Geral

Dia do Orgulho Nerd | Veja dicas de atrações nerds gratuitas para comemorar a data especial

Nesta quinta-feira (25), todo o mundo celebra o Dia do Orgulho Nerd – que também leva o nome carinhoso de Dia da Toalha, que, por sua vez, se trata de uma clara referência da saga de livros “Guia do Mochileiro das Galáxias“, escrito por Douglas Adams. A data especial é comemorada desde 2006, quando aconteceu o 29º aniversário do primeiro filme de Star Wars, lançado em 1977. A alcunha “nerd” era motivo de exclusão, remetido a algo pejorativo por parte da sociedade.

Só em meados dos anos 80 que o termo passou a se desvincular do ridículo e ganhou popularidade, graças a maior abertura da cultura e a produção de longas retratando o típico nerd como um herói improvável, como visto em “Clube dos Cinco“. E aqui estamos hoje, com 65% de brasileiros que se denominam nerds – segundo relatórios da Happn em 2021- e uma base totalmente fortificada em termos de mercado geek, no qual cresce de 5% a 10% todos os anos, segundo a Associação Brasileira de Franchasing (ABF), já faturando cerca de R$ 21,5 bi em 2021, apenas com a venda de produtos licenciados.

Spok, de Star Trek, é uma das grandes referências do Dia do Orgulho Nerd. (Foto: Reprodução)
Spok, de Star Trek, é uma das grandes referências do Dia do Orgulho Nerd. (Foto: Reprodução)

Com a maior valorização da cultura geek, o Dia do Orgulho Nerd é palco para realizações de diversas atrações e descontos mundialmente. Em São Paulo, o Orgulho Nerd tomará conta da cidade, recheado de atividades gratuitas para curtir com seus amigos e família. Quer saber quais? O Nerds da Galáxia trouxe algumas opções abaixo!

Atrações para o Dia do Orgulho Nerd – 25/05

Campeonato de Games

A Biblioteca Pública do Vila Lobos oferece um campeonato de games gratuito para seus visitantes, das 15h às 17h, com entradas limitadas por ordem de chegada. Além disso, das 15h às 16h, outra opção fornecida pelo espaço é a possibilidade de jogar e programar CodeCombat, cuja entrada também é limitada para os primeiros que chegarem.

Dia do Orgulho Geek

O educador do Ateliê de Games falará sobre o movimento Geek e curiosidades sobre por que a data é comemorada no dia 25 de maio, as origens da comunidade Geek/Nerd, os filmes cultuados na comunidade, videogames, coleção de história em quadrinhos, livros, RPGS, Card Games e outras atividades recreativas. A entrada é gratuita e sem restrições, a partir das 15h30.

2
Fotos da CCXP 2022. (Foto: Reprodução/ Omelete)

Atrações para o Dia do Orgulho Nerd – 26/05

Livros GEEK de graça

A BibliON, biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo, uma plataforma multicultural que visa democratizar o acesso a obras literárias e ao conhecimento para aqueles que não possuem, infelizmente, com tanta facilidade tais recursos. Para o Dia do Orgulho Nerd, a BibliON adicionou em seus catálogos os livros “O Mundo Segundo Star Wars“, “Os últimos dias de Krypton” e “Guerras Secretas” para visualização gratuita. Além destas obras, livros com essa temática Geek também estão sendo de graça, como “Rainhas Geek“, de Jen Wilde, e “O Estranho Mundo de Tim Burton“, livro biográfico do cineasta escrito por Paul A. Woods.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem o site BibliON ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro

Exposição sobre quadrinhos

Nessa atividade, os visitantes da Bibliotech, na Fábrica de Cultura Vila Curuçá, terão contato com o acervo de quadrinhos, além de peças de coleção particular dos educadores e ao final do dia haverá um encontro com o autor: Cledson Bauhaus, que irá falar da importância das HQs no processo da leitura e da imaginação. As vagas podem ser preenchidas clicando aqui. O horário de início está programado para às 13h

79847403 SC Sao PauloSP12 11 2018 Montagem da exposicao de quadrinhos no MIS . Foto Edilson Dant
Exposição de quadrinhos do MIS (Foto: Reprodução/ O Globo)

Atrações para o Dia do Orgulho Nerd – 27/05

Oficina Maker – Luz de Star Wars

Que tal descobrir como funciona a energia elétrica por meio da criação de um sabre de luz? No sábado (27), a Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630), das 14h às 16h, fará uma oficina sobre o funcionamento de circuitos elétricos e como funcionam circuitos simples e em série, com João Guilherme Camargo dos Santos – bibliotecário e cientista da informação formado pela USP – e Lívia Fornitano Roveri – arquiteta e urbanista formada pela Universidade Estadual de Londrina. Após a aula, os participantes farão um projeto maker que envolve a construção de um sabre de luz dos filmes de Star Wars.

Com duração de 2 horas, a entrada é gratuita e recomendada para maiores de 7 anos. A entrada é limitada por ordem de chegada, então não se atrase!

Jogo “Dia da Toalha” e Concurso de Cosplay

Outra opção voltada para sábado (27) de tarde, às 14h, é na Fábrica de Cultura de Sapopemba, que realizará o jogo “Dia da Toalha”, obviamente em homenagem ao Dia do Orgulho Nerd. O jogo consiste em um quiz sobre o universo geek, com perguntas de adivinhação sobre livros, filmes, séries, games e trilhas sonoras de grandes obras nerds! Quem fizer mais pontos, receberá um livro do acervo de doação da própria Fábrica. Não há limite de vagas.

Às 15h, a Fábrica de Cultura de Sapopemba também fará um concurso de cosplay, onde os participantes serão convidados a se fantasiar do seu personagem geek favorito, sendo do mundo dos jogos, séries, filmes, super-heróis, entre outros. O vencedor de melhor cosplay será premiado com um troféu da “Estrela do Mario”. Para participar, não precisa de inscrição prévia.

Festival Geek Itaim

O ”Festival Geek Itaim” será realizado na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd. No sábado (27) o público aproveitará diversas atrações em uma maratona cultural e tecnológica em uma tarde para toda a família, com atividades variadas, como: exposição de consoles, oficina shuriken, corrida Naruto, estande de quadrinhos, concurso de cosplay, entre outras surpresas. O Festival Geek Itaim começa às 13h e tem suas entradas gratuitas.

Exposição e bate-papo sobre videogames antigos + jogatina

A Fábrica de Cultura Vila Curuçá, na Zona Leste de São Paulo, preparou uma atividade imersiva para o Dia do Orgulho Nerd, no espaço Bibliotech. Os participantes irão discutir a desmaterialização dos objetos pensada através da evolução dos videogames (do assoprar o cartucho ao streaming) e terão a possibilidade de jogar os videogames antigos, como Atari, Super Nintendo, Mega Drive e Playstation 1. A entrada é às 10h e gratuita.

brasil game show 2019 bgs
Fotos da BGS 2021. (Foto: Reprodução/ UOL)

Fábrica Geek e Concurso COSPOBRE

Ainda na Fábrica de Cultura Vila Curuçá, no sábado (27), a partir das 14h, um concurso de Cospobre (apresentação de personagens com materiais de baixo custo – caseiros / reutilizados / baratos) será feito de forma gratuita, sem inscrição prévia e com possibilidade de prêmio para o melhor! Além disso, para o Dia do Orgulho Nerd, a Fábrica fará eventos surpresa sobre essa temática, das 14h até às 17h, com, por exemplo, apresentações de K-POP.

40 anos: Painel Mário Bros

O famoso encanador bigodudo revolucionou os videogames e está marcando mais uma vez a história com seu recente filme “Super Mário Bros. O Filme“. Caso queira sentir a nostalgia do universo de Mário Bros, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano tem programado, para o Dia do Orgulho Nerd, um painel em comemoração aos personagem. Com horário das 9h até às 13h, a entrada é gratuita e sem limitações. A oficina fica em Brasilândia, na rua Joaquim Pimentel, 200.

Ciclo de filmes

A Oficina Cultural Maestro Juan Serrano também está realizando diariamente, a partir do dia 25 de maio, Ciclo de Filmes onde cinéfilos de plantão e entusiastas poderão conferir na telona alguns filmes com temática voltada para a ficção e fantasia e emblemáticos para o Dia do Orgulho Nerd, entre eles: “De volta para o Futuro“, “Sonic“, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Os Vingadores“.

Dia 25/05, quinta-feira, a sessão inicial será de “De Volta para o Futuro” às 19h até 21h, 26/05. Na sexta-feira (26), terão duas sessões, 8h30 às 10h30 – de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” – e 13h30 às 15h30 – de “Sonic” -; e dia 27/05 (sábado), das 10h às 12h, exibindo “Os Vingadores”, com limite de 20 pessoas.

Exposição de jogos retrô

No dia 27 de maio, será o dia dos jogos com a Exposição Games Retrô, no qual terá consoles e estações de jogos de diferentes épocas para o público. Entre os nostálgicos consoles presentes na exposição, estão o Playstation 1 – lançado em 1994 -, Playstation 2 – lançado em 2000 – e Playstation 3 — lançado em 2006 -. A exposição começa às 9h e termina às 13h, na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano.

Arena Free Play e TAIPAS Game Festival

Encerrando as atividades do Dia do Orgulho Nerd na Oficina Maestro Juan Serrano, das 9h30 às 12h30, simultaneamente, acontecem a Arena Free Play e o torneio interregional TAIPAS Game Festival.

Para aqueles que desejam mostrar um pouco das habilidades no Roblox e Minecraft, a Arena Free Play traz as plataformas que poderão ser acessadas com livre escolha e acesso gratuito, por meio de computadores equipados com fones de ouvido, microfones e câmeras. Os interessados devem retirar a senha por ordem de chegada na entrada da Oficina Cultural.

Já os entusiastas de games que apreciam torneios poderão relembrar e testar seus conhecimentos no TAIPAS Game Festival. A participação será por ordem de chegada e os jogos serão selecionados e alternados durante o período. Estarão presentes clássicos como Mortal Kombat, Street Fighter e Cadilac Dinossauros.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano 2
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, palco das atividades do Dia do Orgulho Nerd. (Foto: Reprodução/ Prefeitura de São Paulo)

Atrações para o Dia do Orgulho Nerd – 30/05

Estudos de figurino em filmes da cultura geek e pop

Para o dia 30 de maio, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís fará a ação “Estudos de figurino em filmes da cultura geek e pop” para o Dia do Orgulho Nerd. O encontro exibirá alguns filmes deste universo que ganharam premiações da indústria cinematográfica na categoria figurino, apontando questões de mercado e a relevância desses profissionais numa roda de conversa sobre a moda, enquanto movimento estético para contar uma história. O bate-papo está agendado para às 18h30, sem inscrição prévia.

Mais informações sobre os eventos citados e outros realizados pelas Fábricas de Cultura, podem ser conferidas clicando aqui. Vale destacar que estas fábricas também promovem interações gratuitas voltadas a outras artes, como as artes plásticas, teatro, música, dança e outros, não só temáticas, como o caso do Dia do Orgulho Nerd.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %