Séries e Filmes

URUBUS ganha trailer e cena inédita no YouTube

Produzido pela 02 Filmes e distribuído pela 02 Play, empresa do cineasta brasileiro indicado ao Oscar Fernando Meirelles, “URUBUS“, para o esquenta de sua exibição nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (1), ganhou mais atualizações, com seu trailer inédito e cena exclusiva disponibilizados no YouTube. O filme, dirigido por Claudio Borrelli e inspirado em uma história real, foi vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como ‘Melhor Filme de Ficção Brasileiro’ e da Crítica como ‘Melhor Filme Brasileiro’.

Imagem de URUBUS. (Foto: Reprodução/ 02 Filmes)
Imagem de URUBUS. (Foto: Reprodução/ 02 Filmes)

Com quase 2 minutos de duração, o trailer inédito de “URUBUS” mostra a proposta de um ritmo intenso do longa, que abordará o preconceito perante a sociedade sobre a cultura do pixo e a violência policial extrema que é normalmente aderida contra os pixadores.

Na quarta maior cidade do mundo (São Paulo), onde a pichação cobre mais muros e prédios do que em qualquer outro lugar do planeta, Trinchas (Gustavo Garcez) comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria (Bella Camero), uma estudante de arte, seus mundos colidem resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis da periferia torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.

Veja abaixo o trailer de “URUBUS”.

Imagem de URUBUS. (Foto: Reprodução/ 02 Filmes)
Imagem de URUBUS. (Foto: Reprodução/ 02 Filmes)

Além do trailer, uma cena exclusiva de “URUBUS“, em parceria com a rede Ingresso.com, foi lançado também no YouTube. No trecho específico, a personagem Valéria – interpretada pela atriz Bella Camero – está em um momento a sós com Trinchas – personagem de Gustavo Garcez. Ela lê um trecho do livro “Caos”, de Hakim Bey, para convencer o jovem pichador de que seus rabiscos, na verdade, são arte. A cena tem duração de mais de 3 minutos.

Confira a cena abaixo:

Mais sobre “URUBUS”

Além dos prêmios conseguidos em solo brasileiro, “URUBUS” deteve reconhecimento internacional ao conquistar os prêmios de ‘Melhor Filme’ e ‘Atriz Coadjuvante’ (Bella Camero) no British Independent Film Festival; ‘Melhor Diretor’ no Manchester International Film Festival; ‘Prêmio do Júri’ no Narrative Feature Film, do Fabrique Du Cinéma Awards, presidido por Matt Dillon; e o ‘LAIFFA Winter Award Winner’, no Los Angeles Independent Film Festival Awards.

URUBUS é dirigido e escrito por Claudio Borrelli, que fará sua estreia como diretor em uma produção longa-metragem. Embora seja sua primeira vez neste cargo, o cineasta nascido em Curitiba (Paraná) fez parte da equipe técnica de “Pixadores”, documentário de 2014 que foi exibido na 39ª Mostra de São Paulo. Logo, Claudio possui um notório saber sobre a temática de jovens periféricos e artistas de rua.

Cartaz de URUBUS. (Foto: Reprodução)

Junto ao Cripta Djan, Claudio Borrelli afirmou que o filme “URUBUS” será totalmente inspirado na história de Djan e mostrará a realidade da arte do pixo e a vida dos pixadores, de maneira imparcial, contando com pichadores no elenco para realçar a veracidade deste universo.

Eu sempre brinquei com o Djan, dizendo: ‘Você é o pintor e o filme é o quadro. Eu sou o pincel’. Meu trabalho foi unir a história dele à tela. Tive o compromisso de mostrar, de maneira cinematográfica, como é o mundo do pixo e a realidade dos pichadores. Tudo com muito cuidado, sem tomar nenhum partido ou colocar um ponto de vista.

Um dos compromissos do filme é retratar como é o mundo do pixo, e não poderia ser de outra maneira. Nós queríamos mostrar a realidade dos pichadores: o jeito de andar, escalar, falar e o modo como se vestem, por exemplo. Nossa ideia sempre foi ter pichadores fazendo o papel deles mesmos, até pela importância do movimento. Tudo o que mostramos no longa, é como é na rua

Claudio Borrelli em um comunicado oficial

Tanto o diretor – Claudio Borrelli – quanto o artista plástico Cripta Djan, com a colaboração de Mercedes Gameiro, assinam o roteiro. O filme será uma ficção que contará com experiências reais vividas pelo pixador Cripta, que nem Steven Spielberg realizou em seu último filme: “Os Fabelmans”, para um contexto de exemplificação, trazendo à tona sua cinebiografia com algumas mesclas de elementos ficcionais e sem uma citação direta que se trataria de uma obra biográfica.

Divulgacao O2 Play 5
Imagem de URUBUS. (Foto: Reprodução/ 02 Filmes)

Recentemente, a atriz Bella Camero deu seu parecer sobre a importância que o longa retrata sobre o olhar destorcido sobre o pixo:

O mais incrível de ser atriz é conhecer e se aprofundar em novos universos e vivências que talvez não tivesse contato. Foi importantíssimo entender o que é o movimento do pixo e quem são as pessoas por trás da tinta. O pixo é a voz de pessoas que tentam ser silenciadas, que são esquecidas ou reprimidas pela cidade. Foi uma experiência indescritível trabalhar com todos os meninos no filme. Tivemos muitas trocas e viramos amigos

Bella Camero em entrevista

O elenco do filme conta com os nomes de Gustavo Garcez (URUBUS), Bella Camero (Confissões de Adolescente; Marighella), Bruno Santaella (URUBUS), Júlio Martins, Roberto Orlando e Matias Antônio – ambos fazendo suas respectivas estreias no filme. Fernando Meirelles e Julia Tavares (Santo Forte) estão na produção executiva. Sua data de estreia foi agendada para o dia 1 de junho.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %