CríticasSéries e Filmes

Fervo – Crítica

Eu tenho certeza que ninguém pensou ser possível misturar Os Fantasmas Se Divertem com Se Eu Fosse Você e adicionar uma grande vibe LGBTQIA+, mas aparentemente alguém teve a ideia e assim nasceu Fervo, a nova coprodução da Star Original Productions e Movie&Art, em associação com TF1, com direção de Felipe Joffily e a Nerds da Galáxia teve o prazer de conferir o longa para podermos descobrir se ele cumpre com a sua proposta de entreter através das risadas e lagrimas até o seu lançamento no dia 19 de janeiro.

Vídeo: “Trailer Oficial de Fervo” – (Divulgação/Movie&Art).

NotaEstá é uma crítica sem spoilers, a fim de não estragar sua experiência ao assistir o filme. A crítica consiste em uma opinião do escritor e não deve ser considerada absoluta ou uma resposta definitiva para a dúvida de assistir ao filme ou não. Sempre priorize em ver para estimular o cinema.

O roteiro de Thiago Gadelha (Tá No Ar da TV Globo), uma reinvenção do filme Poltergay (2006)., apenas cortando personagens, adicionando tramas e situações para que o público brasileiro alcance a mensagem, conta história de um casal, Leo e Marina (Felipe Abib e Georgianna Goes) que estão se mudando para uma casa inabitado há anos no Alto da Boa Vista (RJ) e decidem fazer uma reforma até um deles descobre que três fantasmas, Mo Nanji Manhattan, Diego e Lara (Rita Von Hunty, Gabriel Godoy e Renata Gaspar), habitam o local e vão fazer de tudo para expulsá-los de lá. Mas, com o tempo, acabam descobrindo o outro lado da história e resolvem ajudá-los a fazer a passagem para o “além-vida“.

Fervo.
Imagem: “Pôster de Fervo” – (Divulgação/Movie&Art).

Para transmitir o humor e o drama em FervoFelipe Joffily, com Diego Robaldo (diretor de fotografia) utilizam uma série de ângulos e movimentos de câmera inventivos que sugerem a mínima falta da zona de conforto na nova realidade dos protagonistas. Uma montagem ágil, com cortes rápidos e close-ups nos rostos dos personagens. O design de produção concentra-se no estado mental e na personalidade de seus personagens, como no primeiro ato há uma estética típica de filme de terror com características sombrias ou com cores despotadas e nos atos subsequentes as cores e a extravagância vão assumindo. 

copia de fervo (3) qy4earcziptc
Imagem: “Fervo” – (Reprodução/Movie&Art).

Gadelha escolheu focar e detalhar a narrativa de Fervo, Leo e Marina, e também os fantasmas Mo Nanji, Diego e Lara com suas subtramas que, para ser honesto, não influem diretamente no andamento ou na resolução da história principal e ele se excede no humor. E, embora seja um filme de pouco mais de uma hora e meia, a impressão que deixa é o ritmo acelerado da história. Não permitindo muita profundidade que mesmo sendo interessante.

O desenvolvimento dos personagens centrais já é outra coisa, a fusão de comédia e drama contribuiu para que cada personagem conseguisse se desenvolver tanto no lado cômico como no lado emocional, principalmente os personagens Rita Von Hunty, Paulo Viera e Gabriel Godoy graças aos seus intérpretes que se engajaram nos papéis e pela sensibilidade colocada em momento dramáticos que são realmente algo digno de nota e de atenção.

WhatsApp Image 2022 12 07 at 18.48.39 e1670450054771
Imagem: “Fervo” – (Reprodução/Movie&Art).

Quando vemos o filme como peças desmontadas de um quebra-cabeça criado por Felipe Joffily e Thiago Gadelha podemos observar que a intenção aqui é o entretenimento e a diversão, mesmo errando no timing cômico em várias vezes e na falta de profundidade da história, Fervo se torna uma opção válida, servindo como um excelente exemplo de “Filme Sessão da Tarde”.

Fervo tem seu lançamento previsto para 19 de janeiro.
SIGA A NERDS DA GALÁXIA

Facebook Twitter Instagram YouTube Pinterest

5.5

O que você achou desse post?

Gostei
1
Adorei
0
Mais ou menos
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %