CríticasSéries e Filmes

Velozes e Furiosos 10 | A maior ameaça da franquia com voltas espetaculares e novas continuações

Após enfrentar seu irmão, Jakob (John Cena), em mais uma investida da terrorista Cipher (Charlize Theron), a família de Toretto enfrentará, definitivamente, o maior vilão que já lidaram, com os eventos de “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” fortemente interligados com a origem do antagonista. Velozes e Furiosos 10 chega completando mais de 22 anos de existência da saga nas telonas. Diante de saltos de prédios em Abu-Dhabi, perseguição de submarinos na Antárctica, missões no Espaço e diversos aparatos tecnológicos, o décimo filme da franquia equivale o mesmo sentimento que “Vingadores: Guerra Infinita” significou ao Universo Cinematográfico da Marvel.

vin diesel poster
Poster de Velozes e Furiosos 10. (Foto: Reprodução/ Universal Pictures)

Com um gasto exorbitante, novas adições para a franquia e voltas de grandes conhecidos da saga, Velozes e Furiosos 10 cumpre sua função como um mirabuloso espetáculo de ação típico da saga, recheado de cenas desse tipo no longa. Com atuações bem medianas e um grande holofote – de maneira super justa, graças ao seu belo trabalho – em Jason Momoa como Dante, Velozes e Furiosos 10 leva a franquia a um estado mais sério, honrando os fãs dos filmes e já anunciando uma despedida muito em breve das telonas – sendo o principal atrativo de “quero mais”.

NotaEstá é uma crítica sem spoilers, a fim de não estragar sua experiência em assistir ao filme. A crítica consiste em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta ou uma resposta definitiva para a sua dúvida de assistir ao filme ou não. Sempre priorize ver para estimular o trabalho dos realizadoresAs informações contidas na crítica já foram apresentadas em sinopses e trailers.

Atuações

A franquia de Velozes de Furiosos nunca foi de exigir grandiosas atuações de seu elenco, até por ser um filme de ação bem frenético que se vende pela construção das coreografias de perseguições e de lutas. Assim como antes, Velozes e Furiosos 10 leva um trabalho bem “OK” cenicamente, com exceção de Jason Momoa como Dante, o antagonista da produção.

Jason já tinha revelado sua ansiedade e alegria com seu primeiro papel vilanesco nos cinemas, até definindo sua escalação para Velozes e Furiosos 10 como “importante” para sua carreira. Todo o carisma do ator, famoso pelo seu papel como Aquaman, foi refletida para um tom mais sádico. Uma vez que iniciei as comparações com o universo dos super-heróis, seu papel lembra uma forte inspiração ao Coringa em aliar a vertente brincalhona e descontraída com o da peversão e crueldade: ora divertido, ora amedrontador. Sem dúvidas, Jason Momoa é o que mais se destaca em Velozes e Furiosos 10, com uma boa vantagem.

Brie Larson, Alan Ritchman e Daniela Melchior, como novos participantes, não tiveram tanto tempo de tela para brilharem, pesando muito mais para Melchior e muito menos para o personagem de Ritchman, que até conseguiu provar seu valor no final do filme, em um desenvolvimento de roteiro inesperado.

Velozes e furiosos 10
Jason Momoa é o brasileiro Dante. (Foto: Reprodução/ Universal Pictures)

A mesma situação vale para Nathalie Emmanuel, que não conseguiu demonstrar uma evolução na sua personagem, assim como a Jordana Brewster. Os papéis de Ludacris e Tyrese Gibson se sobrecarregam, não funcionando suas interações cômicas e fazem um copia e cola dos trabalhos anteriores, movimentação contrária comparada ao papel de Michelle Rodriguez, que cada vez mais mostra ser badass.

Dentre as figuras já conhecidas da saga, a figura imponente de Charlize Theron como Cipher e o alívio cômico trazido por Jakob, de John Cena, são os que mais abrilhantam Velozes e Furiosos 10, muito pelo fato do ineditismo desses personagens trabalhando em conjunto com a Família.

O final de Velozes e Furiosos 9 já revelou Jakob se reconciliando com seu irmão, Toretto. Porém realmente uma cena em conjunto de Jakob como membro da Famíla de Toretto estava em falta – até Velozes e Furiosos 10. Já Cipher mostrou uma sensação de que a qualquer momento sua parceria poderia ser um plano de fachada e ser mais um vento no vendaval, que fez com que sua personalidade e sua história já construída na franquia continuasse retilínea e condizente, além de trazer ao telespectador a mesma vibe de incerteza levantada pelos personagens mais antigos da Família.

Roteiro e Cenas de ação

Velozes e Furiosos 10 é o grande ponto da saga em questão de construção narrativa, embasada totalmente nos demais títulos anteriores. Claro que, a partir do segundo filme, sempre teve as referências ali ou acolá, seja com uma participação de tal personagem ou menções, só que o décimo filme da franquia vai mais além e reforça ainda mais seu universo cinematográfico, sem grandes novidades e estas mesmas dentro de algo já estabelecido, como o caso da Tess, personagem de Brie Larson, que se revela como a filha de Mr. Nobody (Kurt Russel).

A decisão foi certeira para garantir uma maior firmeza da história. O que faz sentido pela proposta de background do vilão Dante, fortemente relacionado ao roubo de cofre realizado por Dom Toretto e Brian (Paul Walker) em “Operação Rio”, e pelo clima de despedida que a Universal Pictures já começou a aderir. Não é à toa a comparação com “Guerra Infinita” da Marvel Studios: a chegada de um grande vilão que colocará a equipe de heróis em grandes conflitos, com tragédias, união de personagens movido para um bem maior, separação de times, recorrentes referências a outras produções do universo da saga e muitas situações mal-resolvidas para o que vem a seguir.

velozes e furiosos 10 jason momoa
Cena de Velozes e Furiosos 10. (Foto: Reprodução/ Universal Pictures)

Outro ponto positivo no roteiro de Velozes e Furiosos 10 foi a construção das cenas de ação. Embora que bem similares aos que já foram apresentados nos outros filmes de Velozes e Furiosos, ainda perpetua grandes tiradas de ação que te deixam sem ar. Velozes e Furiosos 10 abusa de coreografias de lutas corporais e utilização de cenas com carros e aviões.

Como nem tudo são flores, obviamente que Velozes e Furiosos 10 mostrou algumas falhas que atrapalharam minha experiência, com a maior de todas sendo os diálogos marjoritariamente amostrando lições de moral. Sei que é lindo e acabou virando uma caricatura – não tão positiva, mais pendendo ao lado sarcástico – a valorização da “família”, porém foi massivo e desgastante a maioria das falas entre os personagens do núcleo de Dom Toretto usadas para elucidar lições de vida e frases motivacionais, que tornaram as relações muito robóticas – somando ao fato das ações não serem marcantes – e nada naturais.

Para concluir, outro ponto que é justificável mas é algo negativo dentro do trabalho da equipe de escritores de Velozes e Furiosos 10 é a falta de tempo para desenvolver melhor os arcos das personagens de Brie Larson e Daniela Melchior, que me deixaram com uma impressão incompleta. Suas importâncias foram claras, porém faltou mostrar ainda mais a capacidade dessas duas grandes atrizes. Alan Ricther conseguiu, pelo final, provar a que veio, mas, mesmo assim, convém acrescentá-lo à crítica. Pelo fato do Brasil ser ponto chave para entendimento da história, os personagens mal ficaram no país e o papel de Luis da Silva Jr. foi bem abaixo.

5786822
Cena de Velozes e Furiosos 10. (Foto: Reprodução/ Universal Pictures)

O que você deve saber sobre Velozes e Furiosos 10

Em resumo, os fãs da saga Velozes e Furiosos podem ir tranquilo quanto à qualidade de Velozes e Furiosos 10. Para os telespectadores que ficaram enferrujados e não acompanharam os demais filmes que antecedem o décimo, ficarão perdidos sobre as dinâmicas de relação dos personagens pela forte relação que a narrativa traz com os acontecimentos passados da saga, mas vão conseguir acompanhar a história central, pelo menos.

As cenas de ação continuam apresentando cenas fortes e não tão realísticas com carros, como uma figura carimbada da franquia, só que desta vez em um nível menor que o Velozes e Furiosos 9 – afinal, o que consegue superar uma missão no espaço? A superação, no entanto, será definida nos plots que vão se desenrolar em Velozes e Furiosos 10, até o grand finale que marcará por si só a saga, com grandes voltas de personagens e a sensação de que mais está por vir.

Ah, e lembrem de ficar depois dos créditos para ver a grandiosa cena pós-crédito de Velozes e Furiosos 10!

6

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
1
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %