GamesReviews

Horizon Chase Turbo & DLC Senna Forever | REVIEW

Leonardo Da Vinci certa vez disse que “a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação” e essa frase define bem o que vemos em Horizon Chase Turbo

Horizon Chase Turbo é um jogo de corrida estilo arcade, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Aquiris Game Studio, lançado em 2018, sendo essa versão um tipo de remasterização de Horizon Chase – World Tour, lançado originalmente em 2015. É um jogo que tem um grande valor para a indústria dos jogos aqui no Brasil pois ele foi o primeiro jogo brasileiro a ser comercializado em disco pela Sony, a convite da mesma.

Vocês já devem ter ouvido em algum momento da sua vida a frase “a simplicidade leva a perfeição”. Bom, essa frase define totalmente o Horizon Chase Turbo. Ele é um jogo muito simples, mas é perfeito naquilo que ele se propõe a ser. Então vamos falar um pouco sobre o que ele se propõe.

Como já dito, e trata de um jogo de corrida estilo arcade, mas que possui um visual bem diferente de qualquer outro jogo de corrida atual. Ele tem uma inspiração bem forte nos grandes sucessos de corrida dos anos 80 e 90, como Out Run, Top Gear, Rush, entre outros. Horizon Chase Turbo recria a jogabilidade de arcades clássicos, oferecendo assim velocidade e diversão quase que ilimitada.

Audiovisual

A inspiração citada anteriormente vem bem forte na área visual do jogo. Aqui, encontramos gráficos 16 bits reinventados, deixando claro sua inspiração no passado, mas sem deixar de lado sua contemporaneidade. E apesar de seu visual simples, não se torna cansativo em nenhum momento. É sempre muito agradável de se ver, além disso, muito variado também. Existem diversas pistas no jogo, e por meio delas é possível pilotar por lugares extraordinários, enfrentando chuva, cinzas vulcânicas e até tempestades de areia. E claro, cada pista tem suas próprias diferenças visuais.

E mais uma vez citando a sua forte inspiração nos jogos antigos, em relação a trilha sonora, eles foram ainda além da inspiração, trazendo o compositor Barry Leitch, o compositor por trás das trilhas sonoras de jogos clássicos de corridas de fliperama Lotus Turbo Challenge, Top Gear e Rush. É mais um ponto acertado, qualidade em relação a música não vai faltar em Horizon Chase Turbo.

Horizon Chase Turbo

Jogabilidade

A simplicidade leva a perfeição. Realmente, essa frase é a melhor frase para definir o que esperar de Horizon Chase Turbo, e em relação a sua jogabilidade, não é diferente. É um jogo de corrida estilo arcade com um jogabilidade bem simples, que vai ser de fácil aprendizagem para todas as idades. São 3 modos principais de corrida da qual corremos por diversos pontos do planeta.

São 109 corridas diferentes, e um número igualmente grande de carros que podemos utilizar nelas. Sempre começamos em último, e devemos competir com os outros carros para alcançar o primeiro lugar. Mas não temos apenas que correr para ultrapassar os carros, temos também que ficar de olho na medição da gasolina, que está constantemente descendo, e quando chega ao final, perdemos a corrida instantaneamente.

Para evitar isso, devemos ficar de olho na corrido para coletar itens que enchem a barra de gasolina do carro, além disso, existem alguns outros coletáveis na corrida, como turbo ou um tipo de moeda do jogo. Novos carros vão sendo liberados no decorrer do jogo e por meio das moedas, podemos fazer melhorias nos nossos carros.

Mas não para por aí, existem também modos multijogadores que deixam as coisas ainda mais divertidas. É possível correr com outros jogadores em corridas online, que funcionam muito bem, mas também é possível jogar com amigos em tela dividida, sendo possível jogar com até quatro pessoas, algo que está cada vez mais raro hoje em dia.

Horizon Chase Turbo é daqueles jogos que é possível ver o carinho que os desenvolvedores tiveram em todos os momentos do jogo. É um jogo que em sua simplicidade se encontra um jogo extremamente divertido e competente naquilo que ele se propõe, mas ele não para por aí. A Aquiris Game Studio anunciou uma DLC que é mais do que especial, e eles realizaram o anúncio desse novo conteúdo da forma mais incrível e emocionante possível. Confere aí:

Senna Forever

Lançado no dia 20 de outubro, a DLC de Horizon Chase Turbo nos permite reviver os maiores momentos de Ayrton Senna, uma das maiores personalidades que o nosso país já viu. Em Senna Forever, ou Senna Sempre, como é conhecido aqui no Brasil, seguimos os passos do lendário piloto no Modo Carreira que é composto por cinco capítulos para um jogador.

Essa nova DLC trouxe um modo em primeira pessoa, onde acompanhamos o decorrer da corrida de dentro do cockpit. Essa nova perspectiva nos permite sentir melhor o calor do momento, tornando a corrida mais “pessoal”. Outra nova mecânica incluída com a DLC é a opção de fazer algumas escolhas no início do jogo, como por exemplo se quer mais controle, mais velocidade ou mais combustível na corrida. E com ela podemos nos preparar melhor para cada circuito e condições climáticas.

A jogabilidade na corrida muda um pouco também, pois estamos correndo em carros de fórmula um. Tudo ocorre numa velocidade muito maior, as pistas são mais estreitas e a curvas são mais fechadas, o que as torna um pouco mais difíceis que as corridas tradicionais. Além disso, existem também as Façanhas do Senna, que são alguns desafios opcionais a ser concluídos em cada uma das corridas, tendo um total de 130 Façanhas.

Horizon Chase Turbo

Mas a DLC não se reduz a apenas ao Senna, também podemos escolher uma entre 18 equipe distintas e dominar o circuito mundial correndo em três diferentes categorias no Modo Campeonato. É possível desbloquear mais de 30 novos carros para jogar este modo de jogo. E é claro, não poderia faltar os modos multijogador, então, podemos correr sozinhos ou com até quatro jogadores locais, experienciar temporadas únicas em casa campeonato com a imprevisibilidade de condições climáticas, circuitos e competidores aleatórios.

Senna Sempre, assim como o jogo original, mantém sua simplicidade e diversão, trazendo novos desafio e aumentando ainda mais o nível de nostalgia que o jogo original trazia. Apesar de não ter visto o Ayrton Senna correndo, imagino que para aqueles que puderam acompanhar a sua trajetória, Senna Sempre deve ser muito emocionante além de divertido.

Horizon Chase Turbo e a DLC Senna Forever estão disponíveis para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e dispositivos móveis.

*Key cedida para análise

SIGA A NERDS DA GALÁXIA – Guardiões da Galáxia | REVIEW

O que você achou desse post?

Gostei
0
Adorei
0
Mais ou menos
0

Comments are closed.

0 %