GeralProgramas de TV e EntretenimentoSéries e Filmes

Greve dos Atores 2023 | A paralisação se encerra com um acordo entre SAG-AFTRA e AMPTP

Após 118 dias exaustivos com uma greve dos atores, o Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA), e a associação que representa os estúdios e streamers estadunidense (AMPTP) chegaram a um novo acordo e a greve será encerrada às 5h01, no horário de Brasília, nesta quinta-feira (9), com o acordo passando pelo processo de ratificação.

A notícia sobre o fim da greve dos atores surgiu nas redes sociais do Sindicato dos Atores, que afirma eles e a AMPTP chegaram em um acordo provisório após cerca de duas semanas de negociações reagendadas. O avanço para um acordo ocorreu pouco antes do prazo final que a associação dos estúdios e streamers havia estabelecido para uma resposta.

“Caros #SagAftraMembers: estamos entusiasmados e orgulhosos em informar que hoje o seu Comitê de Negociação de TV/Teatro votou por unanimidade pela aprovação de um acordo provisório com a AMPTP. A partir das 12h01 (horário do Pacífico) do dia 9 de novembro, nossa greve está oficialmente suspensa e todos os locais de piquete estão fechados. Entraremos em contato nos próximos dias com informações sobre encontros comemorativos em todo o país.”

“Num contrato avaliado em mais de mil milhões de dólares, alcançamos um acordo de âmbito extraordinário que inclui aumentos de remuneração mínima “acima do padrão”, disposições sem precedentes para consentimento e compensação que protegerão os membros da ameaça da IA ​​e, pela primeira vez, estabelece um bônus de participação no streaming.”

“Nossos limites de Pensões e Saúde foram substancialmente aumentados, o que trará um valor muito necessário aos nossos planos. Além disso, o acordo inclui inúmeras melhorias para diversas categorias, incluindo aumentos de remuneração descomunais para artistas anteriores e disposições contratuais críticas que protegem diversas comunidades. Chegamos a um contrato que permitirá aos membros do SAG-AFTRA de todas as categorias construir carreiras sustentáveis. Muitos milhares de artistas, agora e no futuro, beneficiarão deste trabalho.”

“Detalhes completos do acordo não serão fornecidos até que o acordo provisório seja revisado pelo Conselho Nacional SAG-AFTRA. Agradecemos também aos nossos irmãos sindicalizados – os trabalhadores que impulsionam esta indústria – pelos sacrifícios que fizeram enquanto apoiavam a nossa greve e a do Writers Guild of America. Estamos juntos em solidariedade e estaremos ao seu lado quando você precisar de nós. Obrigado a todos pela dedicação, comprometimento e solidariedade ao longo desta greve. É por sua causa que essas melhorias se tornaram possíveis. Em solidariedade e gratidão, Seu Comitê de Negociação de TV/Cinema.”

Carta aberta da SAG-AFTRA.
Imagem: SAG-AFTRA declara o fim greve dos atores em Hollywood – (Reprodução: Internet).
Imagem: “SAG-AFTRA declara o fim greve dos atores em Hollywood” – (Reprodução: Internet).

Até agora, não há nenhum comentário do Sindicato dos Atores ou da AMPTP sobre os detalhes do acordo, que provavelmente surgirá nos próximos dias, antes da conclusão de ratificação do Sindicato. Se o acordo for ratificado, o contrato poderá entrar em vigor em breve e, caso contrário, os membros enviarão essencialmente os seus negociadores laborais de volta à mesa de negociações com a AMPTP e a greve dos atores retornará.

Quando as negociações foram retomadas em setembro pela primeira vez desde que a SAG-AFTRA convocou uma greve dos atores em 14 de julho, havia grandes esperanças na indústria de que o maior sindicato de Hollywood pudesse chegar rapidamente a um acordo com as grandes empresas, assim como fizeram nos últimos dias das negociações dos roteiristas.

ap23270694805691 c730666338df025e8e1bb647812252e2260cc260 s1100 c50
Imagem: “SAG-AFTRA declara o fim greve dos atores em Hollywood” – (Reprodução: Chris Pizzello).

Ambos os lados não conseguiam chegar em um acordo que beneficiaria a todos, com contrapropostas sendo feitas durante semanas, numa situação que deixou a indústria nervosa diante da greve dos atores. O progresso estava lento, especialmente quando se tratou de colocar as barreiras no contrato contra o uso de inteligência artificial: o Sindicato dos Atores considera o rápido avanço da tecnologia uma questão absolutamente existencial para os membros e procurou colmatar quaisquer potenciais lacunas que pudessem levar a questões futuras. Na reta final, os estúdios apresentaram o que o SAG-AFTRA caracterizou como a “última, melhor e final” oferta abrangente das empresas que foi o último rascunho para chegar no acordo aceito nesta quarta-feira.

Quando o contrato anterior do sindicato expirou, a SAG-AFTRA entrou em uma greve dos atores com muitas questões pendentes, deixadas em cima da mesa. O Sindicato dos Atores está pedindo por uma estrutura e condições justas, a regulamentação de inteligência artificial e novas tecnologiasmelhores pagamentos de salários e benefícios residuais que reflitam o valor da contribuição deles na produção nos serviços de streaming, TV e cinema.

O tempo que a greve dos atores aconteceu em 2023 aumentou certamente as expectativas quanto ao acordo firmado com os estúdios. Na próxima votação de ratificação do sindicato, cuja data ainda não foi anunciada, os membros decidirão se os termos são aceitáveis para eles.
SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %