GamesReviews

Zenith: The Last City | REVIEW

Seguindo com as análises de jogos disponíveis no lançamento do PlayStation VR2, hoje vamos abordar um dos jogos mais diferenciados até o momento, que é o Zenith: The Last City.  E por que ele é diferenciado? Ele está incluído num gênero que fez muito sucesso no passado e que ainda existe, mas que pouco é explorado nos jogos de maior orçamento que são os jogos de MMO.

Este jogo traz uma abordagem bem inusitada, pois além de ser deste gênero que acabou se tornando nichado, está também em outro nicho que são os jogos em realidade virtual. Zenith: The Last City é um emocionante MMO VR inspirado em anime e JRPG que já se encontrava disponível no Oculus Quest, Quest 2, Rift, Playstation VR e SteamVR, mas que agora chega ao PlayStation VR2.

Mais um! Zenith: The Last City, como já dito, está incluso tanto no gênero de MMO quanto no de VR, e qual ponto negativo ambos os nichos têm em comum? Ambos os gêneros em grande parte dos jogos disponíveis, não tem tradução na nossa língua, o que sempre foi e continua muito ruim pois jogos MMO costumam ter uma grande quantidade de diálogos, o que se torna um grande limitador para nós brasileiros.

Outro ponto negativo e que também é muito comum nesses tipos de jogos é o fato de raramente se ter servidores localizados na América do Sul, e esse mesmo problema se repete aqui. Nos meus testes, encontrei apenas servidores na América do Norte, o que é um problema, não acha? Principalmente por ser um MMO onde temos diversos jogadores online, mas é um problema que infelizmente é recorrente.

6b2f5d1ca29deddb3d62c809861c25d8d7c8 1920xt1080 S1000

Do que se trata Zenith: The Last City?

Dito isso, a versão de PSVR2 de Zenith: The Last City é a sua versão definitiva. Isto pois é possível curtir os gráficos aprimorados ao máximo, de texturas e modelos mais nítidos até a grama que parece real.  Além de, claro, aproveitar os recursos imersivos do PS5, como a resposta tátil avançada, o carregamento mais rápido e os gatilhos adaptáveis. São centenas de horas de conteúdo novo, incluídas após o lançamento, para você se perder jogando.

As possiblidades são infinitas, desde capturar criaturas em territórios selvagens para invocá-las como animais de estimação e interagir com elas. Juntar ingredientes para preparar receitas deliciosas para aumentar sua força nos combates. Combinar materiais para criar armaduras lendárias ou conjuntos visuais estilosos.

Isso tudo num mundo aberto bem interessante pelo fato de também não ser muito comum em jogos de realidade virtual. Explorando esse mundo, é possível escalar arranha-céus e penhascos e descobrir áreas secretas em sua busca por tesouros escondidos. Você também pode planar pelos céus para acessar áreas remotas do mapa, atacar seus inimigos por cima ou só admirar a paisagem deslumbrante.

E como não pode faltar em um MMO, podemos criar uma guilda com nossos amigos para conquistar a fama ou podemos também nos juntar a guildas já estabelecidas para vencer os maiores desafios de Zenith, incluindo incursões épicas contra os chefões, eventos públicos e masmorras.

Eventos são o que não faltam aqui. De eventos públicos que você pode concluir com estranhos em todo o mundo, a missões procedurais que oferecem algo único a cada sessão de jogo, a missões envolventes baseadas em histórias, cada ação que você realiza no Zenith o recompensa com tesouros e XP.

Outra coisa que não pode faltar em jogos do tipo são os loots, não é mesmo? E temos muitos deles, seja abrindo um baú de pilhagem, obtendo recompensas de missões ou apenas lutando contra inimigos aleatórios, o Zenith oferece um embaraço de riquezas para aqueles que desejam se aventurar em nosso mundo.

50994376692 d1fec6475a h

Podemos explorar o grande mundo aberto em realidade virtual e nos equipar com conjuntos de armaduras artesanais épicas personalizadas. Com um sistema de itens e aprimoramentos totalmente personalizado e exclusivo, há muito o que perseguir em seu caminho para se tornar um dos campeões mais poderosos do jogo.

E como funciona o jogo?

Bom, iniciando o jogo, temos o bom e velho tutorial que é necessário, mas que geralmente acaba sendo bem chato, e aqui não é tão diferente. Mas novamente é necessário. Porém, antes disso, temos que criar nossa conta ou fazer o login caso já tenha uma, dar nome ao nosso personagem e editar sua aparência conforme nosso gosto. A criação de personagens é bem básica, podemos escolher o gênero, cor de pele, dos olhos, rosto, cabelo e a classe. Inicialmente podemos escolher entre: Mestre da Lâmina e Mago da Essência.

Após isso, os tutoriais se iniciam, e grande parte deles é relacionado ao combate. Os golpes desferidos aos inimigos respondem exatamente ao movimento que fazemos com os PSVR2 Sense. Podemos atacar a curta e longa distância. Como já dito, podemos escalar e também planar, lootear, entre outros, e tudo isso é explicado de forma bem clara (em inglês) até finalmente irmos direto para o jogo.

zenith vr mmo review 1

E aí somos jogados no mundo aberto, onde nós podemos explorá-los em sua totalidade, como já dito mais acima na análise. O mundo possui cinco biomas principais, sendo eles:

  • Fractured Plains: as Planícies Fraturadas contêm resquícios do passado da era pré-fratura. A natureza recuperou gradualmente esta área ao longo dos últimos 65 anos e algumas das pequenas aldeias foram restauradas. Grupos díspares de Exilados, pessoas que foram banidas de Zenith após a Fratura, residem em áreas remotas das planícies. As cidades rurais servem como recurso agrícola para Zenith.
  • Radiant Coast: a Costa Radiante fica localizada no canto norte do continente, esta região é conhecida por suas tranquilas cidades litorâneas, lindos litorais e florestas exuberantes. As aldeias sobrevivem confortavelmente engajando-se no lucrativo comércio de pesca e exportando tecnologia para o exterior. Há perigo iminente na costa; bandidos cruéis invadem as costas e estranhas criaturas aquáticas atacam qualquer um que ouse entrar em seu território.
  • Emerald Desert: no Deserto Esmeralda, antigas ruínas e relíquias do passado da era pré-fratura estão enterradas na areia em todo o deserto árido. O maior ponto de dirigíveis do continente já existiu no deserto até que a Fratura destruiu a maioria das estruturas. Esta costumada ser uma área economicamente próspera com tecnologia inovadora, comércio de dirigíveis e recursos minerais naturais.
  • Amarite Forest: al florestas isoladas do Bosque Amarita são o lar dos Amaritas – um grupo de tribos que reverenciam a deusa Amara, o deus naturalista que deu forma e instinto básico as criaturas de Zenith. Os Amaritas vivem em harmonia com seus arredores e ergueram o Templo Amarite para adorar a divindade de Amara.
  • Zenith: Zenith é a cidade mais poderosa do continente. É conhecida pelos avanços tecnológicos, prosperidade econômica e paisagem urbana luxuosa. O governo Zenithian fechou as fronteiras da cidade por vários anos após os eventos da Fratura para proteger seus cidadãos de forças externas. Após a reabertura das fronteiras, o turismo em Zenith proliferou e a cidade se tornou um importante marco cultural.
zenith last city vr

Afinal, vale a pena?

É perceptível que após todos esses pontos citados, o universo criado é bem rico, com uma infinidade de conteúdos que é bem característico dos MMO. Mas isso é suficiente para você? Para mim, infelizmente não, digo infelizmente pois é uma questão de gosto próprio, nunca gostei muito do gênero, mas devo admitir que o jogo tem suas qualidades.

Mas tem todos esses asteriscos, como a falta de um servidor na nossa região, falta de localização para o nosso idioma, visualmente não é grande coisa, assim como na parte sonora, mas esses fatores técnicos são relativos já que MMO costuma ser assim. Se você curte o gênero e não se importa com esses problemas citados, vai encontrar um jogo que é bem competente naquilo que se propõe.

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Moss e Moss: Book 2 | REVIEW

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

Zenith: The Last City

6

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %