Séries e Filmes

Os 6 plot twists mais surpreendentes do cinema!

AVISO: MATÉRIA CONTÉM SPOILERS

Só de ler o título, já imagino que sua mente tenha se inundado com diversas cenas de vários filmes que, provavelmente, tiraram seu sono e/ou te deixaram encucado por dias. Em termos gerais, essa é a essência e a beleza dos famosos plot twists: reviravoltas que explodem sua cabeça e, não raro, carregam filmes inteiros nas costas.

De onde veio o conceito de plot twist? Sua origem é um tanto difusa. O longa O Gabinete do Doutor Caligari (Robert Wiene, 1920), por exemplo, possui em sua trama um ponto que poderíamos considerar como plot twist: no final, toda história era, na verdade, uma ilusão do personagem principal, Francis (Friedrich Feher), que se encontrava internado em um manicômio. Familiar, não?

Porém, considera-se que foi a partir da década de 70 que a prática “pegou” na sétima arte, tendo como um de seus expoentes o aclamado diretor Alfred Hitchcock. Embora ele seja amplamente respeitado, não deve levar o crédito sozinho quando o assunto é articulação de plot twists. Filmes do estilo noir também usavam e abusavam de reviravoltas para prender seus espectadores, décadas antes do diretor.

Juntando o melhor dos dois mundos, confira abaixo os 6 filmes com os melhores (e/ou mais inesperados) plot twists do cinema:

  • 1: Os Suspeitos (The Usual Suspects – 1995)

the usual suspects

Dirigido por: Bryan Singer

Tudo começa com uma explosão em um cais que mata 27 pessoas. Para investigar o caso, a polícia interroga duas testemunhas: um húngaro, gravemente ferido, e Verbal Kint (Kevin Spacey), criminoso de longa data que, mesmo sendo paraplégico, saiu ileso da explosão. Ao aprofundar as investigações, um nome passa a ser recorrente: o também húngaro Keyser Soze. E não é só isso. Vai ficando cada vez mais evidente que o tal Soze, impiedoso e temido por todos, estava por trás de todo o ocorrido. Mas a pergunta que paira no ar o tempo todo é: Quem diabos é esse Keyser Soze?

PLOT TWIST: Lembra do Verbal Kint, o paraplégico sortudo? Pois então, ele é o tão temido Keyser Soze, que de fato estava por trás de tudo. Ao sair da custódia, é revelado que Kint nem aleijado era. Tudo friamente calculado.

  • 2: Clube da Luta (Fight Club – 1999)

20190925clube da luta 1

Dirigido por: David Fincher

O narrador anônimo da história (Edward Norton) é apenas um sujeito comum, trabalhando em uma empresa de seguros e levando uma vida confortável e… medíocre. Além da crise existencial que enfrenta, outro problema em sua vida é a insônia, que chega a deixá-lo dias sem dormir. Um dia, ele descobre que frequentar reuniões de grupos de autoajuda e testemunhar a desgraça alheia é a chave para ele se sentir em paz consigo mesmo e conseguir dormir!

Fazendo isso, ele acaba conhecendo a complexada Maria Singer (Helena Bonham Carter), que, assim como ele, frequenta as reuniões “just for fun”. Em paralelo a isso, o Narrador conhece o boa-pinta Tyler Durden (Brad Pitt) em uma de suas viagens a trabalho. Revolucionário e com tendências anarquistas, Tyler puxa o Narrador para seu mundo e, juntos, eles fundam o Clube da Luta. Com o tempo, o projeto sai do controle e, quando o Narrador percebe, Tyler e outros adeptos ao movimento já estão organizando um plano maluco para espalhar o caos pela cidade.

PLOT TWIST: Quando o Narrador decide dar um basta na história, Tyler desaparece. É na sua busca frenética pelo seu sócio que o Narrador descobre algo que explode sua cabeça (assim como a nossa): na verdade, Tyler não passa da outra parte de sua dupla personalidade. Em outras palavras, o Narrador e Tyler Durden são a mesma pessoa!

  • 3: Amnésia (Memento – 2001)

memento feat

Dirigido por: Christopher Nolan

A princípio, a história pode parecer um pouco clichê: Após um assalto, Leonard Selby (Guy Pearce) é deixado à beira da morte enquanto sua esposa (Jorja Fox) acaba falecendo. Mas não se engane. A partir daí, Leonard entra em uma busca (quase) inacabável pelo assassino de sua esposa, mas com um obstáculo: cada vez que ele dorme, sua memória de acontecimentos recentes é “apagada” (daí o título do longa).

Para lidar com isso, Selby desenvolve 2 métodos: tatuar em seu corpo os principais acontecimentos e guardar fotos de personagens importantes para sua investigação (junto a várias anotações). Com roteiro no estilo “vai-e-vem”, o espectador entra na onda de Leonard e, conforme o desenrolar da história, passa a entender como sua mente funciona.

PLOT TWIST: Quem matou a esposa de Leonard foi… o próprio Leonard! A causa da morte foi uma dose exagerada de insulina que ele aplicou na esposa.

  • 4: O Grande Truque (The Prestige – 2006)

O Grande Truque

Dirigido por: Christopher Nolan

Não é de hoje que vemos amizades se tornarem rivalidades, tanto no cinema como na vida. Porém, neste longa, o diretor Christopher Nolan leva a questão para outro nível. Em uma Londres do século 19, a competição entre os mágicos iniciantes – e amigos – Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) começa a sair do controle. A gota d’água que faz a rivalidade virar obsessão é quando Alfred realiza um truque que explode a mente de Robert: um VERDADEIRO teletransporte.

Depois de muito investigar, Robert descobre que o “fornecedor” de seu rival é o inventor Nikola Tesla, cuja máquina tornava possível clonar um indivíduo com perfeição. Ao tentar realizar um número usando a invenção, algo dá errado e Robert acaba morrendo. Por ter testemunhado o ocorrido, Alfred acaba sendo considerado como principal suspeito pela morte de seu rival, acabando preso e, por fim, executado.

PLOT TWIST: Tudo não passava de um plano de Robert para se livrar de seu rival. Quem Alfred testemunhou morrer foi, na verdade, um dos clones de Robert. E mais: Alfred tinha um irmão gêmeo idêntico, que trabalhava junto com ele, tanto em seus números como em sua vida. Quem morreu executado foi esse irmão gêmeo.

  • 5: Os Infiltrados (The Departed – 2006)

92 Os Infiltrados 2006

Dirigido por: Martin Scorsese

Tiros, sangue, intrigas, traições e porrada: um verdadeiro shot de adrenalina. Essa é a essência do longa dirigido pelo norte-americano (e lendário) Scorsese. Em uma Boston dominada pelo crime organizado, o policial novato Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) fica incumbido de se infiltrar em um dos piores lados da máfia: a “família” do (perdão adiantado pelo trocadilho) chefão Frank Costello (Jack Nicholson).

Do outro lado da moeda, mas não tão longe de Billy, temos o agente prodígio Colin Sullivan (Matt Damon), que, além de fazer parte do alto escalão da força-tarefa, trabalha como informante para Costello. O caldo de intrigas começa a engrossar quando surge a suspeita de que há um informante em ambos os lados, na máfia e na polícia. E quando digo engrossar, me refiro à quantia de sangue que começa a ser derramada.

PLOT TWIST: Se você é um fã ávido da saga Game of Thrones, já deve estar acostumado com o baque, mas, no final, TODOS os principais envolvidos morrem, inclusive Billy (com um tiro na testa no momento mais inusitado possível).

  • 6: Ilha do Medo (Shutter Island – 2010)

shutter island dicaprio

Dirigido por: Martin Scorsese

Estamos de volta a Boston, mas, dessa vez, em 1954. O agente federal Teddy Daniels (adivinhe… Leonardo DiCaprio) e seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) investigam o desaparecimento de uma paciente (que também é assassina) no asilo psiquiátrico (vulgo manicômio) para os “criminalmente insanos” na ilha Shutter (daí o título).

Com as investigações no lugar, que fica em uma porção de terra isolada em Massachusetts, começa a surgir uma teia mortal de intrigas – especialidade de Scorsese – que, pouco a pouco, vai engolindo os agentes, principalmente Teddy. Os conflitos e contratempos vão de uma rebelião de pacientes até um furacão!. No ar, fica a impressão de que o lugar simplesmente não tem escapatória… para ninguém.

PLOT TWIST: No melhor estilo “Doutor Caligari”, ao final descobre-se que Teddy era, na verdade, apenas outro paciente do asilo, condenado por ter matado sua esposa após ela ter afogado seus três filhos. Aparentemente, Teddy sofria com devaneios e ilusões sobre ser um investigador. Ou será que tudo não passou de uma conspiração da gestão do asilo para que ele não revelasse o que rolava lá dentro?

FILMES PLOT TWIST BÔNUS:

  • O Sexto Sentido (1999):

2398444

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) se propõe a ajudar Cole Sear (Haley Joel Osment), um garotinho de 8 anos perturbado e com problemas em se relacionar na escola. A perturbação do garoto vem do fato de ele ver “gente morta” a todo momento, em todos os lugares. O choque é descobrir que Malcolm faz parte dessa gente.

  • Psicose (1960):

1*qPGao2E6tvZD GLRdScymQ

No longa, somos levados a crer que acompanharemos o desenrolar da história da secretária Marion Crane (Janet Leigh), que rouba 40 mil dólares e cai na estrada para fugir, se casar e começar uma nova vida. Ao se perder no caminho, acaba parando em um hotel para descansar. E então… BAM!

  • Star Wars V – O Império Contra Ataca (1980):

star wars o imperio contra ataca

No final das contas, o temido e impiedoso lorde sith Darth Vader (corpo: David Prowse/voz: James Earl Jones) não matou o pai de Luke Skywalker (Mark Hamill)…ele É o pai de Luke Skywalker, assim como da princesa Leia Organa (Carrie Fisher), que, aliás, é irmã gêmea de Luke.

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Os Eternos | Marvel divulga teaser e pôster do próximo filme da fase 4

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %