Séries e FilmesCríticasCuriosidades

Ótimos filmes com trilhas sonoras incríveis – Parte 1

Em um filme a trilha sonora pode desempenhar papel essencial ao bom desenvolvimento da trama e em alguns casos torna-se tão relevante quanto aspectos mais técnicos como fotografia, roteiro ou mesmo a atuação. Alguns filmes clássicos são lembrados principalmente por uma canção marcante, como a melodia do tango na dança conduzida por Al Paccino em “Perfume de Mulher” ou mesmo na canção “Shalow” do filme “Nasce uma estrela”. Já alguns filmes de qualidade duvidosa possuem como um dos poucos pontos positivos a música, como no caso do filme “Batman Forever” que tem em seu encerramento a empolgante canção da banda U2 “Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me”.

Mas além dos exemplos mencionados existem outros filmes que destacam-se não somente por uma música marcante, mas por possuírem várias ótimas canções que embalam a trama. Com isso iremos a partir de agora elencar alguns ótimos filmes que foram privilegiados com uma trilha sonora de respeito.

1 – Perdido em Marte (2015)

Perdido em marte

No filme do diretor Ridley Scott o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão para Marte, mas após uma severa tempestade é atingido por um objeto, se perde dos seus companheiros e acaba sendo abandonado pelos colegas que pesavam que Mark havia morrido no acidente. Ao despertar percebe que encontra-se sozinho no planeta inóspito com escassos suprimentos e sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. Ele inicia então uma dura luta pela própria sobrevivência, utilizando de todo o seu conhecimento científico para fazer contato e retornar para casa.
A comandante da missão, vivida pela atriz Jéssica Chastain, ao fugir do planeta acaba deixando para trás seu notebook com uma infinidade de músicas dançantes dos anos 70 e são essas canções que embalam a aventura do personagem perdido ao longo do filme. Dentre as músicas que compõem a trilha sonora do longa estão a clássica “Starman” de David Bowie, muito conhecida no Brasil pela ótima versão do grupo Nenhum de nós “Astronauta de mármore”, além de “Hot Stuff” na inconfundível voz de Donna Summer, “I will survive” de Glória Gaynor e da excelente “Turn the beat arround” de Vick Sue Robinso. Um verdadeiro banquete para os amantes das boas músicas dos anos 70 e de boas músicas em geral.
2 – Guardiões da galáxia – Volume 2 (2017)

guardioes da galaxia vol 2 001

Nessa ótima continuação do filme original de 2014 de James Gun os Guardiões da Galáxia lutam para manter sua nova família unida enquanto desvendam os mistérios envolvendo a origem de Peter Quill (Chris Pratt), quando Ego (papel de Kurt Russel) apresenta-se como o verdadeiro pai do protagonista. Além da trama principal Yondu (Michael Rooker) precisa mostrar seu valor como saqueador e Gamora (Zoe Saldaña) enfrenta antigos problemas familiares com Nebulosa (Karen Gillan).
O longa inicia-se com uma insana sequência de ação com os Guardiões enfrentando um monstro gigante ao som de “Mr. Blue Sky” do grupo Eletric Ligth Orchestra que costuma misturar rock progressivo e músicas de orquestra. Na sequência a chegada do grupo ao belo planeta Ego fica ainda mais especial ao som de “My Sweet Lord”, clássico na voz do ex-beatle George Harrison. Vale ainda mencionar a ótima “The Chain” do Fleetwood Mac, o piano ao fundo de “Lake Shore Drive” do trio Aliotta Haynes Jeremiah e do refrão chiclete de “Surrender” de Cheap Trick. Ao final do filme o cantor britânico Cat Stevens entra em cena com “Father and Son” numa comovente cena no funeral galáctico de Yondu.
3 – Forrest Gump – O contador de histórias (1994)

forrest gump

O filme do diretor Robert Zemeckis, ganhador de 6 Oscars em 1994, dentre os quais o de melhor filme conta a história de Forrest Gump (Tom Hanks), um jovem do Alabama que apresenta deficiência intelectual e que conta suas experiências de vida a estranhos em um ponto de ônibus. Apesar de suas inúmeras limitações o protagonista possui uma vida relativamente normal graças ao apoio da mãe vivida por Sally Field. Assim, seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de pesca de camarão, Forrest inspira a todos com seu otimismo. Mas a pessoa que Forrest mais ama pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce e perturbada Jenny (Robin Wright).
Tom Hanks é um daqueles atores que costuma escolher muito bem os filmes em que atua e Forrest Gump é certamente uma boa prova disso. Mas além da incrível história contada um dos maiores diferenciais desse longa é sua apuradíssima trilha sonora que passa por clássicos da década de 60 como “Hey Joe” de Jimi Hendrix, Break On Through (To the other side) e “People are Strange” do The Doors, e “Turn! Turn! Turn!” da banda The Birds. A década de 70 também é muito bem representada no filme por “Sweet Home Alabama” maior sucesso da banda Lynyrd Skynyrd, “Get Down tonigth” do KC and the Sunshine band e “Go your own way” do Fleetwood Mac.
Um filme impecável que consegue alinhar uma ótima história, um protagonista carismático e ótimas interpretações sendo embalados por uma das trilhas sonoras mais emblemáticas da história do cinema americano. Imperdível!

A NERDS agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e ficar por dentro das principais notícias da cultura pop (t.me/nerdsdagalaxianoticias).

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Ótimos filmes com trilhas sonoras incríveis – Parte 1

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
2
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %