CuriosidadesSéries e Filmes

Especial de Halloween | 4 produções de terror baseados em livros para assistir nesta data macabra

À medida que a lua lança um brilho misterioso em noites densas, nós sabemos que estamos chegando cada vez mais perto do Halloween, não é mesmo?

Comemorado em 31 de outubro, o Halloween é um feriado que combina elementos das antigas tradições celtas com festividades modernas. Sendo a época em que fantasias criativas, do macabro ao extravagante, ocupam o centro das atenções enquanto o “Doces ou Travessuras” assombram as vizinhanças. Assim como, casas mal-assombradas, locais abandonados e filmes de terror atraem os corajosos e dão o tom para uma noite repleta de gritos e risadas.

Em última análise, o Halloween oferece uma oportunidade fascinante para todos abraçarem seu espírito travesso e celebrarem da forma mais única possível. Com isso, o NDG tem o prazer de apresentar uma coleção de quatro (dos mais icônicos) filmes e séries de terror baseados em livros que irão arrepiar a espinha. Então, acenda suas velas ritualísticas, faça um pentagrama medonho, pegue seu café com leite de abóbora com especiarias e junte-se a nós em uma jornada pelo macabro e misterioso.

1º e 2º: IT – A Coisa e IT – Capítulo Dois (Filmes, 2017 e 2019)

Halloween
Imagem para o Especial de Halloween: “IT – A Coisa” – (Divulgação: Warner Bros. Discovery).
Sinopse: Em uma pacata cidadezinha chamada Derry, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança… e do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Durante a infância e a vida adulta, eles descobrem que Pennywise (a Coisa), um palhaço sobrenatural e maligno que se alimenta de seus medos e cuja violência deixou terríveis marcas de sangue na cidade há séculos. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry e são os únicos capazes de acabar com essa ameaça.

O primeiro capítulo da nova adaptação do livro escrito por Stephen King se tornou um clássico do terror moderno da noite para o dia ao quebrar o recorde de “a maior pré-venda de todos os tempos para um filme de terror“, superando “Atividade Paranormal 3” (2011), além de estabelecer o recorde de melhor filme de terror do ano de lançamento. Então, faz sentido o filme estar nesta lista de Halloween.

Em uma entrevista, o diretor Andy Muschietti afirmou que as influências para “IT – A Coisa” e “IT – Capítulo Dois” incluíam a autoridade “visceral” do cinema de terror: “Grito de Horror” (1981) e “O Enigma de Outro Mundo” (1982), além das contribuições influentes de Steven Spielberg na “forma de entender a história e o cinema, porque ele tem um elemento emocional muito forte em todas as suas histórias“, enquanto creditava King, ao lado de John Carpenter e Joe DanteMuschietti também procurou emular a perspectiva caprichosa e nostálgica da infância, ao mesmo tempo que proporcionava um equilíbrio com um ponto de vista muito mais severo com os temas predominantes no livro de King.

Disponível na HBO Max e Prime Video.

3º: Drácula (Série, 2020)

thumb 1920 1091230
Imagem para o Especial de Halloween: “Drácula” – (Divulgação: BBC/Netflix).
Sinopse: Na Transilvânia de 1897, o Conde Drácula apavora habitantes de uma cidade vizinha ao seu castelo com seus sangrentos crimes contra a humanidade. Intrigante e mortal, a misteriosa figura do vampiro consegue capturar a atenção de todos os que cruzam o seu caminho, atraindo vítimas e conquistando inimigos.

Não pode existir uma lista de Halloween sem mencionar um dos monstros originais, não é mesmo?

E em vez de recontar a história de Drácula, como já foi feito inúmeras vezes, os criadores de “Sherlock” e “Doctor Who” decidiram usufruir de um conceito novo, que apresenta alguns nomes familiares escritos por Stoker de forma reimaginadas que foram bem controversas na época do lançamento. A série da BBC em conjunto com Netflix é dividida em três partes – a experiência de Harker no castelo do Conde, a última viagem de Deméter e um terceiro ato mais inesperado (que reservarei para não estragar o choque de vocês).

Drácula” é um livro epistolar-romance de Bram Stoker em 1897 do gênero terror gótico e é a mais famosa das obras do autor devido ao seu impacto na cultura popular e às muitas reproduções na literatura, televisão e no cinema. “Drácula” é uma típica história sobre a batalha entre as forças do bem e do mal, seguindo as narrativas de vários personagens, incluindo Jonathan HarkerMina (MurrayHarker e Abraham Van Helsing, enquanto trabalham juntos para derrotar o Conde Drácula, um vampiro centenário.

Disponível na Netflix.

4: A Queda da Casa de Usher (Série, 2023)

AAAAQQYDszKT9F72v7fOPVZPDCZBYJt9MU665C CaAWxSSjyw9xapWVM9yM 7nZ NZ1gcqwtnNrH6ITjW3OsC Kovq0rbuKvQw8lKs7caBig0tLfFVopVhq1MuAH5ZDBb 7tDOZH16V1qrj vxxXSOY1g SGrpg
Imagem para o Especial de Halloween: “A Queda da Casa de Usher” – (Divulgação: Netflix).
Sinopse: A minissérie acompanha a história dos irmãos Roderick e Madeline Usher, assim como os herdeiros da Casa Usher. Os irmãos se encontram isolados e extremamente paranoicos. Em uma casa que um dia já habitou o sucesso, agora apenas resta um ar de podridão e abandono. Presos nas mãos de uma misteriosa mulher de seu passado, a Casa Usher terá que enfrentar os segredos que vêm à tona quando uma morte marca o início de uma grande tragédia.

Esta, sem dúvida nenhuma, é a obra mais recente dessa lista de Halloween, portanto tomarei muito cuidado com as palavras…

Lançada em 12 de outubro na Netflix, “A Queda da Casa de Usher” é uma adaptação “livre” do conto homônimo de 1839 e de várias obras escritas por Edgar Allan Poe e acabou sendo uma grande homenagem ao legado e às narrativas do autor.

A minissérie, criada por Mike Flanagan, é uma nova e moderna visão do material de origem. Quem sabe, até podemos dizer que é uma grandemas delicada mistura das obras de Poe. Sejamos sinceros, a união entre Flanagan e Poe é tematicamente perfeita. Embora separados por mais de um século de existência, ambos artistas exploram questões como a finitude humana, o sentimento da perda, o desespero da solidão e a melancólica pergunta do que vem depois da vida.

Quer saber as respostas sobre as questões de “A Queda da Casa de Usher” ou, quem sabe, as de “Drácula” e “IT – A Coisa“? Então vá conferir as obras que escolhemos para a lista de Halloween!

Disponível na Netflix.
Gostaram da lista especial para o Halloween? Caso você já tenha assistido algumas dessas obras, diga a sua opinião nos comentários.
SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %