PATOS! (2023) | Nova animação combina a importância da união familiar e a tragédia da apreensão de aves silvestres com uma história divertida e fofa
A Illumination Entertainment é um estúdio de animação relativamente novo, fundado em 2007 por Chris Meledandri, que começou a competir com os grandes estúdios especializados na área, como a Disney, Pixar e a DreamWorks. Apesar do estúdio ser muito jovem em comparação a própria centenária Casa do Mickey, ele ganhou uma popularidade significativa na indústria de filmes em animação com um pequeno espaço de tempo com franquias de sucesso, como “Pets – A Vida Secreta dos Nossos Bichos“, “Minions” e claro, o seu primeiro longa-metragem: “Meu Malvado Favorito“.
O estúdio chamou muita atenção após “Super Mario Bros. – O Filme” se tornar a maior bilheteria de animação em 2023, e agora “Patos!” é o seu mais novo lançamento e estreará no dia 04 de janeiro de 2024 nos cinemas brasileiros. O longa sob a direção de Benjamin Renner e Guylo Homsy e estrelado por Kumail Nanjiani/Sérgio Stern, Elizabeth Banks/Priscila Amorim, Caspar Jennings/Sam Vileti, Tresi Gazal/Melinda Saide, Danny DeVito/Ary Fontoura, Keegan-Michael Key/Marco Ribeiro, Carol Kane/Cláudia Raia e Awkwafina/Dany Suzuki contará a primeira migração de uma família de patos pelo mundo. Mas será que o resultado é positivo? Confira na crítica abaixo:
Nota: Está é uma crítica sem spoilers, a fim de não estragar sua experiência ao assistir ao filme. A crítica consiste em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta e/ou uma resposta definitiva para a sua dúvida sobre assistir ou não à obra. Sempre priorize ver para estimular o trabalho dos realizadores e desenvolver sua formação de opinião. As informações contidas na crítica já foram apresentadas em sinopses e trailers.
Conforme a sinopse, “Patos!” mostra uma família de patos formada por Mack – o pai superprotetor -, Pam – a mãe exploradora -, e os filhos Dax e Gwen. Enquanto Pam tem o desejo de mostrar o mundo aos filhos, Mack só quer manter a família em segurança no lago em que vivem. Porém, quando um novo grupo de patos aparece no local com uma série de histórias sobre viagens incríveis, a família concorda em partir rumo à Nova York, para visitar a Jamaica. Mas a viagem começa a se complicar.
Se tem uma coisa da qual posso me orgulhar é que admito quando cometo um erro e eu estou fazendo isso com “Patos!“, pois eu não acreditava na nova animação da Illumination Entertainment, criei inúmeros preconceitos a seu respeito e, por um momento, questionei sua existência, mas eu estava errado e afirmo que o longa acabou se tornando uma grata surpresa, capaz de criar uma sensação de tranquilidade e uma ligação mais profunda com o público por trazer, não apenas, uma simplicidade, mas também uma identidade própria com uma história sobre aventuras e relações familiares.
A Universal e a Illumination escolheram os diretores Benjamin Renner (“A Raposa Má“) e Guylo Homsy (“Meu Malvado Favorito“) para comandar “Patos!” e eles entregam uma direção capaz de criar momentos de diversão e emoção, mesmo com pouquíssimos deslizes na condução da narrativa. Para ajudar, os diretores têm o trabalho da equipe do estúdio para o bom tratamento de animação 3D tradicional a partir de belos traços e uma explosão de cores vivas, criando cenas impressionantes com os ângulos e movimentos energéticos. Principalmente, quando isso é combinado com a edição voraz de Christian Gazal (“Happy Feet – O Pinguim“) que se harmoniza com a narrativa e a empolgante trilha sonora composta e guiada por John Powell (“Kung Fu Panda“).
A Nerds da Galáxia foi convidada a assistir à versão dublada em português do Brasil, com isso posso dizer que os atores (e estrelas convidadas) do elenco de dublagem estão muito bem em seus papéis. Todos conseguem transmitir carisma, afeto, empatia e outras emoções e sentimentos em “Patos!“, com destaque para Sérgio Stern (“Monstros S/A“) como Mack, Priscila Amorim (“animação da ‘Liga da Justiça’“) sendo Pam, e Ary Fontoura (“A Favorita“) interpretando Tio Dan, que se entregaram de forma impecável e construíram uma sinergia atraente entre si e com o resto do elenco. Agora, eu quero fazer uma pergunta: por qual motivo temos a presença do Chef Henrique Fogaça no elenco? O seu personagem pronuncia apenas grunhidos e berros.
O roteirista Mike White (“The White Lotus“), ao lado de Renner (um dos diretores), escreveu um roteiro simples, honesto e na estrutura de um filme “Road Trip”. Permitindo “Patos!” contar uma história circunstancial em torno da migração de Mack e sua família com temas de união familiar, superação dos medos, amadurecimento e o respeito aos animais a partir de uma linguagem extremamente divertida, fofa e cheia de boas energias. No entanto, os problemas começam a surgir assim que vêm os tropeços na condução da narrativa (mencionados acima) que fazem com que informações de certos arcos de personagens e da trama principal acabem faltando, o que ocasionam em rumos facilitados, com seções e elementos subdesenvolvidos e inserções nada orgânicas.
Não tem como negar que “Patos!“, novo filme em animação da Illumination Entertainment, é um bom filme tanto para os admiradores do estilo quanto para aqueles que vão assisti-lo somente por puro entretenimento. E por mais que não seja perfeito, – falha ao criar tropeços na condução da narrativa e rumos facilitados com seções e elementos subdesenvolvidos e também inserções nada orgânicas, ele se beneficia com a direção capacitada de Renner e Homsy, além do bom tratamento da animação 3D e belas atuações do elenco de dublagem que tem uma sinergia atraente, permitindo o roteiro de White fluir bem em uma história divertida e fofa com temas de união familiar, superação dos medos, amadurecimento e o respeito aos animais.
Mooned:
Como foi anunciado, antes das sessões de “Patos!“ temos a exibição do divertido curta “Mooned“, focado em Vector, de “Meu Malvado Favorito“, tentando escapar da Lua com os Minions.
Patos! estreia na quinta-feira (04 de janeiro de 2024) nos cinemas brasileiros e caso você já tenha assistido, comente a sua opinião sobre o filme.
CONFIRA OUTRAS CRÍTICAS DO NERDS DA GALÁXIA
- MAMONAS ASSASSINAS – O Filme (2023) | Cinebiografia conquista pela nostalgia e diversão da maior banda nacional dos anos 1990
- FURIOSA | Novo filme da franquia “Mad Max” ganha um cartaz inédito
- E3 é oficialmente extinta após fracassos pós-pandemia
- Percy Jackson | Adaptação ganha novos cartazes destacando heróis e monstros, e incentivos de ex-colegas surgem na internet
SIGA A NERDS DA GALÁXIA
Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest
Olá, viajantes! Meu nome é Fabrizio Galluzzi. Assim como vocês, viajei para Westeros até uma Galáxia Muito, Muito Distante. Conheci os Heróis Mais Poderosos da Terra e os Grandes Deuses Nórdicos e Gregos. Porém, no meu tempo livre sou um simples aluno universitário do curso de Rádio e TV, que ama muito ir ao cinema.
PATOS!
Patos! mostra uma família de patos formada por Mack - o pai superprotetor -, Pam - a mãe exploradora -, e os filhos Dax e Gwen. Enquanto Pam tem o desejo de mostrar o mundo aos filhos, Mack só quer manter a família em segurança no lago em que vivem. Porém, quando um novo grupo de patos aparece no local com uma série de histórias sobre viagens incríveis, a família concorda em partir rumo à Nova York, para visitar a Jamaica. Mas a viagem começa a se complicar.