Séries e Filmes

“Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”: Tudo que você precisa saber antes de assistir

Nesta quinta feira, 1, chega ao Prime Vídeo a série mais esperada do serviço de streaming da Amazon e uma das produções mais aguardadas do ano: “Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”. A série, que retrata uma parte importante da criação do universo famoso e meticuloso de Tolkien, vem gerando algumas dúvidas, e informações importantes do seriado acabam passando despercebido diante do hype que “Os Anéis do Poder” possui tanto para a Amazon quanto para novos curiosos que querem saber a respeito da obra.

Com isso, prepare um assento confortável e fique até o final desta matéria, pois a Nerds da Galáxia reunirá a coletânea de tudo que sabemos sobre “Anéis do Poder”, desde detalhes de produção até uma analogia com o tempo cânone das obras do universo de Senhor dos Anéis.

aneis de poder segunda era 696x392 1
Trailer de “Anéis do Poder” – Imagem: Amazon Prime Video

Linha Cronológica de “Anéis do Poder”

Já vamos citar a principal dúvida entre os novatos: afinal, “Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” é do mesmo universo dos filmes lançados nos anos 2000? Precisa vê-los para entender a série? Se passa antes ou depois dos acontecimentos dos filmes?

O vasto e detalhista universo de J.R.R. Tolkien é reconhecido pela abrangência e importância que o livro possui no mundo – a Inglaterra não continha um universo fantabuloso, uma vez que as invasões vikings destruíram arquivos e relíquias da história. Logo, a história é dividida em três grandes eras: 1º Era, 2º Era e 3º Era. A última era é já conhecida e difundida, uma vez que as trilogias de “Senhor dos Anéis (2001-2003)” e “Hobbit (2012-2014)” se ambientaliza nesse contexto, além de ‘O Silmarillion’ dando mais enfoque na primeira era.

“Os Anéis do Poder” servirá explorando mais da Primeira e Segunda Eras da Terra Média, até então inexplorada, cinematograficamente. Diferentemente dos filmes, o seriado não adaptará uma narrativa dos livros, mas sim se basear em obras como ‘O Silmarillion’ e ‘Contos Inacabados De Númenor E Da Terra-Média’, explorando sobre as mitologias e histórias passadas do universo, que serão dramatizadas e apresentadas em “Os Anéis do Poder”.

Isto se deve pela morte precoce de Tolkien e seu filho, que acabaram não terminando o projeto de exploração mais adequada sobre estes períodos. Tanto que a Amazon, para a execução de “Anéis do Poder”, tiveram que entrar em contato com estudiosos de Tolkien para se ter uma dedução mais característico do autor para desenhar a trama da série.

todos bonitos
Pôsteres dos personagens de “Anéis do Poder” – Imagem: Tolkienista/ Amazon Prime Video

Com isso, a série explora o mesmo universo de Senhor dos Anéis dos livros e, consequentemente, dos filmes, porém deve ser sempre ressaltado que são produções diferentes e o tempo entre “Anéis do Poder” e as trilogias cinematográficas já feitas é colossal, ultrapassando milhares de anos antes.

História de “Anéis do Poder”

Bem, sabendo sobre as eras em que se passam a trama de “Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” e procurando sobre a sinopse do seriado, “Anéis do Poder” contará sobre a forja dos 19 anéis e a ascensão do grande vilão do universo: Sauron.

Este é um título que imaginamos que pudesse viver na capa de um livro, ao lado de outros clássicos de J.R.R. Tolkein. O ‘Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder’ une todas as grandes histórias da Segunda Era da Terra Média: a forja dos anéis, o surgimento de Dark Lord Sauron, o épico conto de Númenor e a Última Aliança entre Elfos e Homens. Até agora, o público só pôde ver no ecrã a história de Um Anel – mas antes de haver um, havia muitos… – e estamos muito entusiasmados por partilhar esta história com todos.

J.D.Payne & Patrick McKay, showrunners de “Anéis do Poder”
607529
Imagem de “Anéis do Poder” – Imagem: Amazon Prime Video

Retratando grandes particularidades do universo dos livros e principalmente da Segunda Era, com guerras e batalhas sangrentas e intensas contra o exército de Lorde Sauron; “Anéis do Poder”, como visto nos trailers, promete cenas exuberantes e ação constante.

Vale um ressalve que a série já foi renovada para a segunda temporada e, de acordo com os requisitos da compra dos direitos da Tolkien, o seriado deve ter 5 temporadas, ao todo. Portanto, não espera que todos esses fatos marcantes sejam desenrolados e concluídos logo no começo.

Durante a Segunda Era na Terra-Média, os elfos forjaram 19 anéis, com a ajuda de Sauron, que fornece poderes diversos ao portador do anél. No entanto, estes objetos poderosos tinham falhas. Sauron, de forma escondida, criou o último anel, o 20º, mais conhecido como o Um Anel. O vilão tinha um plano de controlar todos os outros anéis de poder, para isso roubou os objetos dos elfos para distribuí-los aos anões e humanos. Mas, ao descobrirem o plano maligno por trás do ato, em andamento, três dos anéis foram escondidos. Segundo os eventos, três anéis foram dados aos Elfos, sete foram dados aos Anões e nove aos Homens.

Dèja-vú? A volta de Personagens e Lugares já conhecidos!

Claro que icônicos personagens e lugares emblemáticos de Senhor dos Anéis voltariam a aparecer nas telinhas de “Aneis do Poder”, por se tratar do mesmo universo, se torna possível proporcionar a tal volta.

A principal personagem conhecida pelos fãs será Galadriel, vivida nos filmes por Cate Blanchett. Aqui, Morfydd Clark interpreta uma versão mais jovem da elfo, sendo uma guerreira destemida, valente e que sente que algo está vindo para abalar a paz do mundo, ao contrário da trilogia de Peter Jackson em que Frodo encontra sua versão mais velha como uma poderosa líder de Lothlórien.

Elrond também dará as caras em “Anéis do Poder”, agora não sendo interpretado por Hugo Weaving, e sim o jovem ator Robert Aramayo. Assim como Galadriel, Elrond não é mais um líder experiente da trilogia de Senhor dos Anéis, mas um jovem elfo com potencial enorme. Por ser meio-elfo, veremos no seriado sua escolha entre ter uma vida imortal de um elfo ou uma mortalidade de um humano.

Falando em elfos, Gil-Galad marcará presença, sendo intepretado por Benjamin Walker. Para aqueles que não se recordam, Gil-Galad é o maior chefe e líder de Lindon e Alto-Rei dos Noldor, lugar seguro em que os elfos se refugiaram após os terríveis acontecimentos de Morgoth. Veremos uma relação de mentoria entre Galad e Elrond.

Maxim Baldry interpretará o jovem Isildur, filho de Elendil e neto de Amandil, Grande Rei de Gondor e Arnor e Senhor de Andúnië – descendente dos reis de Numenor -, respectivamente. Além de ter sido Rei de Gondor do Sul ao lado de seu irmão, Isildur teve papel crucial nos filmes, com Harry Sinclair dando a vida ao humano, cortando o dedo de Sauron com o Um Anel. Elendil, inclusive, também estará na série, interpretado por Lloyd Own.

Celebrimbor, interpretado desta vez por Charles Edward, participará novamente nas obras de Senhor dos Anéis. O elfo Príncipe dos Noldor é descendente de Fëanor, que criou as três pedras de Silmarils e forjou os anéis do poder com Sauron, que lhe apresentou um nome falso de Annatar.

aneis do poder personagens comum
Comparativo entre Galadriel e Elrond em seus atores nos filmes do Senhor dos Anéis e na série “Anéis do Poder” – Imagem: Magazine HD

Anson Boon deverá interpretar o temido Sauron, que dispensa comentários. Howard Shore também retorna – ele não é um personagem ou ator, é o grande compositor das famosas trilhas sonoras das trilogias “Senhor dos Anéis” e “Hobbit”.

Falando sobre lugares já vistos nas telas do cinema, a ilha de Numenor, o Reino dos Homens, será o grande palco da trama de “Anéis do Poder”, que estão em clima de glória e paz. O continente foi destruído na Segunda Era da Terra Média em decorrência de uma punição da parte de Eru Ilúvatar pela corrupção de Ar-Pharazôn, rei de Númenor, que juntou-se a Sauron.

Em “Anéis do Poder”, veremos também disputas políticas em Numenor, com diferentes facções lutando pelo trono.

Nos trailers da série, foi possível ver Galadriel em Belegaer, o Grande Mar de Arda que fica à oeste da Terra-Média, que até o final da Segunda Era, servia como uma ponte de gelo que conectava o extremo norte com o extremo sul. Teremos o enfoque em Khazad-dûm.

numenor
Numenor em “Anéis do Poder” – Imagem: Amazon Prime Video

Novos Personagens e Primeiras-Aparições cinematográficas de outros

Assim conforme dito pelos showrunners de “Anéis do Poder”, o seriado da Amazon contará com pequenas reformulações e novos personagens criados totalmente do zero, para dar um ar mais original sem ser incoerente com a pegada trazida por Tolkien.

Dentre os personagens não-canônicos relevantes, estão Arondir (Ismael Cruz Córdova), um elfo silvestre que vive na floresta, utiliza arco e flecha como arma, e tem seu plot dramático instaurado por se apaixonar por uma humana chamada Bronwyn (Nazanin Boniadi), mãe de Theo (Tyroe Muhafidin), residentes de Tirharad – tanto Theo quanto Bronwyn são novos no universo -; e Elanor ‘Nori’ Brandyfoot (Markella Kavenagh), uma menina Harfoot, que narrou o primeiro trailer de “Senhor dos Anéis: Anéis do Poder” lançado no intervalo do Super Bowl. Além de Markella, a atriz Megan Richards também será uma Harfoot, de nome Poppy.

Os Harfoot são conhecidos como ‘Pés-Peludos’ e são ancestrais dos Hobbit’s, algo que incomodou fãs mais assíduos dos livros de Tolkien, pelos Hobbit’s não possuírem ancestrais e serem só citados na Terceira Era. Para os “Anéis do Poder”, os Harfoot gostam de andar descalços e carregam suas próprias casas em suas costas. Eleanor é descrito como aventureira e curiosa, com vontade de conhecer o mundo além do que é permitido, já a sua melhor amiga Poppy é cautelosa e será a bússola de moral que faz Nori manter seus pés no chão e controlar seus desejos mais perigosos.

zzzzzzz
Nori e Poppy em “Anéis do Poder” – Imagem: Amazon Prime Video

Completando a lista de originais para o seriado “Anéis do Poder”, estão o O Estranho (Daniel Weyman), um homem que aparece junto com uma cratera de um meteoro encontrado por Nori e Poppy; Princesa Disa (Sophia Nomvete), princesa de Khazad-dûm anã mulher de Durin IV (Owain Arthur); Halbrand (Charlie Vickers), que fica preso em uma jangada em algum lugar de Belegaer, encontrando Galadriel; e Kemen (Leon Wadham), personagem criado especificamente para a série que vive em clima de tensão com o seu pai Ar-Pharazôn, apesar de ocupar uma posição privilegiada.

Entrando para a sub-categoria de primeiras aparições cinematográficas de personagens dos livros pertencentes ao universo de Senhor dos Anéis, estão o Príncipe Durin IV (Owain Arthur), Rei do Povo de Durin e de Khazad-dûm na Segunda Era; e Finrod (Will Fletcher), Rei Elfo dos Noldor e o mais velho dos filhos de Finarfin e Eärwen e o irmão de Galadriel estarão em “Anéis do Poder”

Numenor terá diversas brigas políticas em busca do poder do continente, muito consequente de Elendir e Isildur – já mencionados acima – e da dupla Tar-Míriel e Ar-Pharazôn, que marcam a estreia como adaptação à sétima arte.

Tar-Míriel será encarnada pela Cynthia Addai-Robinson. e é uma rainha regente descendente de Tar-Palantir, rei antecessor. Ar-Pharazôn (Trystan Gravelle) é primo de Tar-Míriel (Cynthia Addai-Robinson) e conselheiro da mesma. Pharazôn chega a se suceder o trono, mas de acordo com as obras de J.R.R. Tolkien, ele é um dos últimos reis de Numenor, o que leva o Reino dos Homens à queda por sua corrupção e aliança ao Sauron.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Kemen, Tar-Míriel, Ar-Pharazôn, Elendil, Eärien e Isildur em cena de ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’ – Imagem: Amazon Prime Vídeo.

Resumo da 1º Era

A Primeira Era dos Anos do Sol começou quando os Valar, membros dos Ainur, uma raça de espíritos imortais criados antes da criação da Terra pelo pensamento de Eru Ilúvatar, Ser Supremo do universo, fizeram o Sol e a Lua a partir dos últimos fruto e flor das Árvores moribundas.

A Primeira Era vê também o surgimento de Morgoth, o mais poderoso dos Ainur, que traiu os Valar e criou todo o mal da Terra Média. Sauron, o antagonista de O Senhor dos Anéis, se tornou seu servo e tenente-general de seus exércitos.

Um por um, os reinados élficos tombaram, até mesmo a cidade escondida de Gondolin. Homens e Elfos quase foram extintos. A maioria dos Elfos vai para o oeste, para a mesma terra que Frodo e Bilbo navegam ao final de O Retorno do Rei.

Após séculos de derramamento de sangue, Morgoth é finalmente derrotado numa guerra que destrói grande parte do planeta.

senhor aneis serie amazon passara segunda era
Imagem de “Anéis do Poder” – Imagem: Amazon Prime Video

Resumo da 2º Era

Quando começa a Segunda Era na Terra Média, os Homens e Elfos que ficaram no continente procuram novos lares. Os Homens que tinham se mantido fiéis aos Valar foi concedida a ilha de Númenor, enquanto que aos Elfos foi permitido o regresso ao Ocidente.

Assim nasceu Númenor, lar de grandes guerreiros e marinheiros, que se tornavam cada vez mais invejosos dos Elfos devido à sua imortalidade. Enquanto isso na Terra Média, Sauron, principal servo de Morgoth, voltava a agir. Ele trabalhou com os ferreiros élficos em Eregion no ofício dos anéis, e forjou o Um Anel para dominar a todos.

Em Númenor, o último rei, Ar-Pharazôn venceu Sauron e trouxe-o para Númenor como refém. Só que Sauron é manipulador e, com a ajuda do Um Anel, enganou o monarca e o convenceu a invadir as as Terras Imortais de Valinor, prometendo imortalidade aos Homens. Eles foram impedidos pelos Valar e pelo próprio Ilúvatar.

Amandil, chefe dos que se mantiveram fiéis aos Valar, tentou rumar a ocidente para procurar a sua ajuda. O seu filho, Elendil, e os seus netos, Isildur e Anárion, prepararam-se para fugir para a Terra Média.

Depois dessa traição aos Valar, Númenor foi completamente destruída, assim como o corpo legítimo de Sauron, embora seu espírito tenha resistido no Um Anel e voltado para a Terra Média.

Elendil e seus filhos fugiram para a Terra Média a fundaram os reinos de Gondor e Arnor. Sauron ergueu-se de novo, mas os Elfos aliaram-se aos Homens para formar a Última Aliança e derrotá-lo.

O seu Um Anel foi capturado por Isildur, que não o destruiu, dando origem à trama vista nos filmes de O Senhor dos Anéis, que se passaram na Terceira Era.

aneis do poder cinema estreia
Cena de “Anéis do Poder” – Imagem: Amazon Prime Video

Conclusão – “Anéis do Poder”

“Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” chega na quinta feira, dia 1 de setembro ao Amazon Prime Video, com seus dois primeiros episódios iniciais chegando na palataforma às 22h (Brasília). Depois disso, os seis capítulos restantes serão liberados semanalmente nas sextas-feiras, à 1h da manhã do Brasil. Logo, o finale de “Os Anéis de Poder” virá na sexta-feira, 14 de outubro.

A segunda temporada de “Anéis do Poder” está sendo gravada, atualmente, com possíveis cinco temporadas podendo ser acrescentadas conforme a cláusula de compra dos direitos de Senhor dos Anéis. “Anéis do Poder” busca rivalizar diretamente com “Casa do Dragão”, spin-off do fenômeno “Game of Thrones”. A série se tornou a mais cara já feita na história, com mais de US$450 milhões gastos na primeira e um orçamento de US$1 bilhão para o desenvolvimento de “Anéis do Poder”.

‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder’ do Prime Video traz para as telas pela primeira vez as lendas heróicas da lendária 2ª Era da história da Terra-média. Este drama épico se passa milhares de anos antes dos eventos de ‘O Hobbit‘ e ‘O Senhor dos Anéis’, e levará os espectadores de volta a uma era em que grandes poderes foram forjados, reinos ascenderam à glória e caíram em ruínas, heróis improváveis foram testados, esperança pendurada pelos fios mais finos e o maior vilão que já fluiu da caneta de Tolkien ameaçou cobrir todo o mundo na escuridão.

Começando em uma época de relativa paz, “Anéis do Poder” segue um elenco de personagens, tanto familiares quanto novos, enquanto eles enfrentam o temido ressurgimento do mal na Terra-média. Das profundezas mais escuras das Montanhas Sombrias, às majestosas florestas da capital élfica de Lindon, ao deslumbrante reino insular de Númenor, aos confins do mapa, esses reinos e personagens irão esculpir legados que viverão muito tempo depois

Sinopse de “Anéis do Poder”

Créditos: Cine Click Uol

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
2
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %