Brasil cresce em e-Sports e em fraudes dentro da indústria
Paralelo entre e-Sports e proteção contra fraudes
O mercado de e-Sports vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, impulsionado principalmente pela proliferação de smartphones e a crescente popularidade dos jogos para dispositivos móveis. Segundo dados recentes, o Brasil se destaca como um dos mercados mais promissores para e-Sports no mundo, atraindo gigantes do setor como Garena e Riot Games, que já têm operações bem estabelecidas na região.
De acordo com o Sigma Americas, evento de igaming que acontece entre 14 e 18 de junho em São Paulo, 80% dos jovens brasileiros são entusiastas de jogos; 50% assistem a conteúdo de videogames e 25% assistem ou participam do universo de e-Sports – fazendo com que o país ocupe a 10ª posição em todo mundo. Estima-se que os entusiastas dos e-Sports no Brasil passem mais de 20 horas por semana jogando. Um terço deles gasta dinheiro em moeda virtual e as mulheres representam 60% do público.
- Hogwarts Legacy chega para PlayStation 4 e Xbox One
- Guardiões da Galáxia: Volume 3 – Crítica
- Novo Pro-Mac 2023: Novas mudanças da ‘Lei Rouanet Paulista’
- Cassette Beasts | REVIEW
- Novo trailer de jogabilidade da edição de consoles do Company of Heroes 3 é revelado
A receita no mercado brasileiro de e-Sports deve atingir US$ 16,03 milhões em 2023, mantendo uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 7,75% até 2027. Embora os jogos para dispositivos móveis estejam ultrapassando as variantes para PC e console, os títulos de e-Sports para PC ainda são mais lucrativos. Este ano, a entrada de novos usuários no mercado de e-Sports deve aumentar em 8,2%. No Brasil, a previsão é de que o número de participantes de e-Sports atinja 25 milhões até 2027.
Em 2022, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o marco legal da indústria dos jogos eletrônicos — que ainda vai ser analisada pelo Senado Federal. A medida visa estimular a indústria de jogos eletrônicos no Brasil ao reduzir a tributação sobre os produtos e ainda regulamenta a fabricação, importação, comercialização e o desenvolvimento dos jogos eletrônicos. A prestação de serviços de entretenimento também será regulamentada, sendo livre a promoção de disputas envolvendo os usuários dos jogos eletrônicos e dos jogos de fantasia com a distribuição de prêmios. O problema é que, por movimentar bilhões de dólares por ano, essa indústria é um dos principais alvos de fraudes – motivadas pelo sistema de pagamento online.
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, os brasileiros sofreram 284.198 mil tentativas de fraude de identidade em janeiro de 2023, o que significa que a cada nove segundos um brasileiro é vítima dos fraudadores. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, houve queda de 24,2% – sinal de que as empresas têm investido em segurança. Com o crescimento vertiginoso do mercado de e-Sports, a importância da verificação de identidade e a prevenção de fraudes se tornam cada vez mais essenciais, já que a integridade dos torneios e a segurança dos jogadores são fundamentais para o sucesso do setor.
Algumas medidas já estão sendo tomadas, com a criação e expansão de empresas de tecnologias especializadas em proteção de dados e detecções de fraudes. A Sumsub, empresa de tecnologia SaaS (Software como serviço) britânica, recentemente anunciou a abertura de sua filial em São Paulo capital, em fevereiro do ano passado, e ganhou destaque neste meio por ser premiada pela Sigma Eurásia 2023 como a SaaS do ano em igaming.
A plataforma de verificação da empresa, atuante em mais de 220 países e territórios, que protege cada etapa da jornada do usuário, foi reconhecida por suas soluções personalizáveis de KYC (conheça-seu-cliente), KYB (conheça-seu-negócio), PLD (prevenção à lavagem de dinheiro), monitoramento de transações e prevenção de fraude, possibilitando orquestrar o processo de verificação, receber clientes em todo o mundo, atender aos requisitos de conformidade, reduzir custos e proteger os negócios.
Suas ferramentas antifraude orientadas por inteligência artificial (IA), o que dá mais dinamismo para o usuário, para as empresas e para a própria Sumsub.
À medida que o mercado de e-Sports cresce, as questões de segurança e a verificação de identidade se tornam críticas. É importante garantir que os jogadores sejam quem dizem ser e proteger os interesses dos patrocinadores, torneios e jogadores. A implementação de soluções de verificação de identidade eficazes ajuda a evitar fraudes e assegura a integridade desse segmento que ainda tem tanto a crescer
Guilherme Terrengui, head de novos negócios da Sumsub no Brasil, América Latina e Ibéria.
Terrengui diz que as empresas que integram a indústria dos jogos eletrônicos têm acesso a algumas formas de endurecer o combate aos fraudadores. Uma delas é recorrer a tecnologias que permitem às empresas criar fluxos de trabalho de verificação de usuários adaptados a gatilhos e cenários de risco específicos.
Automatizar a verificação do usuário é simples. Tudo o que é exigido do cliente é configurar a lógica de verificação, que inclui a seleção de gatilhos como idade, sexo, país, dados KYC anteriores etc. Também é possível escolher as regras e ações apropriadas ao procedimento, tudo bastante customizado
Guilherme Terrengui, head de novos negócios da Sumsub no Brasil, América Latina e Ibéria
O cenário brasileiro de e-Sports conta com equipes renomadas, como Furia, LOUD e MIBR, que têm incentivado a popularidade dos jogos no país. Além disso, o Brasil possui ligas estabelecidas na maioria dos principais títulos de e-Sports, como Rainbow Six, CS:GO, League of Legends, Wild Rift, Free Fire e Mobile Legends: Bang Bang.
Na opinião de Tony Petrov, diretor jurídico da Sumsub baseado no Brasil, é fundamental que as entidades governamentais e as associações de e-Sports trabalhem juntas para desenvolver estratégias eficazes de regulamentação e fiscalização do mercado, protegendo os interesses de jogadores, patrocinadores e investidores. Isso inclui a criação de leis específicas para o setor e a promoção de programas de educação e conscientização sobre a importância da segurança e da ética nos e-Sports.
O mercado de e-Sports no Brasil possui um enorme potencial de crescimento, e a verificação de identidade e a prevenção de fraudes são aspectos fundamentais para garantir a segurança e a integridade desse segmento em expansão. Com a colaboração entre empresas, organizações e entidades governamentais, o Brasil pode se tornar uma referência global no mercado de e-Sports e continuar atraindo investimentos e talentos de todo o mundo
Tony Petrov, diretor jurídico da Sumsub baseado no Brasil
Olá, Nerds da Galáxia! Sou Enzo Sapio, vida longa e próspera! Sou um estudante de jornalismo (até dezembro de 2023) completamente enlouquecido por cinema, sempre tentando ver alguma coisa nova por aí. Sim, sou marvete assumido, pai de gatos, gamer de Playstation e jogador de RPG nas horas vagas. Além disso, gosto de ler quadrinhos e falar sobre games, tecnologia, música (sou mais do rock) e de crushs pesados em famosas nas quais nunca conhecerei. Não tenho nenhum dinheiro no bolso, devido a periféricos gamers, funko pop’s e baldes/copos temáticos de alguma coisa nerdola. Ajude um necessitado e mete um pix… ou simplesmente compartilha minhas matérias! Obrigado!