Barbieheimer | Lançamento de Barbie e Oppenheimer marcam recordes e sucesso estrondoso
Na última sexta-feira (21), o mundo do cinema parou para acompanhar a “rivalidade” de Barbie e Oppenheimer, apelidada carinhosamente de “Barbieheimer“. Ambos esperados pelos cinéfilos, as salas de cinema lotaram de rosa ou de tons preteados, provando que a richa entre os dois filmes só fomentaram ainda mais o marketing e a atração dos telespectadores. A prova disso são os inúmeros recordes que as duas produções estão batendo atualmente, apenas sendo a pontinha do iceberg para o que virá nos próximos meses. Afinal, nesta sexta-feira (28) completa-se apenas 1 semana de exibição.
- Barbie | Trama inteligente e humor ácido superam o hype criado pelos fãs? (Crítica sem Spoilers)
- Oppenheimer (2023) | Será que todo o hype é recompensado com essa história sobre ação e consequência?
- Caos Mutante | Novo filme das Tartarugas Ninja ganhará uma continuação no cinema e uma série derivada no Paramount+
- Percy Jackson & Os Olimpianos ganha 3 novos pôsteres com o trio principal, veja
- Mattel confirma o desenvolvimento de 14 novos projetos em Hollywood para os próximos anos
- Anime Friends 2023: Reviva a Nostalgia e Celebre 20 Anos de História no Maior Evento de Anime
E que baita primeira semana: Barbie, de Greta Gerwig, já ultrapassou a casa dos US$500 milhões mundialmente, com mais de US$200 milhões registrados somente na América do Norte; enquanto Oppenheimer, novo filme do aclamado Christopher Nolan, acumula US$200 milhões ao redor do globo, sendo metade (US$100 milhões) alcançado no continente norte-americano. No Brasil, o fenômeno “Barbieheimer” conseguiu somar, por enquanto, R$283 milhões, com Barbie magnetizando R$188 milhões e Oppenheimer ficando com os R$95 milhões restantes.
A dobradinha “Barbieheimer” já nasceu vitoriosa antes mesmo dos lançamentos dos primeiros trailers dos longas, o que refletiu um dos melhores fins de semana da história do mercado hollywoodiano. O filme da boneca da Mattel, que será apenas o estopim para um universo cinematográfico das propriedades intelectuais da empresa de brinquedos, se tornou a maior abertura do ano, com US$162 milhões acumulados, já Oppenheimer, mesmo com a popularidade numerosa de Barbie, conseguiu ainda os impressionantes US$ 82.5 milhões.
Só para efeitos de comparação e dimensão, principalmente, a abertura de Barbie já foi o suficiente para se pagar (o orçamento do filme foi estimado em US$140 milhões), passou a marca que Super Mário Bros. O Filme detinha (com US$146 milhões) e ultrapassou o montante final de bilheterias arrecadados de Velozes e Furiosos 10 e The Flash, que juntaram US$145 milhões e US$105 milhões, respectivamente – considerados fracassos cinematográficos. Continuando nessa imensidão, Barbie é bem capaz de se juntar ao filme do Mário como os únicos filmes a registrarem mais de US$ 1 bilhão em bilheterias.
Mais recordes de Barbieheimer
Barbieheimer, como dito anteriormente, foram bons para ambos os filmes. As provas da afirmação podem ser vistas nos diversos memes envolvendo o lançamento dos longas e no efeito catastróficamente positivo para o cinema.
Com a adoração e o “evento” de assistir Barbie, o efeito ocasionou a maior estreia de 2023 até então; a maior abertura da história para um filme dirigido por uma mulher, acima de Capitã Marvel (US$ 153 milhões) e Mulher-Maravilha (US$ 103 milhões); a maior pré-venda dos Estados Unidos, superando Avatar: O Caminho da Água; a maior abertura da história para um filme baseado em uma linha de brinquedos, acima de Transformers (US$ 115 milhões) e a maior estreia da história para um filme que não é uma sequência, remake ou baseado em HQs. Além de tudo isso, Barbie terá mais 94 salas adicionadas na 2ª semana, fenômeno raríssimo em Hollywood.
No Brasil, além de ocupar a maior estreia nos circuitos exibidores nacionais, Barbie é a maior estreia e pré-estreia da história da Warner Bros. Discovery no Brasil, com R$ 23 milhões arrecadados na última quinta-feira (20), superando The Batman e Animais Fantásticos e Onde Habitam; mais de 5 milhões de espectadores que foram nos cinemas em menos de uma semana de estreia – em dois dias, o número de telespectadores já somavam 1.2 milhão; a segunda maior bilheteria de estreia da história do Brasil, atrás apenas de Vingadores: Ultimato, e a maior pós-pandemia.
Oppenheimer foi um pouco menos estrondoso: com US$ 80.5 milhões em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos, o primeiro filme de Nolan com a Paramount após a quebra de contrato com a Warner tornou-se a maior abertura da carreira de Nolan para um filme que não seja da sua trilogia Cavaleiro das Trevas, superando Interestelar (US$ 132 milhões na estreia global), Dunkirk (US$ 105 milhões) e A Origem (US$ 76 milhões no primeiro dia de estreia) . No Brasil, Oppenheimer atraiu mais de 500 mil espectadores nas salas de cinema e conseguiu superar em 132% as expectativas de ingressos vendidos no primeiro final de semana de pré-venda, segundo a Ingresso.com.
Com orçamento de US$100 milhões, Oppenheimer também consegue se bancar. Sua estreia foi maior que a do último Transformers e de John Wick 4, com estimativas de US$700 milhões que serão atraídos como um todo. Vale ressaltar que Oppenheimer conseguiu estes ótimos resultados sendo classificação indicativa para maiores, tendo 3 horas de duração, menos salas nos cinemas e sendo um drama histórico.
Mais sobre Barbieheimer
Além de Margot Robbie e Ryan Gosling como Barbie e Ken Estereotipados, também no elenco de Barbie estão America Ferrera (“Superstore”), Alexandra Shipp (“tick, tick… BOOM”), Michael Cera (“Scott Pilgrim Contra o Mundo”), Emma Mackey (“Sex Education”), Kate McKinnon (“Saturday Night Live”), Will Ferrell (“Tudo Por um Furo”), Kingsley Ben-Adir (“Invasão Secreta”), Ncuti Gatwa (“Sex Education”), Emerald Fennell (“The Crown”), Simu Liu (“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”) e muitos outros nomes.
Na trama, Barbie tem que salvar Barbieland de um entrelaçe com o mundo real, ajudando a sua humana que brinca com ela. Greta Gerwig, diretora ganhadora do Oscar e dos aclamadíssimos “Lady Bird: A Hora de Voar” e “Adoráveis Mulheres”, é a responsável por trazer à vida o filme de Barbie. Gerwig também trabalhou como roteirista do projeto, ao lado de seu marido e também indicado ao Oscar Noah Baumbach (“História de um Casamento”).
A história de Oppenheimer é inspirada no livro ganhador do Prêmio Pulitizer “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, que, por sua vez, é biográfico, contando a história do inventor da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer, que é interpretado por Cillian Murphy – famoso por ser Thomas Shellby em “Peaky Blinders”, série da Netflix.
Sendo o filme mais longo de Nolan, o elenco conta com Kenneth Branagh (Henrique IV, Morte no Nilo), Robert Downey Jr (Homem de Ferro), Matt Damon (Air: A História por Trás do Logo, Perdido em Marte), Emily Blunt (Um Lugar Silencioso O Retorno de Mary Poppins), Florence Pugh (Mindsommar – O Mal Não Espera A Noite, Viúva Negra), Rami Malek (Bohemian Rhapsody, 007: Sem Tempo para Morrer), Jack Quaid (The Boys), Josh Peck (Drake & Josh) e mais compõem o elenco de Oppenheimer, repleto de estrelas de Hollywood.
Olá, Nerds da Galáxia! Sou Enzo Sapio, vida longa e próspera! Sou um estudante de jornalismo (até dezembro de 2023) completamente enlouquecido por cinema, sempre tentando ver alguma coisa nova por aí. Sim, sou marvete assumido, pai de gatos, gamer de Playstation e jogador de RPG nas horas vagas. Além disso, gosto de ler quadrinhos e falar sobre games, tecnologia, música (sou mais do rock) e de crushs pesados em famosas nas quais nunca conhecerei. Não tenho nenhum dinheiro no bolso, devido a periféricos gamers, funko pop’s e baldes/copos temáticos de alguma coisa nerdola. Ajude um necessitado e mete um pix… ou simplesmente compartilha minhas matérias! Obrigado!