Séries e Filmes

Peter Pan ganhará filme de terror slasher

Peter Pan para adultos!

O mundo mágico de Peter Pan, que ganhará um filme live-action da Disney de nome “Peter Pan & Wendy “, previsto para chegar na Disney Plus em 2023; será abordado em mais um filme, desta vez para as telonas e aderindo ao gênero de terror slasher.

Segundo apuração do The Hollywood Reporter, um filme voltado ao público adulto no universo de Peter Pan está sendo atualmente em desenvolvimento, com a mesma equipe criativa de outro filme de terror com os personagens mundialmente conhecidos da Disney: “Ursinho Pooh: Sangue e Mel”, que retrata o famoso ursinho amarelo e seu fiel amigo, Leitão, sendo assassinos em série.

peter pan capa
Peter Pan no desenho da Disney. (Foto: Reprodução/ Recreio)

Além da mesma equipe criativa, o diretor Rhys Waterfield, o mesmo de “Ursinho Pooh: Sangue e Mel”, também assinará a direção do longa macabro de Peter Pan. Ainda de acordo com o portal The Hollywood Reporter, o longa já tem um nome definido, que também brinca com a mescla de referências sangrentas e alusões à narrativa já sabida pelos desenhos clássicos. O nome da produção será “Peter Pan: Neverland Nightmare”, que em tradução livre ficaria “Peter Pan: O Pesadelo da Terra do Nunca”

Com o desenvolvimento de um filme de terror de mais um conto famoso pela Disney, é possível deduzir que a Jagged Edge Productions, produtora independente de Rhys Frake-Waterfield, possa fazer um universo só de histórias de conto de fadas voltados ao gênero do horror. Fora o slasher de Ursinho Pooh e o confirmado filme de terror de Peter Pan nesta mesma pegada, a Jagged Edge já possui outros filmes que são versões macabras de produções infantis, como é o caso de “The Curse of Humpty Dumpty” e “The Legend of Jack and Jill”.

Nenhuma outra informação de “Peter Pan: O Pesadelo da Terra do Nunca” foi divulgado. Vale lembrar que as histórias de Peter Pan e Ursinho Pooh não são criações autorais da Walt Disney Company, e sim contos já antigos que viraram domínio público, assim, livre de direitos ou barreiras de possíveis adaptações ou extensões. Mesmo a Disney ter comprado os direitos, ele se anula quando atinge os requisitos de sua disponibilização como domínio livre a todos.

Peter Pan
Peter Pan no desenho da Disney. (Foto: Reprodução/ Coxinha Nerd)

A Lei do Direito Autoral (Lei nº 9.619/98) prevê que os direitos patrimoniais do autor são válidos durante todo seu período em vida e, após falecido, têm o prazo de 70 anos. Passando este determinado tempo, qualquer empresa ou pessoa pode usar estes direitos sem necessidade de repasse ou divisão econômica. Uma vez que o escocês J.M. Barrie lançou a peça teatral e, posteriormente, o livro de Peter Pan, de maneira oficial, em 1904, suas obras validam mais de 110 anos de existência. Mesma coisa acontece com Ursinho Pooh, que também virou patrimônio público após 95 anos da criação original de das obras da AA Milne.

Na época, a Disney somente adquiriu os direitos de reprodução e permissão para realizar suas obras animadas voltado ao público infanto-juvenil.

Mas há quem se engana que, depois de determinada oficialmente como um domínio público, qualquer pessoa possa fazer o que quiser sobre a respectiva obra. É para evitar este tipo de produção e usufruição que se mantém assegurada, na Lei do Direito Autoral, os direitos morais, que ficam com herdeiros e sucessores do autor original de maneira indeterminada. A função destes herdeiros ou sucessores é garantir que todas as novas produções que vierem respeitem a obra em seu formato original,  impedindo modificações que possam prejudicar a qualidade do conteúdo, honra ou reputação do autor, além de fazer com que o nome do autor seja vinculado à obra sempre que ela for referenciada.

Porém, é seguindo estes mesmos princípios que o filme de terror “Ursinho Pooh: Sangue e Mel” está recebendo poolarizações sobre o caráter do conteúdo, com muitos alegando que os personagens sendo assassinos e brutos podem desvinculá-los à obra original. Por enquanto, nenhuma notícia envolvendo interferência dos detentores dos direitos morais do escritor AA. Milne sobre o filme slasher foi noticiada, sendo assim legalizado sua produção e exibição.

1 winnie the pooh blood and honey 1 19211094
Cena de “Ursinho Pooh: Sangue e Mel”. (Foto: Reprodução/ O Povo)

“Ursinho Pooh: Sangue e Mel” ainda não tem data de estreia definida, mas está previsto para chegar em algum momento deste ano, sendo descrito como um slasher cheio de sangue. A história conta Urisnho Pooh (David-Dowsett) e Leitão (Chris Cordel) que são deixados de lado por Christopher Robin (Nikolai Leon), que vai para faculdade. Furiosos, os personagens de AA Milne perseguirão os humanos nas casas em volta de Robin para matar sua fome e sua repulsa a humanos.

Em entrevista ao Dread Central, o diretor Rhys Frake-Waterfield falou sobre o enredo de seu filme, e adiantou que Ursinho Pooh e Leitão são sádicos, provocado pelo abandono de Christopher Robin.

Pooh e Leitão, eles não têm nenhum remorso e são realmente muito sádicos (…) Isso era algo que eu queria dos personagens. Eu imaginei (o filme) e consegui os atores, para retratar Pooh como o alfa dos dois. Então ele (Pooh) é o macho alfa e é sempre o responsável pelo acampamento. Leitão essencialmente é quase um pequeno servo e faz o que Pooh quer.

Christopher Robin se afasta deles, não os alimenta, o que tornou a vida de Pooh e Leitão bem difícil. Como precisaram se defender, eles se tornaram selvagens. Eles voltam às raízes animalescas e não são mais mansos: temos um urso e um porco ferozes que saem por aí em busca de uma presa

Eles construíram essas tendências realmente sádicas entre si, apenas sair e atacar as pessoas para matá-las, para comê-las como um modo de vida

Rhys Frake-Waterfield ao Dread Central
2849984
Pôster de “Urisnho Pooh: Sangue e Mel”. (Foto: Reprodução/ AdoroCinema)

Amber Doig-Thorne, Maria Taylor, e Danielle Scott fazem parte do elenco do filme, que ainda não tem data de estreia definida, segundo o IMDB. Rhys Waterfield, diretor do filme, revelou à Variety que o filme foi gravado em um período de 10 dias próximo à floresta Ashdown, na Inglaterra. O local é importante porque foi o que servil de inspiração para a criação do Bosque dos 100 Acres, das histórias originais de Milne.

Confira o trailer abaixo de “Ursinho Pooh: Sangue e Mel”.

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %