Advogada de Victoria Alonso e Disney falam sobre a demissão da cineasta.
A Chefe de Produção, Efeitos Visuais e Animação da Marvel, a argentina Victoria Alonso, foi demitida da Walt Disney Company. A grande perda da cineasta, que esteve no comando de sua jurisdição desde a criação do departamento da Marvel Studios, porém, foi movimentada em meio a grandes polêmicas pelos insiders e jornalistas da imprensa norte-americana.
A briga ficou tão feia que um embate entre a advogada de Victoria Alonso, Patty Glaser, e a Disney ficou verbalizada nas mídias sociais, com a advogada prometendo que a grande empresa de entretenimento terá “sérias consequências” pela demissão da argentina. Venha ler os pronunciamentos das duas partes e o que motivou o desligamento de Victoria Alonso e Disney / Marvel.
- John Wick 4: Baba Yaga recebe notas máximas nas críticas especializadas
- Air: A História por Trás do Logo: Ben Affleck retorna triunfo após DCEU em filme forte ao Oscar 2024.
- Magazine Dreams | Novo filme estrelado por Jonathan Majors ganha data de estreia para final de 2023; confira!
- Um Corpo Que Cai | Clássico de Alfred Hitchcock ganhará um remake possivelmente estrelado por Robert Downey Jr.; confira!
- O Urso do Pó Branco (2023) – Crítica
Motivo da treta entre Victoria Alonso x Disney
Inicialmente, a Chefe de Produção, Efeitos Visuais e Animação da Marvel, Victoria Alonso, estava envolvido em polêmicas com a equipe de efeitos especiais. Discordâncias entre a Marvel Studios e a equipe de VFX já não são atuais, com diversos relatos de abuso de trabalho de ex-funcionários da empresa na internet, envolvendo desde má-remuneração a horas de trabalho massivo sem descanso, falta de comunicação entre a diretoria e a pressão de entregar tudo geralmente em pouco tempo.
Victoria Alonso teria sido “agressiva” em diversas ocasiões com a equipe de efeitos visuais e do meio, de acordo com Chris Lee, jornalista que trabalha na Vulture e na New York Magazine. Porém, um relatório trazido pelo The Hollywood Reporter afirma que um outro grande motivo ocasionou o descontentamento da Disney perante a cineasta argentina, envolvendo o filme indicado a ‘Melhor Filme Estrangeiro’ do Oscar 2023 “Argentina, 1985“.
A cineasta atuou como produtora executiva do filme, até sendo listada nos créditos do longa-metragem e participado da cerimônia do Oscar 2023 junto com os demais funcionários da obra, em Los Angeles. Segundo o The Hollywood Reporter, a cineasta argentina não pediu permissão à Disney para atuar no projeto, tampouco avisado que estava conciliando os trabalhos da Marvel com a produção executiva do filme exclusivo da Amazon Prime Video, algo tremendamente negativo interpretado dentro da companhia, ainda mais diante da necessidade de atenção e carência do setor de efeitos visuais da Marvel Studios.
Para piorar a situação de não-transparência, Victoria teria quebrado uma cláusula de contrato assinado pela cineasta em 2018, que a impedia de trabalhar para produtoras concorrentes da Disney – neste caso, a Amazon Studios com sua plataforma de streaming, a Prime Video, concorrente de assinantes com a Disney Plus, da Disney. O Hollywood Reporter também comentou no relatório que fontes garantem que a Walt Disney Company propôs “perdoar” todo este mal-resolvido com a Victoria Alonso se ela não promovesse o filme “Argentina, 1985“, o que não foi respeitado e foi considerado um ponto de ruptura definitivo.
Vale ressaltar que a IndieWire chegou a publicar uma matéria noticiando que Victoria Alonso tinha, sim, permissão de atuar como produtora em “Argentina, 1985“.
O The Hollywood Reporter chegou a ouvir de fontes internas da Disney que Alonso era uma pessoa “difícil de trabalhar” na empresa, não somente voltado ao comportamento agressivo, mas pelo seu comportamento, já antes de toda a polêmica atual, de uma falta de preocupação com as demandas da Disney. Uma fonte segura, defendida pelo site, comentou que Victoria Alonso tirava dias de folga para cuidar de seus “negócios pessoais” e que gerava “impasses” na pós-produção de filmes e séries de TV da Marvel, consequentemente gerando atrasos em seus lançamentos.
Os filmes da Marvel Studios lançados em 2022 e que serão lançados ainda no decorrer de 2023 sofreram grandes adiamentos, alguns deles recorrentes. “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura“, “Thor: Amor e Trovão“, “Pantera Negra: Wakanda para Sempre“, “Guardiões da Galáxia Vol. 3“, “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” e “The Marvels” foram as produções que foram vitimizadas com as alterações das datas de exibição nos cinemas.
Pronunciamento da advogada de Victoria Alonso
Tudo se escambulhou com um pronunciamento divulgado pela advogada de Victoria, Patty Glaser. A advogada deu uma entrevista exclusiva à Variety afirmando que o motivo da demissão de sua cliente tenha sido pela sua participação em “Argentina, 1985” é “ridícula”, tendo em vista o caráter do filme que propaga a luta pela volta da democracia e pelos direitos humanos diante da terrível Ditadura Militar que a Argentina sofreu.
Finalizando o comunicado, Patty Glaser prometeu que a Disney sofrerá “sérias consequências” pela quebra de contrato.
A ideia de que Victoria foi demitida por causa de algumas entrevistas à imprensa, relacionadas a um projeto de paixão pessoal, sobre direitos humanos e democracia, que foi indicado ao Oscar e, no qual ela recebeu a bênção da Disney para trabalhar, é absolutamente ridícula. Uma latina gay que teve a coragem de criticar a Disney, foi silenciada. Então, ela foi demitida quando se recusou a fazer algo que acreditava ser repreensível. A Disney e a Marvel tomaram uma decisão muito ruim que terá sérias consequências. Há muito mais nessa história e Victoria a contará em breve – em um fórum ou outro
Patyy Glaser, advogada de Victoria Alonso, à Variety
Resposta da Disney sobre o ocorrido
Respondendo o pronunciamento forte de Patty Glaser, advogada de Victoria Alonso, que chegou a ameaçar a empresa ao prometer “sérias consequências” e citou um silenciamento promovido pela empresa, o porta-voz da Disney entrou em contato com o veículo Deadline e disse que é “lamentável” o pronunciamento da advogada, por ser uma fala que oculta vários fatores-chave sobre a demissão da produtora executiva.
O representante da Disney ainda alega que Victoria Alonso teria quebrado uma das regras do contrato, mas não especificou qual delas e nem quando que isso aconteceu.
É lamentável que Victoria Alonso esteja compartilhando uma narrativa que deixa de fora vários fatores-chave sobre sua saída, incluindo uma violação indiscutível de contrato e, uma violação direta da política da empresa. Continuaremos a desejar-lhe o melhor para o futuro e agradecer-lhe por suas inúmeras contribuições para o estúdio.
Representante da Walt Disney Company ao Deadline
Mais informações sobre a polêmica entre Victoria Alonso e Disney devem ser veiculadas em breve.
Olá, Nerds da Galáxia! Sou Enzo Sapio, vida longa e próspera! Sou um estudante de jornalismo (até dezembro de 2023) completamente enlouquecido por cinema, sempre tentando ver alguma coisa nova por aí. Sim, sou marvete assumido, pai de gatos, gamer de Playstation e jogador de RPG nas horas vagas. Além disso, gosto de ler quadrinhos e falar sobre games, tecnologia, música (sou mais do rock) e de crushs pesados em famosas nas quais nunca conhecerei. Não tenho nenhum dinheiro no bolso, devido a periféricos gamers, funko pop’s e baldes/copos temáticos de alguma coisa nerdola. Ajude um necessitado e mete um pix… ou simplesmente compartilha minhas matérias! Obrigado!