GamesReviews

Cassette Beasts | REVIEW

Desde que Pokémon surgiu em 1995, ele vem sendo um sucesso entre a criançada, passando de geração para geração.

A franquia, apesar de seus problemas, vem intacta no Nintendo Switch, liderando em vendas ao redor de todo o mundo e sendo um dos system sellers do console híbrido da gigante japonesa.

Entretanto, há fãs que entendem que uma evolução pode ser feita, algo original pode surgir, e a criatividade não pode ser tratada com revés enquanto o lucro entra no bolso da Big Tech.

Com muito orgulho posso dizer que eu joguei Cassette Beasts, um dos “Pokémon-Like” mais criativos e originais que você irá achar no mundo dos games.

Antecipadamente, gostaria de agradecer à assessoria de imprensa local que nos cedeu uma chave de review do jogo na versão de PC.

O que é Cassette Beasts?

Cassette Beasts é um típico JRPG, onde conforme você avança no jogo, você irá receber EXP (pontos de experiência) através das batalhas que encontrar durante o seu caminho.

Com o EXP que você conseguir nas batalhas, seu personagem irá aumentar o nível de poder e a quantidade de vida, enquanto a sua forma de monstro sobre de nível individualmente, se tornando mais forte, desbloqueando novas habilidades e remasterizações – como são chamadas as evoluções por aqui.

Enredo de Cassette Beasts

Em Cassette Beasts você se encontra preso na ilha de Nova Murta, e está em busca de um caminho para o seu lar doce lar. 

Entretanto, em uma primeira olhada por Nova Murta, você verá que é um mundo completamente distópico. Há várias criaturas “zanzando” pelo local, e logo depois acabará por descobrir que você pode se transformar nelas.

Para se transformar nelas, você precisará gravá-las em fitas cassetes virgens, ou seja, que não tem nenhum conteúdo dentro. Assim como em Pokémon, onde temos inúmeras pokébolas, em Cassette Beasts temos inúmeras opções de fitas cassetes.

Dentre as fitas podemos achar uma versão que tem uma maior probabilidade de gravar as criaturas, ou então, que pode gravar espécies específicas.

Combate segue o padrão já conhecido do gênero

Seguindo o já conhecido combate do gênero “Pokémon-Like”, Cassette Beasts tem um sistema de batalha baseado em turnos.

No combate você pode usar habilidades estrategicamente visando enfraquecer os monstros ou derrotar os oponentes.

Durante as batalhas, você pode gravar as criaturas, como já mencionado anteriormente, e então ter elas em seu bestiário, podendo até mesmo levar a um “Caçador de Criaturas” para receber recompensas.

20230420001948 1
Imagem: @otaldomarcosh

O sistema de relacionamento do jogo

Em Cassette Beasts você tem um sistema de relacionamento com outros personagens que é de fato bem amplo. São seis personagens com linhas narrativas próprias que podem acompanhar você na busca do caminho de casa.

Conforme você batalha ao lado deles e realiza missões principais e secundárias, o relacionamento será afetado, fazendo então com que a força da fusão seja ainda maior.

20230419195004 1
Imagem: @otaldomarcosh

Um profundo sistema de missões para quem gosta de exploração

Ultimamente os jogos que visam a exploração estão sendo destaque no mercado dos games, como foi o Elden Ring da FromSoftware, e chegando em 12 de maio o The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Não ironicamente, Cassette Beasts também não deixa nada a desejar, muito disso por culpa de seu sistema de rumores.

Na ilha você pode encontrar alguns NPCs com pontos de interrogação acima de suas cabeças. Ao conversar com eles, eles irão lhe passar rumores, dizendo onde você pode encontrar X personagem, X objetivo ou o que você pode ganhar ao realizar tal tarefa.

Nenhum desses objetivos ficarão marcados no seu mapa, fazendo então com que você procure seguindo as dicas citadas pelo NPC em questão.

20230419200346 1
Imagem: @otaldomarcosh

A variedade de monstros disponíveis no jogo

Há uma grande gama de criaturas disponíveis para serem utilizadas em Cassette Beats. São mais de 100 tipos, com diferentes tipos elementares, estatísticas, movimentos, remasterizações e mais.

São 15 elementos disponíveis entre as criaturas, como Fera, Fogo, Gelo, Metal, Plástico e muitos outros. Esses elementos funcionam como química, onde por exemplo o fogo vai dar mais dano no plástico.

De fato, é algo que faz você ficar muito mais estrategista nos combates, principalmente quando não é 1v1, e sim, há inúmeros inimigos do outro lado.

20230424210918 1
Imagem: @otaldomarcosh

Vale a pena jogar Cassette Beasts?

Cassette Beasts é um dos jogos mais originais e criativos do mundo dos games quando se trata de pegar um gênero, e remodelá-lo.

De fato, não é sempre que você encontra algo tão próximo e distante ao mesmo tempo de Pokémon. Algo que tenha a magia da franquia da Nintendo, mas que te faça se sentir pisando em um mundo completamente novo.

Não sou um adepto do RPG de turno, mas as variáveis presentes nesse combate, fazem com que o jogo vá de zero a mil muito rapidamente. Se eu pudesse apostar, até onde joguei em abril deste ano, Cassette Beasts deve estar entre os melhores indies de 2023.

Vale ressaltar que atualmente existem apenas duas formas de se jogar Cassette Beats: Adquirindo na Steam com 10% de desconto, em uma promoção que vai até 3 de maio de 2023; Ou jogando através do PC Game Pass.

Até o momento, ele não está disponível para consoles, mas chegará em 25 de maio.

product-image

Cassette Beasts

8.5

Prós
  • Localizado em Português do Brasil
  • A criatividade e originalidade são um dos destaques
  • Inúmeros elementos para se utilizar no combate
  • O aprofundamento nos "Rumores" é excelente
Contras
  • Mesmo você estando acima de seu adversário, o combate é desbalanceado
  • A complexidade dos elementos pode ser um impedimento para novos jogadores
  • A trilha sonora que no início era excelente, se torna repetitiva

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %