Séries e Filmes

Mais de um terço dos fãs da Marvel se dizem cansados com a frequência de produções, afirma estudo

Desde a inserção de uma nova Saga cinematográfica após o sucesso que a Saga do Infinito trouxe à Marvel e a Disney, muitos fãs já estavam queixando-se sobre a escolha da empresa de ter mais que dobrado seus projetos anuais, a partir da atenção dada às telinhas com a execução de séries para a Disney Plus. Muita parte disso não somente pela falta do “respiro final” entre uma história e outra, mas pela qualidade que parece ter decaído, que pode ser entrelaçada com a ausência de tempo para melhorar o roteiro e o CGI de seus títulos. Inclusive, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, não estava conseguindo monitorar todas as produções da empresa.

Um relatório analítico feito pelo site Fandom, disponibilizado com exclusividade à Variety, prova a tal sentença acima: cerca de 36% dos mais de 5 mil fãs que responderam a pesquisa afirmaram estar esgotados com tamanha frequência de produções da Marvel Studios.

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(Foto: Reprodução/ The Direct)

Embora a “canseira” dos fãs da Marvel tenha sido revelada pela pesquisa, outra estimativa alivia o lado da Marvel: 81% dos marvetes dizem que assistiriam qualquer produção do estúdio. O estudo feito pela Fandom também colocou em cheque a DC, grande rival mercadológica da Marvel: 67% dos fãs da DC se comprometeriam com qualquer produção cinematográfica, mostrando uma parcela razoável de DCnautas mais exigentes com a empresa e um maior engajamento da Marvel perante seus consumidores por uma diferença bem nítida.

Enquanto a Marvel demonstra mais acertividade e garantia de acesso aos seus filmes e séries, a DC apresenta uma boa vantagem em relação à canseira e a aprovação dos fãs com seus títulos, com 20% dos fãs manifestando-se cansados ou esgotados com a frequência de suas produções.

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(Foto: Reprodução/ Nerdtrip)

Além dos DCnautas serem mais exigentes com as produções da empresa – que possui nova reformulação com James Gunn assumindo um posto semelhante a de Kevin Feige na Marvel Studios -, eles também são os que mais se preocupam com franquias específicas, registrando 57% dos fãs da DC que alegam se importar mais com um ou dois heróis em específico, como Batman e Superman, do que com o Universo DC como um todo. Os amantes da Marvel que mais se atentam a um ou dois heróis precisos representam 38% do montante, o que prova como que a Marvel consegue possuir uma base de bilheterias muito forte sobre seus títulos e a Warner Bros. Discovery não ter o apoio para tal.

Como conclusão da pesquisa da Fandom, a maioria dos DCnautas superam a outra maioria dos marvetes em outros dois quesitos: de serem mais colecionadores de produtos licenciados da empresa, e o mais popular lançamento cinematográfico do ano. Na primeira pergunta, é 20% mais provável que um fã da DC compre alguma camiseta, action figure etc; do que um fã da Marvel. Quanto ao maior lançamento nos cinemas, o filme escolhido pela maioria dos 5 mil entrevistados foi “The Batman”, de Matt Reeves – contratado por longos anos pela nova direção da DC Films e que será responsável pelo enriquecimento do universo do Homem-Morcego de Robert Pattinson.

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(Foto: Reprodução/ Warner Bros. Discovery)

A pesquisa da Fandom ainda categorizou os tipos de fãs, levando em conta que os termos “fãs” e “superfãs” são muito genéricos, com cada um sendo muito diferente do outro, sendo necessária outras denominações mais nichadas.

O Fandom conseguiu dividir os fãs em quatro categorias: “Os Advogados”, “Os Intencionalistas”, “Os Culturistas” e “O Flerte” (em tradução livre). Estes quatro níveis estão em ordem decrescente de intensidade, ou seja, os “Advogados” são os que mais consomem tal franquia e falam dela nas mídias sociais; enquanto o “Flerte” é caracterizado por pessoas que só assistem determinado filme ou série quando tem tempo.

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(Foto: Reprodução/ Diário do Rio Doce)

Os “Advogados” é a principal base de fãs, que consideram que a propriedade inteelctual fazem parte da vida deles, logo, não são influenciados por qualquer meio em relação à obra e geralmente consomem a produção nos primeiros dias de lançamento. O site determina que fãs da Marvel, Rick and Morty, Harry Potter, DC, Star Wars e Stranger Things se enquadram na categoria.

O fãs mais exigentes, influenciados pelo marketing e críticas fortes, temas de narrativa e atores e cineastas por trás dos projetos são chamados de “Intencionalistas”. O site afirma que geralmente nas duas ou três primeiras semanas do lançamento de qualquer filme ou série os “Intencionalistas” acabam consumindo-as. Franquias com um alto número de “Intencionalistas”, segundo o Fandom, incluem “Breaking Bad”, “Better Call Saul”, “The Handmaid’s Tale”, “Game of Thrones” e “Only Murders in the Building”.

Já os “Culturistas” são aquelas pessoas descompromissadas sobre determinada obra, que geralmente assistam à obra específica após um mês de seu lançamento e muito pelos “burburinhos” e recomendações que recebem de amigos e familiares, vendo como uma boa alternativa de usar o filme ou série para gerar uma conexão mais fortalecida. “Chicago Fire”, “Ted Lasso” e “True Detective” são os que mais detém “Culturistas” na sua base de consumidores.

Por fim, o “Flerte” é configurado por aquelas pessoas que só querem ver tal produção para descontrarir enquanto tiverem tempo livre, mais interessados ​​em entretenimento do qual possam “entrar e sair”. “The Office”, “Bob Esponja Calça Quadrada”, “Gilmore Girls, “South Park” e “Friends” são produções audiovisuais que possuem muitos “Flerte” na sua base de acesso.

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(Foto: Reprodução/ Freepik)

As palavras ‘fã’ e ‘superfã’ são usadas constantemente para descrever os consumidores de entretenimento, mas esses termos são muito genéricos para o mundo do entretenimento de hoje — os fandoms são complexos. Entender as camadas da identidade dos fãs e conectar-se autenticamente com eles na hora certa e no lugar certo será a chave para os profissionais de marketing que buscam maximizar o sucesso em streaming, lançamentos teatrais e videogames.

Stephanie Fried, CMO da Fandom, em um comunicado

Perkins Miller, CEO da Fandom, também em uma nota sobre a pesquisa realizada pelo site, diz que a maioria dos consumidores de cinema e TV estão no “Flerte” e “Culturistas”, e espera que este resultado possa fazer com que as empresas de entretenimento audiovisual possam pensar em maneiras mais eficientes e criativas para moverem estas pessoas para camadas mais fanáticas, como nas categorias de “Advogados” e “Intencionalistas”.

Alcançar os consumidores de maneira impactante não é uma fórmula única para todos. Entender o espectro da identidade do fã e como isso afeta o comportamento do fã nunca foi tão crítico no cenário de entretenimento em constante expansão.

Perkins Miller, CEO da Fandom, em um comunicado

Como já dito anteriormente, a pesquisa da Fandom, com disponibilização exclusiva da Variety, entrevistou 5 mil fãs de entretenimento e jogos entre 13 e 54 anos e pessoas que fazem parte dos “insights proprietários” do site, plataforma que acumula 300 milhões de usuários mensais em todo o mundo.

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