Após um início de temporada frenético com batalhas intensas entre Shinigamis e Quincys nos 7 primeiros episódios da última guerra santa, Tite Kubo resolve pisar no freio e aproveitar essa pausa para preencher algumas lacunas há muito existentes no anime, como por exemplo o fato de Ichigo, que é um humano, conseguir despertar poderes de Hollow durante suas batalhas. Ou ainda o motivo de ter sido chamado de filho pelo rei Quincy ao final do episódio 7.
Todas essas questões começam a ser respondidas no episódio duplo denominado “Nada além da chuva” cujo foco é o passado dos pais de Ichigo e que visa mostrar a real origem dos misteriosos poderes do protagonista.
Ichigo retornou à cidade de Karakura, após ter sido expulso da Divisão Zero por ter falhado no teste para consertar sua Zanpakuto, sentindo-se nitidamente envergonhado por ter falhado em seu objetivo, evitando assim encarar seu pai e seus amigos. Contudo, logo em seguida Ishin vai atrás do filho para que os dois possam finalmente pôr todos “os pingos nos is”, permitindo ao Shinigami Substituto conhecer toda a história de seus pais e consequentemente sua própria origem.
Como Ichigo ao longo de toda a obra desenvolveu características inerentes aos seres humanos, Shinigamis e até mesmo Quincys, Tite Kubo precisou utilizar de grande criatividade para justificar a origem do Ichigo e conseguir encaixar uma justificativa minimamente plausível para a origem de seus poderes.
O episódio 11 foca em mostrar o passado de Ishin como o capitão da 10ª Divisão da Soul Society, tendo como auxiliares diretos Rangiku e Hitsugaya (futuro capitão dessa mesma divisão), num período em que precisa ir ao mundo dos homens investigar a aparição de uma ameaça Hollow que já havia provocado várias baixas de Shinigamis. Ao chegar à Karakura, Ishin depara-se com um Hollow modificado, com poderes elevadíssimos, e que teria sido fruto de uma das experiências de Aizen, como sempre atuando nos bastidores para colocar seus planos malignos em prática.
Ishin tem sérios problemas ao confrontar o Hollow modificado, denominado “O Branco” que luta como um Shinigami, e ao lançar mão de sua Bankai para tentar novelar o confronto acaba sendo atingido pelas costas por uma Zanpakuto (Aizen novamente) o que desperta no Shinigami a certeza da existência de um traidor na Soul Society. Durante a batalha, num momento em que Ishin encontra-se em desvantagem, surge inesperadamente a jovem Massaki Kurossaki, uma Quincy, prima de Ryu Ishida (pai de Ishida Uryu) que com o seu arco dispara diversas flechas na direção do Hollow.
A aparição repentina da jovem atrai a atenção do Shinigami e do Hollow que desvia-se habilmente de todos os ataques da Quincy, fazendo com que a Quincy resolvesse lançar mão de uma estratégia perigosa, e que definiria o futuro de Ichigo: Massaki deixa-se atingir propositalmente pelo Hollow que morde o seu ombro (transferindo parte de sua essência para a Quincy), permitindo que Massaki, com o Hollow ao seu alcance, acertasse uma flecha diretamente em sua cabeça.
Antes que o Branco explodisse Ishin reaparece em cena, protege Massaki e recebe boa parte do impacto proveniente da explosão do Branco, e naquele momento de fragilidade de ambos, em meio à chuva (daí o nome do episódio) Ishin e Massaki estabelecem seus laços afetivos iniciais. É claro que a mordida do Branco em Massaki geraria algum efeito colateral posterior, fato que ocorre em pouco tempo com o início do processo de Hollowficação da Quincy devido aos ferimentos sofridos na sua batalha anterior.
Com Massaki desacordada devido ao processo de Hollowficação, Ryu Ishida corre em busca de ajuda para a sua prima, e futura esposa, em uma história envolvendo casamento arranjado e preservação da espécie, quando é salvo por Ishin do ataque de um Hollow. Nesse encontro inesperado surge a figura de Urahara Kisuke, o único com conhecimento e recursos para que a vida de Massaki seja salva, desde que ela fique permanentemente ao lado de um Shinigami/humano para que a Hollowficação seja suprimida, ainda que ao custo da vida de Ishin como Shinigami.
Embora tenha ficado muito contrariado, Ryu Ishida aceita as condições do Urahara, que seriam a única forma de salvar Massaki, e dessa forma a jovem Quincy passa a viver ao lado de Ishin, que havia renunciado seus poderes Shinigami e ambos naturalmente se aproximam, e dessa união nasce Ichigo. A história é complicada, mas não poderia ser diferente para justificar a origem, os poderes e as diversas transformações de Ichigo ao longo de sua trajetória.
Uma última revelação envolvendo o passado de Ichigo é mencionado por Ishin que esclarece o envolvimento do rei Quincy no episódio da morte de Massaki Kurossaki. De acordo com os relatos do antigo capitão da 10ª Divisão, quando a mãe de Ichigo foi atacada por um Hollow ela tinha plenas condições de acabar com aquela ameaça até com certa facilidade, mas o rei Quincy, após retornar ao mundo dos vivos, havie reivindicado para si os poderes dos Quincys impuros, dentre os quais Massaki enquadrava-se, e uma vez privada de seus poderes, a mãe de Ichigo não teve condições de livrar-se da ameaça Hollow e acabou perdendo sua vida no episódio.
O anime com toda essa complexa história de origem teve o propósito de dar a Ichigo uma razão pessoal para que pudesse encontrar em sua raiva a motivação necessária para evoluir seus poderes (novamente) e estar em pé de igualdade com o rei Quincy (pra não levar outra surra) e assim vingar a todos os Shinigamis mortos na Soul Society durante a invasão Quincy e também a sua própria mãe. Com o preenchimento dessa lacuna relativa ao passado de Ichigo, nesse que foi o último episódio da temporada, o anime deve focar na retomada do treinamento na Divisão Zero, antes do esperado contra-ataque dos Shinigamis.
Formado em direito pela UNESA, servidor público, pai de duas princesas e casado com a mulher da minha vida. Cinéfilo, Otaku, fã de animes, mangás. Curto mais piscina do que praia, prefiro calistenia à academia e tenho o gosto musical de uma pessoa de 60 anos. Não sou um cara muito normal, mas sou apaixonado pela vida e pelo Deus que a criou.