Séries e Filmes

“Blade”: tudo sobre o filme mais problemático da Marvel

Tudo que sabemos sobre “Blade”

Desde que foi anunciado na San Diego Comic Con de 2019, o filme “Blade” ganhou muito ânimo e apoio popular por parte dos fãs da Marvel Studios, ainda mais com a promessa, anunciada por Kevin Feige, que Mahershala Ali seguiria os passos da estrela de “Blade Trinity” , Wesley Snipes, como o anti-herói Eric Brooks. A trilogia de Snipes é uma das mais icônicas do cinema e teve seu fim em 2004, com “Blade” – de Ali – tendo a difícil missão e pressão de superar os filmes anteriores do Caçador de Vampiros.

Tudo parecia bastante morno após o anúncio da reinicialização de “Blade”: diante de vários meses em profunda quietude, no final de 2020 deu-se início na procura de roteiristas e diretores, com Bassam Tariq – um promissor próximo cineasta que recebeu elogios por dirigir Mogul Mowgli de 2020, estrelado por Riz Ahmed – ocupando a lacuna vazia da direção. Foi a partir da metade de 2022 que a situação desandou.

blade mcu rumor lancamento 1200x900 1
Logo de “Blade” – Imagem: Marvel Studios

Não o bastante a prorrogação do começo das produções de “Blade” ter sido atrasada por mais de um ano, migrando de setembro de 2021 para julho de 2022, conforme apurado pelo The Hollywood Reporter, outro atraso das atividades técnicas do longa- metragem de Mahershala Ali foi divulgada oficialmente pela Disney também no evento da Comic Con, com a empresa revelando que “Blade” começará a ser filmado em outubro de 2022 – mais um mês de déficit -, faltando 13 meses para sua estreia mundial, no dia 3 de novembro de 2023. O início da fotografia principal já teria sido adiado, pelo menos, duas vezes, e fontes ligadas ao projeto apontam que várias reescritas aconteceram.

Mesmo assim, a produção corre sérios riscos de mais atrasos e uma possível mudança da grade de estreia da Marvel Studios: devido à saída do diretor Bessam Tariq (Fantasmas de Sugar Land) do cargo, surpreendendo todos da comunidade cinematográfica, uma vez que o desligamento de Tariq aconteceu faltando uma semana antes do início das gravações. A Marvel já divulgou uma nova paralisação na tentativa de achar outro diretor às pressas.

Devido às mudanças contínuas em nosso cronograma de produção, Bassam não está mais avançando como diretor de ‘Blade’, mas continuará sendo um produtor executivo do filme. Agradecemos o talento de Bassam e todo o trabalho que ele fez para levar ‘Blade’ aonde está

Marvel em um comunicado oficial, divulgado pelo The Hollywood Reporter

Foi uma honra trabalhar com o pessoal maravilhoso da Marvel. Conseguimos montar um elenco e uma equipe matadores. Ansioso para ver onde o próximo diretor leva o filme.

Bassam Tariq ao The Hollywood Reporter
chrome 2022 07 18 12 28 08
Imagem: Chippu

A Marvel Studios já lidou com mudanças de diretores no meio das produções de seus títulos: em 2014, o roteirista e diretor Edgar Wright saiu de “Homem-Formiga (2015)” nos meses anteriores às filmagens planejadas devido a diferenças criativas. A Marvel substituiu Wright por Peyton Reed que fez um bom trabalho com os dois últimos filmes do herói, e voltando à ativa com “Homem Formiga e a Vespa: Quantumania”, com expectativa de chegar em março de 2023.

Também, em 2020, “Doutor Estranho: no Multiverso da Locura” teve Scott Derrickson saindo da direção da continuação estrelada por Benedict Cumberbatch, após desavenças com Kevin Feige sobre a direção do filme. Como sabemos, Sam Raimi substituiu Scott, re-desenvolvendo grande parte da sequência desde o início e lançando-a em maio de 2022. Infelizmente, apesar de ter recebido excelentes retornos financeiros – equivalente a US$ 900 milhões em bilheterias mundiais -, “Doutor Estranho: no Multiverso da Loucura” não agradou os fãs que nem o primeiro de Scott.

9k=
Imagem: CinePop Cinema

Com a saída de Bassam Tariq e uma ‘desandada’ voltando a assombrar as produções do Caçador de Vampiros, o protagonista de “Blade” Mahershala Ali ficou menos entusiasmado para o filme, visto que ele trabalha duro para interpretar o maior papel de sua carreira e a produção não progride. A informação veio do jornalista do The Ankler Jeff Sneider, que complementou a insatisfação de Ali com o roteiro, igualmente, com mais de 90 páginas finalizadas por Stacy Osei-Kuffour (Watchmen) trazendo apenas duas sequências de ação “sem brilho“.

Disseram-me que o roteiro atual do Blade tem aproximadamente 90 páginas e apresenta exatamente duas sequências de ação (sem brilho). Mahershala está muito frustrado com o processo. Feige está empurrando com a barriga. Mas ei, isso é apenas o que as minhas fontes estão me dizendo. Não atire no mensageiro.

Jeff Sneider em seu Twitter (acima)

Não é à toa que Beau DeMayo (The Witcher, X-Men ’97) foi chamado para ajudar Stacy Osei-Kuffour (Watchmen) no roteiro de “Blade”. A princípio, DeMayo auxiliaria e faria revisão do roteiro com Stacy, porém segundo o The Direct, Beau DeMayo não revisará o roteiro, mas sim criará um do zero com Stacy Osei-Kuffor. A decisão, segundo portal, foi do próprio presidente do estúdio, Kevin Feige, que se impressionou com o trabalho e talento de Beau em “Cavaleiro da Lua” e principalmente em “X-Men’ 97”, animação que chegará na Disney Plus na primavera de 2023 (entre setembro e dezembro do ano que vem).

Blade Filming Date
Imagem: Film Stories

Com as informações confirmadas de “Blade” sendo limitadas, vários rumores apontados pelos jornalistas estão sendo as principais fontes de atualização para os fãs da Marvel Studios e do personagem Eric Brooks. A mais recente foi apontada pela jornalista Grace Randolph, que levantou que a Marvel Studios está atrás de cineastas negros para a direção, com Spike Lee (Infiltrado na Klan), Gina Prince-Bythewood (A Mulher Rei) e Bilall Fallah & Adil El Arbi (Ms. Marvel) sendo nomes bem avaliados pelos estudos de Feige para “Blade”. De qualquer forma, o estágio de procura de diretores está em andamento com ritmo acelerado.

Segundo a Variety, até Sam Raimi pode retornar ao UCM para o cargo de direção em “Blade”. Apesar de não se enquadrar nos pré-requisitos de ser um cineasta negro, Raimi possui notória experiência em filmes mais sombrios. Com certeza, o filme do Caçador de Vampiros pertence mais ao seu repertório que a sequência de Doutor Estranho. Ainda conforme o portal, a Marvel Studios teria jogado as filmagens para Novembro de 2022.

Relatórios da Chippu apontam que a escolha de um diretor negro será pela trama de “Blade”, que não somente inclui elementos de terror e assombração, também explorar questões de racismo e discriminação, particularmente “através da introdução de um vilão branco e rico cuja abordagem lembra um senhor de engenho”. Dessa forma, o site aponta uma inspiração dos roteiristas Stacy Osei-Kuffour e Beau DeMayo no trabalho de Calvin Candie em “Django Livre (2012)”. Paralelo ao tema racial, o misticismo e magias proibidas seriam utilizados para conectar a jornada de Eric Brooks com Multiverso, na linha do que foi feito com Darkhold e a Feiticeira Escarlate em “Doutor Estranho: no Multiverso da Loucura” e em “WandaVision.

Logo, os elementos sobrenaturais seriam a porta para explorar outros universos e saltos temporais, com o principal desses universos levando Blade para os anos 20 . Algo que é conectado com um vazamento do Screen Rant em uma chamada de elenco, com um anúncio dos figurantes usarem “cortes e figurinos da época em que se passa o filme”.

Imagem: Legião dos Heróis

“Blade”, até o momento da reportagem, não teve nenhuma informação confirmada. Espera-se que, em breve, um novo diretor assuma a responsabilidade. Mahershala Ali (True Detective), Delroy Lindo (Destacamento Blood) e Aaron Pierre (Tempo) estão confirmados no elenco, com Stacy Osei-Kuffour e Beau DeMayo no roteiro e Bessam Taqir como produtor executivo. “Blade” segue previsto para estrear em 3 de novembro de 2023.

Vale lembrar que o personagem apareceu na cena pós-créditos de “Eternos”, somente com sua fala, sendo oficializada pela própria diretora Chloe Zao. Na cena, Dane Whitman, personagem interpretado por Kit Harrignton, abre uma maleta de seus ancestrais, com uma espada aparentemente encantada revestida de sombras dentro. Mas antes que ele possa tocá-la, ele é interrompido por uma voz fora da tela de “Blade”.

Foi assustador. Porque, você sabe, você está falando antes de filmar. no início, trouxe algumas ansiedades muito reais. E tornou o trabalho real. É como, ‘Ok, isso está acontecendo agora’, você sabe, e isso é emocionante. Esse mundo da Marvel é obviamente o maior do cinema, e só para fazer minha pequena introdução a isso – começando com a Comic Con há alguns anos, e agora os estágios iniciais de entrar no lugar desse personagem – parecia especial e muito legal.

Estou animado para ir e fazer mais.

Mahershala Ali ao Empire
blade Mahershala Ali 1
Fan-art de “Blade” – Imagem: Portal Foco Amazônico

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %