EventosGeral

Novo Pro-Mac 2023: Novas mudanças da ‘Lei Rouanet Paulista’

A Cultura no Brasil passou por muitos altos e baixos – principalmente baixos. Sua extinção no governo de Bolsonaro, somado aos cortes severos destinados ao setor e até ameaças de ruptura das leis de fomento à projetos culturais foram submetidas e provocaram quedas abruptas das quantidades de novas produções cinematográficas e artísticas. A volta do MinC (Ministério da Cultura) e de seus recursos para funcionamento, bem como a melhora do quadro pandêmico, serviu para alavancar o cenário de calamidade e demonstra sinais de rápida recuperação, presentes em novos decretos e editais para artistas, tais como o Pro-Mac (Projeto Municipal de Apoio à Projetos Culturais), que está de cara nova.

A Secretaria Municipal de Cultura do Estado de São Paulo, junto à Prefeitura de São Paulo comandada pelo prefeito Ricardo Nunes – desde 2021 -, publicou um edital no Diário da União nesta terça-feira (2), que estabelece novas regras para o Pro-Mac que visam descentralizar os recursos oferecidos pela política pública e descomplicar o seu uso, além do anúncio oficial das datas de inscrição dos projetos que podem ser agraciados pelo fomento, com também mudanças que beneficiam os incentivadores.

O Pro-Mac é a principal política pública de apoio à cultura por meio de renúncias fiscais, recebendo a alcunha de 'Lei Rouanet Paulista'. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
O Pro-Mac é a principal política pública de apoio à cultura por meio de renúncias fiscais, recebendo a alcunha de ‘Lei Rouanet Paulista’. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

O Novo Pro-Mac

No mesmo dia, a Prefeitura de São Paulo realizou um evento para a imprensa e para a comunidade artística – no qual a Nerds da Galáxia foi convidada -, como forma de celebrar e explicar mais afundo sobre as mudanças que já estão em vigência nos departamentos, no Centro Cultural de Vila Itororó, contando com a presença dos Secretários da Cultura e do Esporte e Lazer, Aline Torres e José Roberto Oliveira – respectivamente. A reunião apresentou performances de artistas locais e mini-palestras de beneficiados do Pro-Mac.

Centro Cultural de Vila Itororó. (Foto: Reprodução/ Enzo Sapio Monello/ Nerds da Galáxia)
Centro Cultural de Vila Itororó. (Foto: Reprodução/ Enzo Sapio Monello/ Nerds da Galáxia)

As alterações do Pro-Mac não são completamente ideológicas, mas sim em detalhes estruturais e novas medidas para descentralizar a participação da população paulistana na captação do incentivo. A primeira mudança foi relacionada à burocracia no investimento do incentivador, com um sistema integrado no próprio sistema do Pro-Mac para geração de boletos.

A segunda grande mudança do decreto da lei do Pro-Mac é da criação de blocos de captação. Estes tais “blocos” são, na verdade, reservas de recursos destinados a diferentes tipos de projetos para estimular, justamente, a descentralização da cultura e promover a cultura para todos. O que acontecia muito, segundo a Secretária da Cultura, Aline Torres, era de incentivadores de classe alta captando o recurso monetário do Pro-Mac e destinando-os a projetos voltados a áreas mais desfavorecidas, que não contribuem para a melhoria das condições de vida e lazer dos moradores da região, tampouco às atividades propostas pelo Programa. Além de que o dinheiro captado, obviamente, diminui a reserva de recursos destinadas a proponentes que mais necessitam.

Evento do Novo Pro-Mac realizado na última terça-feira. (Foto: Reprodução/ Enzo Sapio Monello/ Nerds da Galáxia)
Evento do Novo Pro-Mac realizado na última terça-feira. (Foto: Reprodução/ Enzo Sapio Monello/ Nerds da Galáxia)

Foram criados três blocos, que atuarão de forma independente: o Bloco 1, que garante, minimamente, 35% da reserva total destinada ao Pro-Mac para projetos culturais voltados a bairros periféricos e vindos de proponentes periféricos, igualmente – cujo o dado será obtido através do endereço do cidadão e seu CPF. O Bloco 2 também garante uma reserva de 35% do montante para projetos que atingem bairros mais desfavorecidos de São Paulo, porém o idealizador do projeto não precisa ser oriundo destes bairros para captar. Por úlitmo, o Bloco 3 abrange outros 30% de maneira totalmente livre, sem pré-requisitos.

Evento do Novo Pro-Mac realizado na última terça-feira. (Foto: Reprodução/ Enzo Sapio Monello/ Nerds da Galáxia)
Evento do Novo Pro-Mac realizado na última terça-feira. (Foto: Reprodução/ Enzo Sapio Monello/ Nerds da Galáxia)

Ainda, um novo edital do Pro-Mac adotou uma série de medidas que auxilia e incentiva financiadores paulistanos. Entre as principais, destacam-se um processo de inscrição simplificado – no qual o proponente não precisa ser aprovado antes de inscrever sua proposta – e maior renúncia fiscal, nos quais os incentivadores podem se registrar tanto como pessoa jurídica tanto física, com todos os projetos culturais aprovados apresentando renúncia fiscal de 100% do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS e do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. Assim, todo o recurso depositado pelo incentivador será convertido em pagamento de imposto.

As inscrições para o projeto abrem na próxima semana (11), às 09h, e permanecem disponíveis até às 18h de 11/09 por meio de plataforma online. Além disso, o proponente pode alterar seu projeto antes de ter a autorização de movimentação de recursos e, ainda, apresentar outras fontes de recursos para acessar mais facilmente o valor do Pro-Mac.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
1
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %