Séries e Filmes

James Cameron dá péssima notícia sobre Avatar 4 e sobre série derivada no Disney Plus.

James Cameron é um dos grandes cineastas de Hollywood. Estando no posto de diretores mais bem-sucedidos da indústria, Cameron é conhecido por suas técnicas pioneiras de filmagens e gravação, além de ser um grande contrariador dos críticos, que nunca apostaram em suas obras, até o efeito “Titanic” – com sucesso do filme multi-campeão do Oscar e até hoje na lista das maiores bilheterias da história.

Cameron logo se agarrou em “Avatar“, que, em 2009, estourou os cinemas e é o grande detentor da maior bilheteria do cinema. Depois de mais de 10 anos de atrasos, as sequências do primeiro filme estão sendo desenvolvidas simultaneamente, com “Avatar: O Caminho da Água” já finalizado e lançado nos cinemas. “Avatar 3” está logo aí, quase inteiramente gravado, agora “Avatar 4 deve atrasar, segundo James Cameron insinua, ao Los Angeles Times.

james cameron
James Cameron nos bastidores de Avatar 2. (Foto: Reprodução/ 21th Century Studios)

Em entrevista ao portal, James Cameron disse que devido às calamidades da Guerra da Ucrânia e o extremo nacionalismo na política, inclusive no Brasil, seja uma hora pertinente para o desenvolvimento do filme “O Último Trem de Hiroshima”, que se trata de uma adptação cinematográfica da obra literária de Charles Pellegrino.

“O Último Trem de Hiroshima” relata detalhadamente a rotina dos sobreviventes e das suas famílias, momentos antes do ataque com bomba nucelar feita pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em resposta ao ataque nuclear de Pearl Harbor. O livro inclui uma entrevista com o falecido Tsutomu Yamaguchi, o único sobrevivente conhecido dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki.

Vivemos em um mundo mais precário do que pensávamos (disse o diretor refletindo sobre a guerra na Ucrânia e o retorno do nacionalismo). Eu acho que o filme de Hiroshima seria muito oportuno para este momento, se não mais do que antes. Isso lembra às pessoas o que essas armas realmente fazem quando são usadas contra alvos humanos.

James Cameron ao Los Angeles Times
lista 10 filmes james cameron celebridades cultura jornal140
James Cameron nos bastidores de Avatar 2. (Foto: Reprodução/ 21th Century Studios)

O andamento do filme adaptado do livro de Charles Pellegrino colocaria em cheque o processo de produção de “Avatar 4”, que, seguindo esse desejo de James Cameron, deve ser jogado para depois da finalização de “O Último Trem de Hiroshima”. Por enquanto, o projeto “próximo ao coração” não consta nenhum outro nome além de James na direção e no suporte do roteiro.

Atualmente, James Cameron está focado em “Avatar 3”, que deve retratar em um cenário oposto ao mostrado em “O Caminho da Água”, mostrando uma tribo Na’Vi de fogo. Segundo o que foi apurado pelo Collider, “95%” terceiro filme da franquia Avatar já foi filmado, faltando pouco para a conclusão em definitiva. O único porém é que filmes desse calibre precisam de muita atenção e pouca pressa na pós-edição, logo, esta última etapa deve demorar, em média, uns 2 anos, sendo improvável que “Avatar 3” chegue em 2024, como está inicialmente agendado.

Já “Avatar 4” teve seu “primeiro ato” totalmente gravado, também – ou seja, quase 33% finalizados, faltando outros dois terços. Ou seja, mesmo com a paralisação de James Cameron do universo de Pandora para focar em um outro caminho mais dramático do pós-guerra, as produções do quarto filme, com previsão de estreia no dia 17 de dezembro de 2026, já está bem encaminhado.

O que fizemos foi, antes de tudo, completar os quatro roteiros de 2, 3, 4 e 5. [O elenco] os leu. Eles sabem para onde seus personagens vão. Eles sabem. Filmamos 95% do filme 3. Temos um pouco que ainda precisamos pegar. E filmamos o primeiro ato do filme 4. […] Acho que uma das grandes coisas que fizemos, e Jim fez nesses roteiros, é que cada filme vai levar você a novos biomas e novas culturas .

E acho que uma das coisas que Avatar tem é essa ideia de ‘Oel ngati kameie’. Eu te vejo. E não se trata de ver você como você é fisicamente ou como você é. É sobre ver você de dentro, e a ideia que temos de apresentar novos clãs diversos que parecem diferentes do Omaticaya

John Landau ao Collider
6029587b71de4962ab26af0b639ef772
James Cameron no tapete vermelho de Avatar 2. (Foto: Reprodução/ The Hill)

Vamos ficar em alertas sobre esses possíveis adiamentos de “Avatar 3” e “Avatar 4” – o terceiro por conta do processo longo de pós-edição, e o quarto filme provavelmente paralisado graças a James Cameron querer desenvolver a adaptação de “O Último Trem de Hiroshima”.

Pelo menos, “Avatar 4” terá um grande salto temporal em relação aos evetos de “Avatar 3”. Portanto, seu adiamento não seria tão horrível narrativamente.

James Cameron e John Landau falam sobre Avatar 4 e Avatar 5

A quarta e a quinta sequências de Avatar prometem ser um desfecho do universo, ou um encerramento de uma grande história que impulsionará outras.

Ao Collider, James Cameron deu mais informações sobre Avatar 4 e seu poder para a franquia, com base em um relato que recebeu dos executivos da Disney, que ficaram espantados com o roteiro de Avatar 4, não opinando sobre alterações na trama, diferentemente das narrativas de “Avatar 2” e “Avatar 3”.

Não posso contar os detalhes, mas tudo o que posso dizer é que, quando entreguei o roteiro de 2 , o estúdio me deu três páginas de anotações. E quando entreguei o roteiro de 3 , eles me deram uma página de anotações, então eu estava melhorando. Quando entreguei o roteiro de 4 , o executivo do estúdio, executivo de criação dos filmes, me escreveu um e-mail que dizia: ‘Put* mer**’. E eu disse, ‘Bem, onde estão as notas?’ E ela disse: ‘Essas são as notas’. Porque meio que enlouquece no bom sentido, certo?

James Cameron ao Collider
james camerons avatar 3 will introduce a fire based navi v0 1ED3tqsaoDt9bkSbLevnwL7jK6JZ1 yg0nLopZcz6uw
Cena de Avatar 2. (Foto: Reprodução/ 21th Century Studios)

Como Cameron já adiantou, todos os roteiros dos filmes de Avatar foram escritos sequencialmente, assim como todos eles foram mostrados e lidos aos atores e pela equipe executiva da Walt Disney Entertainment. James Cameron revela que essa tomada de decisão foi inspirada em Peter Jackson por seu trabalho na trilogia “Senhor dos Anéis”.

Além do que foi falado acima, James Cameron também disse, sobre “Avatar 4”, que “você acha que sabe do que se trata, e então, oh não, você não sabe”, e que “espero poder fazer esse filme, é o que estou dizendo”, ao portal.

Já o produtor John Landau comentou que “Avatar 5” será a conclusão que receberá o papel de nostalgia do começo da saga.

Estou planejando terminar [Avatar] 4 e 5. Haverá uma audiência, vamos terminar esses filmes. [Eu] li os roteiros. Cada filme chega à sua própria resolução emocional, como eu disse, mas o filme 5 realmente o leva para casa

John Landau ao Collider

Franquia Avatar na Disney Plus?

Com uma grande produção de séries limitadas das principais empresas do Grupo Disney em ação na Disney Plus, como “The Mandalorian” e o recente “O Livro de Boba Fett” – Star Wars -, “Loki”, “What If…?” e “Miss Marvel” – Marvel; era previsto que o grande e lucrativo universo de Avatar também se rendesse ao streaming.

Porém, James Cameron foi muito relutante em dizer que Avatar e seu mundo é exclusivo nos cinemas, pelo seu cansaço com a popularidade e foco dos streamings, impulsionado pela pandemia do coronavírus, e o caráter do universo de Pandora. Antes de se convencer que é impossível vermos Avatar nos conteúdos originais da plataforma de streaming da Disney, James deixou uma remota possibilidade em aberto caso os custos de produção sejam mais acessibilizados, portanto, mais baratos.

Acho que nunca vai acabar [o cinema], porque é algo específico [a experiência de ir ao cinema]. O acordo que fazemos para mergulhar sem distrações é como fazer ioga ou dar um passeio na floresta por algumas horas. Há algo sobre isso que ainda acho sagrado.

No momento, a economia não faz sentido para colocar nenhum de nossos personagens principais em CG na TV [Disney Plus]. Mas o custo dessas coisas diminuirá progressivamente à medida que introduzimos aprendizado profundo de máquina nos processos e os tornamos mais automatizados. Pergunte-me novamente em cinco anos.

James Cameron ao Collider
Avatar 2 se torna a sexta maior bilheteria mundial
Cena de Avatar 2. (Foto: Reprodução/ 21th Century Studios)

Ao Collider, ainda, James Cameron rebateu críticas sobre o gênero dominar Hollywood e as premiações, com muotos críticos até não enquadrando a ficção científica como um filme, de fato: “Eu me perguntei, por que fazer esse tipo de cinema tão difícil? Algumas pessoas acham que é uma forma menor de cinema porque não envolve uma câmera. Eu poderia argumentar isso até ficar – para usar uma frase – com o rosto azul, porque acho que é uma forma muito mais pura de atuar no cinema. Mas trata-se realmente de criar um estado de sonho acordado por parte do público”.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %