Séries e Filmes

Invasão Secreta (2023) – Primeiras Impressões do 1º episódio

Com 15 anos e incontáveis produções servindo como a cola que liga as histórias dos super-heróis, como Homem de Ferro, Capitão América, Capitã Marvel e até mesmo o Homem-Aranha, o Nick Fury de Samuel L. Jackson nunca estrelou, como personagem central, uma produção da Marvel Studios. Mas agora, ele chega ao Disney+ com um projeto que é, para muitos, uma grande expectativa, pois se trata de um dos grandes arcos das HQs: “Invasão Secreta. Uma minissérie que estreou nesta quarta-feira (21 de junho), trazendo Fury lidando com uma ameaça dos alienígenas Skrulls à Terra. Ainda que prometa novos rostos, será que esta nova aposta é o suficiente para reviver o interesse do público nas produções do UCM?

Vídeo: “Invasão Secreta” – (Divulgaão: Marvel/Disney+).

A nova minissérie da Marvel Studios apresenta-se com um toque diferente. Sendo uma das poucas produções que ainda nos remete aos filmes de um certo Vingador americano e patriota, esta nova surge um tanto distante de títulos como “Ms Marvel”, “Mulher-Hulk”, “Cavaleiro da Lua” ou “Gavião Arqueiro”. Mas o que torna “Invasão Secreta” bem mais interessante é o seu protagonista: Nick Fury. Todos o conhecem e todos sabem que ele não é um super-herói, só que tem uma frase que ecoa por todo episódio…

“Não faça promessas que não pode cumprir”. 

Este é um bom conselho para qualquer um, especialmente se você estiver no jogo de espionagem como Nick Fury. Então, quando o ex-diretor da SHIELD faz uma promessa aos Skrulls, uma poderosa raça alienígena de metamorfos de pele verde, é melhor ele cumprir.

NotaEstas são as primeiras impressões sem spoilers do primeiro episódio, a fim de não estragar sua experiência em assistir à série. As impressões consistem em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta ou uma resposta definitiva para a sua dúvida de assistir à produção ou não. Sempre priorize ver para estimular o trabalho dos realizadoresAs informações contidas nas primeiras impressões já foram apresentadas em sinopses e trailers.

Invasao Secreta
Imagem: “Invasão Secreta” – (Divulgação: Marvel/Disney+).

Uma das primeiras informações liberadas a respeito de “Invasão Secreta” foi a de que a minissérie teria um tom semelhante dos filmes protagonizados pelo Capitão América/Steve Rogers de Chris Evans. Ótima decisão para criar uma expectativa e uma ligação mais profunda com o público, sendo acompanhada pelos grandes desafios para se superar e trazer algo novo. Afinal de contas, essa história retratará o grande arco de 2008 escrito por Brian Michael Bendis e ilustrado por Leinil Francis Yu sobre uma invasão subversiva dos Skrulls, que substituíram secretamente muitos super-heróis por anos até a sua revelação. Na minissérie, o público, por mais que já conheça os personagens e as tramas passadas no UCM, verá que ainda desconhece bastante.

O criador, Kyle Bradstreet, o diretor, Ali Selim, e o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, tiveram a difícil tarefa de adaptar uma história tão complexa quanto “Invasão Secreta”, e escreveram o roteiro através da ideia de “Em quem você confia?” com muita inspiração nas histórias de Bendis e Francis Yu, além dos inúmeros filmes e séries de thriller dramático de espionagem, para contar um mistério sobre uma conspiração contra a Terra cheia de açãosuspense, com o propósito de aproveitar todos os cenários possíveis em que a desconfiança se torne o centro das atenções.

1b713fc31423d75a1ec55944631d73ed4096x273088519443 001a6ca
Imagem: “Invasão Secreta” – (Reprodução: Marvel/Disney+).

Inclusive, um dos melhores pontos do primeiro episódio de “Invasão Secreta” são os atores do elenco já conhecidos do UCM, que estão excelentes em seus respectivos papeis. Todos conseguem transmitir, seja individualmente ou em conjunto, carisma e afeto, assim como também tensão e a preocupação pela situação e realmente entendem o que os personagens precisam ser para essa história e se entregarem de uma forma impecável, principalmente Samuel L. Jackson, que desenvolve o seu Nick Fury com uma profundidade nunca vista antes. O Blip aconteceu, muita coisa mudou, Fury mudou, e ele é tratado como uma relíquia obsoleta em um tempo onde os vilões não estão às claras e isso faz o balanço ideal com o coração da minissérie.

Quanto aos novos membros do elenco de “Invasão Secreta”, ainda é muito cedo para dizer como estão. Porém, Olivia Colman traz um certo humor peculiar como uma agente do MI6 com valores duvidosos. Emilia Clarke pouco mostra, e com ela, sinto que voltamos a “Game of Thrones”; já Kingsley Ben-Adir parece estar num impasse de mostrar qualquer tipo de emoção, com um personagem carrancudosem expressão.

230620094042 06 secret invasion review
Imagem: “Invasão Secreta” – (Reprodução: Marvel/Disney+).

O primeiro episódio serve para introduzir e contextualizar o espectador sobre tudo o que será “Invasão Secreta” e é normal e esperado que façam isso. O espectador mais criterioso pode julgar que o argumento do “espião aposentado que se vê forçado a voltar à ação” é mais velho, mas uma história de invasão alienígena intimista cheia de momentos de ação e de tensão feita com a gratificação pela construção suspense bem conduzido pela narrativa do primeiro episódio e deixam o espectador à vontade, especialmente quando combinado com uma composição artística que utiliza uma série de ângulos e movimentos de câmeras inventivos e sólidos que certamente ficarão na memória dos espectadores e transmitem as emoções necessárias para cada cena. 

Bradstreet, junto com a direção de Selim, iniciam a minissérie com uma abertura frenética em “Invasão Secreta”, onde nos primeiros minutos descobrimos que um grupo rebelde de Skrulls se infiltrou na Terra e está disposto a dominar o planeta por meio de ataques terroristas para desestabilizar a paz mundial. Nick Fury vê-se, então, obrigado a voltar do autoimposto exílio no espaço para resolver a confusão. O episódio reserva até um espaço para mergulhar nos pontos de tensão, como as contradições do protagonista, já que, apesar do heroísmo, o próprio Fury é o responsável revolta Skrull ao não cumprir a promessa de achar um novo lar para a espécie, assim como a sempre sumida Carol Danvers (Brie Larson).

Em outras palavras, não há um claro antagonista na história. “Invasão Secreta” envolve a humanidade, poder, ambição e promessas (quebradas, na maioria). E sim, há uma invasão alienígena aqui, por motivos mais vingativos (porém plausíveis), mas pelo que é mostrado, nem sabemos se serão os verdadeiros vilões. Se é que alguma vez foram. Há demasiado em jogo, e muitos segredos para desvendar e perceber o que se passa realmente na vida de Fury e o impacto que pode ter no mundo.

invasao secreta poster
Imagem: “Invasão Secreta” – (Divulgação: Marvel/Disney+).

Mesmo com o senso de urgência em alta, “Invasão Secreta” equilibra o andamento focando mais em diálogos e sequências de tensão do que em ação propriamente dita, mas deve prestar atenção e ter um pouco mais de ousadia e planejamento para evitar que fique na mesmice e na sombra de outras produções do UCM ou de suas inspirações. Resta acompanhar se a experiência conduzirá Fury a um fim digno, ponto fraco das produções do Marvel Studios para streaming.

“Invasão Secreta” chega com dois episódios em 21 de junho, no Disney+ e caso você já tenha assistido, comente a sua opinião sobre o primeiro episódio.
SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %