Séries e Filmes

URUBUS | Filme com Fernando Meirelles ganha cartaz e data de estreia

Vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como ‘Melhor Filme de Ficção Brasileiro’ e da Crítica como ‘Melhor Filme Brasileiro’, URUBUS, filme longa-metragem distribuído pela O2 Play e produzido pela 02 Filmes, produtora do cineasta indicado ao Oscar Fernando Meirelles (Dois Papas; Cidade de Deus), ganhou um novo cartaz e data de estreia nos cinemas brasileiros. A obra aborda sobre o universo dos pichadores no centro e nas periferias de São Paulo.

Além dos prêmios conseguidos em solo brasileiro, URUBUS deteve reconhecimento internacional ao conquistar os prêmios de ‘Melhor Filme’ e ‘Atriz Coadjuvante’ (Bella Camero) no British Independent Film Festival; ‘Melhor Diretor’ no Manchester International Film Festival; ‘Prêmio do Júri’ no Narrative Feature Film, do Fabrique Du Cinéma Awards, presidido por Matt Dillon; e o ‘LAIFFA Winter Award Winner’, no Los Angeles Independent Film Festival Awards.

Divulgacao O2 Play

O novo cartaz de URUBUS foi feito pelo artista plástico Cripta Djan e o Design Ativista, braço do Mídia Ninja. A nova versão do pôster, inspirada no cartaz teaser de “JR Voodoo House”, lançado em 2019, é assinada pelo designer Gus Kondo — que concorreu na categoria Excellence in Poster Design Competition da SXSW 2022 com a arte de “Raquel 1:1”.

Como o pichador sempre tem muita história, não faltaram referências e inspirações para trabalhar o roteiro do filme. Todo pichador tem um livro para contar: são anos de dedicação nas ruas, aventuras e vivência na cidade. Desde o começo do projeto, mesmo tendo a minha própria vida como ponto de partida e sendo fiel aos fatos da minha trajetória, eu sempre tive a liberdade de trabalhar com a ficção. Isso me deu mais autonomia para a criação

Cripta Djan em um comunicado oficial
Novo cartaz de URUBUS. (Foto: Reprodução)

URUBUS é dirigido e escrito por Claudio Borrelli, que fará sua estreia como diretor em uma produção longa-metragem. Embora seja sua primeira vez neste cargo, o cineasta nascido em Curitiba (Paraná) fez parte da equipe técnica de “Pixadores”, documentário de 2014 que foi exibido na 39ª Mostra de São Paulo. Logo, Claudio possui um notório saber sobre a temática de jovens periféricos e artistas de rua.

Junto ao Cripta Djan, Claudio Borrelli afirmou que o filme será totalmente inspirado na história de Djan e mostrará a realidade da arte do pixo e a vida dos pixadores, de maneira imparcial.

Eu sempre brinquei com o Djan, dizendo: ‘Você é o pintor e o filme é o quadro. Eu sou o pincel’. Meu trabalho foi unir a história dele à tela. Tive o compromisso de mostrar, de maneira cinematográfica, como é o mundo do pixo e a realidade dos pichadores. Tudo com muito cuidado, sem tomar nenhum partido ou colocar um ponto de vista

Claudio Borrelli em um comunicado oficial

Tanto o diretor – Claudi Borrelli – quanto o artista plástico Cripta Djan, com a colaboração de Mercedes Gameiro, assinam o roteiro. O filme será uma ficção que contará com experiências reais vividas pelo pixador Cripta, que nem Steven Spielberg realizou em seu último filme: “Os Fabelmans”, para um contexto de exemplificação, trazendo à tona sua cinebiografia com algumas mesclas de elementos ficcionais e sem uma citação direta que se trataria de uma obra biográfica.

São Paulo. Na quarta maior cidade do mundo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que em qualquer outro lugar do planeta, Trinchas (Gustavo Garcez) comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca.

Quando Trinchas conhece Valéria (Bella Camero), uma estudante de arte, seus mundos colidem resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis da periferia, torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.

Sinopse oficial de URUBUS

Galeria de fotos – URUBUS

O elenco do filme conta com os nomes de Gustavo Garcez (URUBUS), Bella Camero (Confissões de Adolescente; Marighella), Bruno Santaella (URUBUS), Júlio Martins, Roberto Orlando e Matias Antônio – ambos fazendo suas respectivas estreias no filme. Fernando Meirelles e Julia Tavares (Santo Forte) estão na produção executiva. Sua data de estreia foi agendada para o dia 1 de junho.

URUBUS faz parte das produções da O2 Play, distribuidora pertencente ao grupo O2 e na ativa no mercado cinematográfico desde 2013, atuante no ramo de cinema, TV, vendas internacionais e VOD (Video on Demand). Com um catálogo recheado de originais da produtora – cujos sócios são Igor Kupstas, Paulo Morelli, Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro -, a O2 Play distribuiu mais de 80 filmes aclamados pela crítica especializada nos cinemas brasileiros, como “O Irlandês”, “Dois Papas”, “Não Olhe Para Cima”, “Bardo” e “Pinóquio por Guillermo Del Toro” – graças à parceria com a Netflix. A MUBI também firmou colaboração com a 02 Play, resultando na disponibilização de filmes, como “Drive My Car”, “Aftersun” e “Close” – CONFIRA NOSSA CRÍTICA.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %