a Marvel consegue possuir uma base de bilheterias muito forte sobre seus títulos e a Warner Bros. Discovery não ter o apoio para tal.
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Como conclusão da pesquisa da Fandom, a maioria dos DCnautas superam a outra maioria dos marvetes em outros dois quesitos: de serem mais colecionadores de produtos licenciados da empresa, e o mais popular lançamento cinematográfico do ano. Na primeira pergunta, é 20% mais provável que um fã da DC compre alguma camiseta, action figure etc; do que um fã da Marvel. Quanto ao maior lançamento nos cinemas, o filme escolhido pela maioria dos 5 mil entrevistados foi “The Batman”, de Matt Reeves – contratado por longos anos pela nova direção da DC Films e que será responsável pelo enriquecimento do universo do Homem-Morcego de Robert Pattinson.
A pesquisa da Fandom ainda categorizou os tipos de fãs, levando em conta que os termos “fãs” e “superfãs” são muito genéricos, com cada um sendo muito diferente do outro, sendo necessária outras denominações mais nichadas.
O Fandom conseguiu dividir os fãs em quatro categorias: “Os Advogados”, “Os Intencionalistas”, “Os Culturistas” e “O Flerte” (em tradução livre). Estes quatro níveis estão em ordem decrescente de intensidade, ou seja, os “Advogados” são os que mais consomem tal franquia e falam dela nas mídias sociais; enquanto o “Flerte” é caracterizado por pessoas que só assistem determinado filme ou série quando tem tempo.
Os “Advogados” é a principal base de fãs, que consideram que a propriedade inteelctual fazem parte da vida deles, logo, não são influenciados por qualquer meio em relação à obra e geralmente consomem a produção nos primeiros dias de lançamento. O site determina que fãs da Marvel, Rick and Morty, Harry Potter, DC, Star Wars e Stranger Things se enquadram na categoria.
O fãs mais exigentes, influenciados pelo marketing e críticas fortes, temas de narrativa e atores e cineastas por trás dos projetos são chamados de “Intencionalistas”. O site afirma que geralmente nas duas ou três primeiras semanas do lançamento de qualquer filme ou série os “Intencionalistas” acabam consumindo-as. Franquias com um alto número de “Intencionalistas”, segundo o Fandom, incluem “Breaking Bad”, “Better Call Saul”, “The Handmaid’s Tale”, “Game of Thrones” e “Only Murders in the Building”.
Já os “Culturistas” são aquelas pessoas descompromissadas sobre determinada obra, que geralmente assistam à obra específica após um mês de seu lançamento e muito pelos “burburinhos” e recomendações que recebem de amigos e familiares, vendo como uma boa alternativa de usar o filme ou série para gerar uma conexão mais fortalecida. “Chicago Fire”, “Ted Lasso” e “True Detective” são os que mais detém “Culturistas” na sua base de consumidores.
Por fim, o “Flerte” é configurado por aquelas pessoas que só querem ver tal produção para descontrarir enquanto tiverem tempo livre, mais interessados em entretenimento do qual possam “entrar e sair”. “The Office”, “Bob Esponja Calça Quadrada”, “Gilmore Girls, “South Park” e “Friends” são produções audiovisuais que possuem muitos “Flerte” na sua base de acesso.
As palavras ‘fã’ e ‘superfã’ são usadas constantemente para descrever os consumidores de entretenimento, mas esses termos são muito genéricos para o mundo do entretenimento de hoje — os fandoms são complexos. Entender as camadas da identidade dos fãs e conectar-se autenticamente com eles na hora certa e no lugar certo será a chave para os profissionais de marketing que buscam maximizar o sucesso em streaming, lançamentos teatrais e videogames.
Stephanie Fried, CMO da Fandom, em um comunicado
Perkins Miller, CEO da Fandom, também em uma nota sobre a pesquisa realizada pelo site, diz que a maioria dos consumidores de cinema e TV estão no “Flerte” e “Culturistas”, e espera que este resultado possa fazer com que as empresas de entretenimento audiovisual possam pensar em maneiras mais eficientes e criativas para moverem estas pessoas para camadas mais fanáticas, como nas categorias de “Advogados” e “Intencionalistas”.
Alcançar os consumidores de maneira impactante não é uma fórmula única para todos. Entender o espectro da identidade do fã e como isso afeta o comportamento do fã nunca foi tão crítico no cenário de entretenimento em constante expansão.
Perkins Miller, CEO da Fandom, em um comunicado
Como já dito anteriormente, a pesquisa da Fandom, com disponibilização exclusiva da Variety, entrevistou 5 mil fãs de entretenimento e jogos entre 13 e 54 anos e pessoas que fazem parte dos “insights proprietários” do site, plataforma que acumula 300 milhões de usuários mensais em todo o mundo.
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Olá, Nerds da Galáxia! Sou Enzo Sapio, vida longa e próspera! Sou um estudante de jornalismo (até dezembro de 2023) completamente enlouquecido por cinema, sempre tentando ver alguma coisa nova por aí. Sim, sou marvete assumido, pai de gatos, gamer de Playstation e jogador de RPG nas horas vagas. Além disso, gosto de ler quadrinhos e falar sobre games, tecnologia, música (sou mais do rock) e de crushs pesados em famosas nas quais nunca conhecerei. Não tenho nenhum dinheiro no bolso, devido a periféricos gamers, funko pop’s e baldes/copos temáticos de alguma coisa nerdola. Ajude um necessitado e mete um pix… ou simplesmente compartilha minhas matérias! Obrigado!