Os Beatles ganharão filmes de origem produzidos pela Sony
É impossível que alguém não conheça uma música sequer dos Beatles. Considerada a banda mais influente da história, o grupo composto pelos ingleses John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr ganharão sua primeira história de origem nos cinemas – ou melhor, histórias de origens. Um relatório exclusivo do Deadline trouxe que o diretor Sam Mendes, de “007: Operação Skyfall” e “1917”, juntamente com a Sony Pictures Entertainment, está desenvolvendo 4 filmes sobre os Beatles, com cada um contando a criação da banda de rock sob a perspectiva individual dos integrantes.
- Guerra Civil | Filme da A24 com Wagner Moura ganha novo trailer
- BAFTA 2024: Confira os principais vencedores da premiação
- Quarteto Fantástico | Arte de confirmação revela enredo do filme
- Quarteto Fantástico | Marvel Studios releva data, elenco e novo logo
- DEADPOOL | 3º filme do Mercenário Tagarela ganha seu primeiro teaser
Os direitos dos Beatles estão em nome da Apple Corps Ltd, representados por Paul McCartney, Ringo Starr e pelas famílias de George Harrison e John Lennon. Além de dirigir, Sam Mendes produzirá o filme ao lado de Pippa Harris, parceira da Neal Street Productions, e Julie Pastor, da Neal Street. Jeff Jones será o produtor executivo da Apple Corps Ltd. Em uma conversa ao Deadline, Pippa contou que a ideia surgiu há mais de 1 ano e que propuseram a ideia pessoalmente a Paul McCartney, Ringo Starr, Sean Lennon (filho de John Lennon com a Yoko Ono) e à Olivia Harrison (viúva de George Harrison), que reagiram com um “entusiasmo universal”.
“A razão pela qual a Sony se destacou das ofertas concorrentes foi a paixão de Tom e Elizabeth pela ideia e o compromisso de impulsionar esses filmes nos cinemas de uma forma inovadora e emocionante”, completou Pippa. O projeto dos quatro filmes de origem dos Beatles ainda está em fase de pré-desenvolvimento e tem previsão de estreia em 2027.
Primeira vez dos Beatles nas telonas?
Obviamente que os Beatles estiveram nos cinemas, mas o desenvolvimento desses filmes em específico pela Sony e liderado por Sam Mendes trata-se da primeira produção cinematográfica em que os direitos estão sendo totalmente cedidos, incluindo, é claro, as músicas do “Fab Four”.
Inclusive, os Beatles não só revolucionaram a Indústria da Música, como também o cinema. O grupo londrino costumavam lançar filmes como clipes estendidos de suas músicas, cujo o grupo participava das cenas interpretando eles mesmos, e até mesmo recordações e bastidores de projetos da banda. Durante a época da Beatlemania, entre 1960 e 1970, filmes como “Let It Be” (1970), “Yellow Submarine” (animação de 1968), “Os Reis do Lê, Lê, Lê – A Hard Days Night” (1964) e “Help!” (1965) foram lançados, além de inúmeros documentários sobre os Beatles e filmes inspirados nos artistas.
O caso mais recente foi em “Yesterday” (2019), dirigido por Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?) e escrito por Richard Curtis que contou a história de Jack Malik (Himesh Patel) um músico fracassado que tenta viver de música enquanto trabalha em um supermercado. Um dia acontece um apagão global e no mesmo momento ele sofre um acidente. Quando ele acorda tudo parece normal, mas com um detalhe os Beatles nunca existiram e só ele se lembra da existência da banda e de suas mais de 100 músicas. Ele então vê nisso sua grande chance de sucesso, e do dia pra noite Jack se torna Jack Malik o maior astro da música que o mundo já viu.
Outros filmes dos Beatles emblemáticos são “O Garoto de Liverpool” (2009) – baseado no livro Imagine: Crescendo Com Meu Irmão John Lennon, escrito por Julia Baird meia irmã do músico, contando a vida de John Lennon antes da criação da banda -; “Os Cinco Rapazes de Liverpool” (1994) – uma continuação do primeiro, contando a criação dos Beatles quando ainda eram um quinteto, durante uma tour em Hamburgo -; “Febre de Juventude” (1978) – história ficcional que narra a história de 6 jovens fãs dos Beatles que não vão medir esforços para conseguirem ver a banda favorita em Nova York -; e “Tudo Entre Nós” (2000) – narrando um encontro que Paul e John tiveram em 24 de outubro de 1976, pós-Beatles.
Recentemente, no final de 2023, os Beatles ganharam novamente os holofotes ao lançar de forma inédita a música ‘Now and Then’, que fazia parte dos esboços autorais de John Lennon. Após a morte impactante do músico, Yoko entregou os esboços com a voz gravada de Lennon aos outros integrantes, que tentaram utilizar os materiais, mas devido à precariedade de recursos tecnológicos da época, não deu certo. Foi só em 2023, com o forte auxílio da IA, que a voz de John Lennon ficou audível e nítida, capaz para reutilizar o esboço por completo, reunindo os Beatles pela última vez depois de 50 anos do fim da banda.
Olá, Nerds da Galáxia! Sou Enzo Sapio, vida longa e próspera! Sou um estudante de jornalismo (até dezembro de 2023) completamente enlouquecido por cinema, sempre tentando ver alguma coisa nova por aí. Sim, sou marvete assumido, pai de gatos, gamer de Playstation e jogador de RPG nas horas vagas. Além disso, gosto de ler quadrinhos e falar sobre games, tecnologia, música (sou mais do rock) e de crushs pesados em famosas nas quais nunca conhecerei. Não tenho nenhum dinheiro no bolso, devido a periféricos gamers, funko pop’s e baldes/copos temáticos de alguma coisa nerdola. Ajude um necessitado e mete um pix… ou simplesmente compartilha minhas matérias! Obrigado!